Para Tácio Lacerda Gama, momento atual é favorável aos advogados tributaristas
Para o tributarista, momento é favorável para atuação qualificada e estratégica.
Da Redação
segunda-feira, 23 de março de 2026
Atualizado às 14:34
Em entrevista ao Migalhas durante o Congresso Internacional de Direito Tributário do IAT 2026, em Trancoso/BA, o tributarista Tácio Lacerda Gama, presidente do instituto, avaliou que o momento atual do sistema tributário brasileiro representa uma fase especialmente favorável para profissionais da área.
Em meio à transição, à complexidade e às incertezas do cenário, ele afirmou que os tributaristas encontram hoje um ambiente desafiador, mas também repleto de oportunidades para atuação qualificada e estratégica.
“A gente está no melhor momento para ser tributarista. Pode não ser o melhor momento para ser contribuinte, pode não ser o melhor momento para ser empresário, pode não ser o melhor momento para ser gestor público, mas a gente tem algo que é muito peculiar. A gente sempre soube lidar com complexidade”, declarou.
Na avaliação do presidente do IAT, a complexidade histórica do sistema brasileiro, somada aos avanços recentes, especialmente no campo tecnológico e jurisprudencial, permite maior previsibilidade estratégica.
Segundo afirmou, diante do cenário atual, o tributarista qualificado consegue antecipar comportamentos da administração tributária e orientar condutas com mais segurança.
“Qualquer advogado bem formado hoje, olhando para o sistema traçado, sabe indicar como o fisco vai se comportar, o que o contribuinte deve fazer. O momento que a gente tem agora é especial e é muito diferente e é bom ser tributarista”, destacou.
Apesar desse ambiente favorável aos especialistas, Tácio chamou atenção para um elemento central do atual contexto: a incerteza. Para ele, o Brasil convive simultaneamente com um dos sistemas mais complexos e, ao mesmo tempo, um dos menos previsíveis em termos de aplicação prática.
Participação ativa
Diante disso, apontou que o sucesso do novo sistema não depende apenas da legislação, mas da forma como será implementado pelas instituições. Para ele, o momento exige participação ativa e atuação coordenada entre diferentes setores da sociedade.
“A gente precisa entender que o sistema, para ser um sistema mais justo, seguro, precisa da participação ativa. Então não é sobre debate estéreo, é sobre debate que dê consciência de que a gente precisa agir em conjunto, articulando os vários atores da sociedade, para que o sistema possa ser continuamente aperfeiçoado.”
Por fim, classificou o período como uma oportunidade histórica de transformação, com participação ativa dos advogados na construção e melhora de um novo sistema tributário.
Assista:
O evento
O Congresso Internacional de Direito Tributário do IAT 2026 acontece entre os dias 23 e 25 de março, em Trancoso/BA, e reunirá especialistas do Brasil e do exterior para debater os principais desafios e tendências da tributação contemporânea, com foco na reforma tributária, inovação, jurisprudência e na construção de um sistema fiscal mais eficiente. Confira a cobertura completa.





