MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Para Tácio Lacerda Gama, momento atual é favorável aos advogados tributaristas
Cenário favorável

Para Tácio Lacerda Gama, momento atual é favorável aos advogados tributaristas

Para o tributarista, cenário atual ampliou oportunidades para atuação qualificada e estratégica na área tributária.

Da Redação

segunda-feira, 23 de março de 2026

Atualizado às 15:28

Em entrevista ao Migalhas durante o Congresso Internacional de Direito Tributário do IAT 2026, em Trancoso/BA, o tributarista Tácio Lacerda Gama, presidente do instituto, avaliou que o momento atual do sistema tributário brasileiro representa uma fase especialmente favorável para profissionais da área.

Em meio à transição, à complexidade e às incertezas do cenário, ele afirmou que os tributaristas encontram hoje um ambiente desafiador, mas também repleto de oportunidades para atuação qualificada e estratégica.

A gente está no melhor momento para ser tributarista. Pode não ser o melhor momento para ser contribuinte, pode não ser o melhor momento para ser empresário, pode não ser o melhor momento para ser gestor público, mas a gente tem algo que é muito peculiar. A gente sempre soube lidar com complexidade”, declarou.

Na avaliação do presidente do IAT, a complexidade histórica do sistema brasileiro, somada aos avanços recentes, especialmente no campo tecnológico e jurisprudencial, permite maior previsibilidade estratégica.

Segundo afirmou, diante do cenário atual, o tributarista qualificado consegue antecipar comportamentos da administração tributária e orientar condutas com mais segurança.

Qualquer advogado bem formado hoje, olhando para o sistema traçado, sabe indicar como o fisco vai se comportar, o que o contribuinte deve fazer. O momento que a gente tem agora é especial e é muito diferente e é bom ser tributarista”, destacou.

Apesar desse ambiente favorável aos especialistas, Tácio chamou atenção para um elemento central do atual contexto: a incerteza. Para ele, o Brasil convive simultaneamente com um dos sistemas mais complexos e, ao mesmo tempo, um dos menos previsíveis em termos de aplicação prática.

Participação ativa

Diante disso, apontou que o sucesso do novo sistema não depende apenas da legislação, mas da forma como será implementado pelas instituições. Para ele, o momento exige participação ativa e atuação coordenada entre diferentes setores da sociedade.

A gente precisa entender que o sistema, para ser um sistema mais justo, seguro, precisa da participação ativa. Então não é sobre debate estéreo, é sobre debate que dê consciência de que a gente precisa agir em conjunto, articulando os vários atores da sociedade, para que o sistema possa ser continuamente aperfeiçoado.

Por fim, classificou o período como uma oportunidade histórica de transformação, com participação efetiva dos advogados na construção e melhora de um novo sistema tributário.

Assista:

Jovens profissionais terão acesso ao evento

Tácio também anunciou que o congresso deste ano adotou um formato inédito para ampliar o alcance do conteúdo. Uma nova estrutura permitiu convidar gratuitamente dezenas de milhares de jovens profissionais e estudantes de Direito, contabilidade e economia para acompanhar a programação.

De acordo com o presidente, a iniciativa só foi possível graças ao uso da tecnologia e ao apoio de patrocinadores e apoiadores, que viabilizaram uma rede capaz de ampliar as dimensões do encontro técnico-profissional.

Segundo ele, a proposta é que a experiência sirva de referência para outras iniciativas semelhantes: “Espero que isso se torne uma constante para outros eventos que queiram fazer a mesma coisa. A gente está à disposição para mostrar o caminho”.

O congresso ficará disponível nos próximos oito meses.

O evento

O Congresso Internacional de Direito Tributário do IAT 2026 acontece entre os dias 23 e 25 de março, em Trancoso/BA, e reunirá especialistas do Brasil e do exterior para debater os principais desafios e tendências da tributação contemporânea, com foco na reforma tributária, inovação, jurisprudência e na construção de um sistema fiscal mais eficiente. Confira a cobertura completa.

Patrocínio

Patrocínio

GONSALVES DE RESENDE ADVOGADOS

ATENDIMENTO IMEDIATO

NORONHA E NOGUEIRA SOCIEDADE DE ADVOGADOS

NORONHA E NOGUEIRA SOCIEDADE DE ADVOGADOS tem atuação na área empresarial trabalhista

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...