STF: Moraes cita autores tradicionais e diz que Gilmar é "um jovem" perto deles
Em voto, Moraes se referiu aos professores Celso Bastos, Manoel Gonçalves Ferreira Filho e Pinto Ferreira como “a escola tradicional mais antiga do constitucionalismo brasileiro”.
Da Redação
quinta-feira, 23 de abril de 2026
Atualizado às 18:01
Durante sessão do plenário do STF nesta quinta-feira, 23, que analisou a validade de restrições à aquisição de imóveis rurais por empresas brasileiras com participação majoritária de capital estrangeiro, ministro Alexandre de Moraes classificou Gilmar Mendes como “um jovem”, perto de constitucionalistas citados em voto.
Ao apresentar voto-vista, Moraes mencionou autores clássicos do direito constitucional para fundamentar sua posição, como os professores Celso Bastos, Manoel Gonçalves Ferreira Filho e Pinto Ferreira, aos quais se referiu como “a escola tradicional e mais antiga do constitucionalismo brasileiro”.
Em seguida, ministro Flávio Dino acrescentou: “Ministro Alexandre, na escola tradicional faltou o ministro Gilmar, que é contemporâneo de todos esses que a Vossa Excelência aludiu”.
Em resposta, Moraes brincou que o decano “é um jovem, perto de todos esses”, e acrescentou: “O ministro Gilmar é neocontemporâneo”.
Assista o momento:






