MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Vorcaro falou em “dar pau” em Lauro Jardim: "quebrar os dentes num assalto"
Caso Master

Vorcaro falou em “dar pau” em Lauro Jardim: "quebrar os dentes num assalto"

André Mendonça apontou mensagens sobre plano de agressão ao jornalista e mencionou atuação de grupo chamado “A Turma”.

Da Redação

quarta-feira, 4 de março de 2026

Atualizado às 11:02

O ministro do STF, André Mendonça, determinou a prisão preventiva de envolvidos na operação Compliance Zero, entre eles Daniel Vorcaro, no contexto de investigação da Polícia Federal sobre um suposto esquema de crimes financeiros e de corrupção ligado ao Banco Master.

Na decisão, o relator citou mensagens que indicariam um plano de agredir o jornalista de O Globo Lauro Jardim.

Segundo a investigação, o grupo teria atuado por meio de diferentes núcleos, incluindo um financeiro, voltado à captação de recursos, e outro responsável por monitoramento e intimidação de pessoas consideradas adversárias.

Núcleo de intimidação

De acordo com a decisão, parte dessas ações seria executada por uma estrutura paralela chamada “A Turma”, descrita nos autos como responsável por vigilância, obtenção de informações e pressão contra pessoas vistas como prejudiciais aos interesses do grupo.

Entre os elementos citados aparecem conversas atribuídas a integrantes da organização nas quais o nome do jornalista Lauro Jardim é mencionado após a publicação de notícia considerada negativa. 

A decisão afirma que os diálogos indicariam um plano para simular um assalto e, com isso, atacar o jornalista e tentar silenciar críticas.

 (Imagem: Reprodução)

Trecho da decisão do ministro André Mendonça que cita mensagens sobre plano de agressão ao jornalista Lauro Jardim.(Imagem: Reprodução)

Diante desse cenário, André Mendonça determinou a prisão preventiva de Daniel Vorcaro, Fabiano Campos Zettel, Luiz Phillipi Machado de Moraes Mourão e Marilson Roseno da Silva. Também foram impostas medidas cautelares a outros investigados, como afastamento de função pública, proibição de contato entre envolvidos e monitoração eletrônica.

O relator também determinou a suspensão das atividades de empresas apontadas como parte de uma estrutura utilizada para movimentação de recursos e ocultação de valores ligados ao esquema investigado.

Leia a decisão.

Sobre os fatos, O GLOBO divulgou a seguinte nota:

"O GLOBO repudia veementemente as iniciativas criminosas planejadas contra o colunista Lauro Jardim, um dos mais respeitados jornalistas do país. A ação, como destacado pelo ministro André Mendonça, visava 'calar a voz da imprensa', pilar fundamental da democracia. Os envolvidos nessa trama criminosa devem ser investigados e punidos com o rigor da lei. O GLOBO e seus jornalistas não se intimidarão com ameaças e seguirão acompanhando o caso e trazendo luz às informações de interesse público."

Patrocínio

Patrocínio

NORONHA E NOGUEIRA SOCIEDADE DE ADVOGADOS

NORONHA E NOGUEIRA SOCIEDADE DE ADVOGADOS tem atuação na área empresarial trabalhista

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA
TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...