MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. OAB/PA: Magistrada "ignora realidade" ao comparar fim de verbas a escravidão
Desconexão social

OAB/PA: Magistrada "ignora realidade" ao comparar fim de verbas a escravidão

Entidade apontou “desconexão com a realidade” em fala de desembargadora

Da Redação

sexta-feira, 24 de abril de 2026

Atualizado às 09:04

A OAB/PA criticou declarações da desembargadora Eva do Amaral Coelho, da 3ª turma de Direito Penal do TJ/PA, feitas durante sessão realizada em 9 de abril. Na ocasião, a magistrada criticou os limites fixados pelo STF para pagamento de verbas a magistrados e afirmou que juízes poderiam ser colocados “no rol daqueles funcionários que trabalham em regime de escravidão”.

Em nota, a seccional afirmou que, ao recorrer a comparações envolvendo trabalho análogo à escravidão, a fala "ignora uma realidade grave", que atinge milhares de pessoas em condições degradantes, nas quais merecem respeito.

Para a OAB/PA, declarações dessa natureza podem transmitir à sociedade uma percepção de “desconexão com a realidade vivida pela maior parte da população brasileira”, especialmente quando mencionam dificuldades financeiras na carreira.

Ao final, o Órgão reafirmou compromisso com a defesa das instituições, mas alertou que manifestações como essa podem levar a um “distanciamento das instituições de Justiça com a própria sociedade”.

Assista as falas da desembargadora:

Leia a nota completa:

“A Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Pará (OAB-PA) se manifesta a respeito das declarações recentes da desembargadora Eva do Amaral Coelho, proferidas durante sessão da 3ª Turma de Direito Penal do Tribunal de Justiça do Estado do Pará (TJPA).

A OAB-PA ressalta, inicialmente, o reconhecimento à trajetória da magistrada, marcada por décadas de atuação no sistema de Justiça, bem como sua contribuição técnica ao longo dos anos. O respeito à história e ao papel institucional desempenhado pela desembargadora é inegociável.

Entretanto, a Seccional avalia que a manifestação merecia maior cuidado, dada a importância da magistrada e de sua relevância no debate público. Ao recorrer a comparações que banalizam pautas extremamente sensíveis, como o combate ao trabalho análogo à escravidão, ignora-se uma realidade grave, que atinge milhares de pessoas em condições degradantes e que exige tratamento responsável e cuidadoso.

Também causa preocupação o fato de que a fala, ao mencionar dificuldades financeiras na carreira, possa transmitir à sociedade uma percepção de desconexão com a realidade vivida pela grande maioria da população brasileira. Ainda que se reconheça a relevância da função e a legitimidade da valorização da magistratura – inclusive considerando trajetórias consolidadas como a da própria desembargadora – é fundamental que haja sensibilidade e consciência em relação ao cenário econômico e social do país.

A OAB-PA reafirma seu compromisso com a defesa das instituições e entende que o tema da valorização da carreira na magistratura é legítimo e necessário, mas também entende que esse debate deve ser conduzido com responsabilidade, equilíbrio e atenção ao impacto social das declarações públicas, as quais podem levar a um distanciamento das instituições de Justiça com a própria sociedade.”

Patrocínio

Patrocínio

GONSALVES DE RESENDE ADVOGADOS

ATENDIMENTO IMEDIATO

OLIVEIRA & ARAUJO SOCIEDADE DE ADVOGADOS
OLIVEIRA & ARAUJO SOCIEDADE DE ADVOGADOS

OLIVEIRA & ARAUJO SOCIEDADE DE ADVOGADOS O Oliveira & Araújo Sociedade de Advogados, é um moderno escritório de advocacia privada e consultoria jurídica registrado na OAB/MG sob o número 3.549, e que se dedica há cerca de 15 anos, principalmente à administração de contencioso de massa...

instagram
TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA
TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA