MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. TST valida citação por WhatsApp mesmo sem leitura da mensagem
Citação válida

TST valida citação por WhatsApp mesmo sem leitura da mensagem

SDI-2 manteve ato processual ao entender que envio ao número correto do destinatário é suficiente para a validade da citação.

Da Redação

segunda-feira, 16 de março de 2026

Atualizado às 11:48

A SDI-2 do TST manteve a validade de citação realizada via WhatsApp ao entender que o envio da mensagem para o número correto do destinatário é suficiente para caracterizar a regularidade do ato processual.

O colegiado rejeitou pedido de produtor rural de Chapada Gaúcha/MG e assentou que a simples alegação de não ter lido ou acessado a mensagem não invalida a comunicação judicial.

Histórico

O caso teve origem em uma ação trabalhista movida por um caseiro, que buscava o reconhecimento do vínculo empregatício e o pagamento de verbas rescisórias. Diante da ausência do produtor na audiência, este foi considerado revel.

Em sede de ação rescisória, o empregador alegou que só teve conhecimento da sentença e da condenação por meio de correspondência, e que não havia recebido qualquer citação para apresentar sua defesa.

 (Imagem: AdobeStock)

SDI-2 do TST reconheceu validade de citação via WhatsApp enviada ao número correto do destinatário.(Imagem: AdobeStock)

Ao consultar o processo, constatou que a citação havia sido realizada via WhatsApp, mas não foi lida por ele. O TRT da 3ª região rejeitou a ação rescisória, o que motivou o recurso ao TST.

A relatora, ministra Liana Chaib, destacou que a jurisprudência do TST reconhece a validade do uso de aplicativos de mensagens, como o WhatsApp, para notificações e intimações no processo judicial.

Para tanto, é imprescindível que a mensagem seja enviada para o número correto, o que foi comprovado no caso em questão. A ministra ressaltou que o mandado eletrônico foi recebido e confirmado pelo destinatário, conforme certificado pelo oficial de Justiça.

A decisão unânime ressaltou que o ônus de provar a invalidade da citação recai sobre a parte que alega a falha no procedimento. Como o produtor rural não conseguiu demonstrar que a citação não foi corretamente realizada, sua alegação foi rejeitada.

Leia aqui o acórdão.

Patrocínio

Patrocínio

SPENASSATTO ADVOGADOS
SPENASSATTO ADVOGADOS

SPENASSATTO SOCIEDADE DE ADVOGADOS

GONSALVES DE RESENDE ADVOGADOS

ATENDIMENTO IMEDIATO

ANDRIA ARAUJO SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ANDRIA ARAUJO SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ANDRIA ARAUJO SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

instagram