sexta-feira, 23 de abril de 2021

MIGALHAS QUENTES

Publicidade

ALESP aprova PL que obriga a inclusão da disciplina de Introdução ao Estudo do Direito no currículo escolar da rede pública estadual

X

quinta-feira, 13 de setembro de 2007


ALESP

 

Aprovado PL que obriga a inclusão da disciplina de Introdução ao Estudo do Direito no currículo escolar da rede pública estadual

Em sessão extraordinária realizada no dia 11/9 os deputados aprovaram em plenário o PL 374/07, que obriga a inclusão da disciplina de Introdução ao Estudo do Direito no currículo escolar da rede pública estadual. Veja abaixo o Projeto na íntegra.

_______
_____________

PROJETO DE LEI Nº 374, DE 2007

Dispõe sobre a obrigatoriedade no ensino médio da rede pública estadual, a matéria de Introdução ao Estudo do Direito.

A ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA DO ESTADO DE SÃO PAULO DECRETA:

Artigo 1º - Fica obrigatória a inclusão no currículo escolar da rede pública estadual a disciplina de Introdução ao Estudo do Direito.

Art. 2º - A disciplina deverá ser aplicada no 2o (segundo) ano do Ensino Médio, sendo obrigatória e eliminatória.

Art. 3º - O conteúdo programático da disciplina será estipulado pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, seguindo a seguinte diretriz:

I- Noções básicas de Justiça e Cidadania;

II- Noções básicas de Teoria Geral do Estado;

III- Noções básicas de Hermenêutica da Lei;

IV- Noções básicas de Direitos do Consumidor;

Art. 4º - O Poder Executivo regulamentará esta Lei.

Art. 5º - As despesas decorrentes da aplicação desta Lei correrão por conta das dotações orçamentárias existentes, suplementadas se necessárias.

Art. 6º - Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.

Justificativa

O grande déficit educacional e cultural que assola a juventude brasileira, possui uma série de reflexos negativos que prejudicam sobremaneira o desenvolvimento de nosso país.

A falta de formação educacional adequada gera o aumento de problemas de saúde pública, aumento de desemprego, gravidez indesejada, e, um desrespeito acentuado no exercício de direitos fundamentais, sendo o jovem deseducado um alvo fácil para o consumo de drogas que naturalmente o levarão para a criminalidade.

A deseducação de nossos jovens os levam a uma certa alienação em relação a sua condição de cidadão, ou seja, os jovens desconhecem os seus direitos de consumidor, de acesso a justiça, de cobrar seu representante eleito, de cobrar o Estado pela aplicação correta dos tributos recolhidos.

O jovem não pode ficar fadado ao desconhecimento de noções de cidadania, o que o imobiliza socialmente levando-o ao fracasso pessoal. As noções de cidadania, se não advindas do convívio familiar ou social, somente virão através do aprendizado do uso e aplicação do Direito em suas diversas formas.

Por este fato, acredito que incluir noções básicas de Direito através de disciplina de Introdução ao seu estudo, possa ajudar a conscientizar os jovens e adolescentes de seus direitos e deveres, contribuindo sobremaneira na formação de um caráter de cidadania, essencial para o desenvolvimento de nosso país.

Dessa maneira julgando ser matéria importante, exponho para a apreciação dos Nobres Pares, pedindo seu apoio e aprovação, para que seja incluída a disciplina de Introdução ao Estudo do Direito no currículo escolar do ensino médio da rede pública estadual.

Sala das Sessões, em 24/4/2007

a) Alex Manente - PPS

_______________

Por: Redação do Migalhas

Atualizado em: 13/9/2007 08:44