AO VIVO: Senado sabatina Jorge Messias e indicadas ao TST e DPU
onde Messias precisará do voto de ao menos 41 dos 81 senadores para ser aprovado.
Da Redação
quarta-feira, 29 de abril de 2026
Atualizado às 09:24
A CCJ do Senado promove nesta quarta-feira, 29, a sabatina de Jorge Messias. O advogado-geral da União foi indicado pelo presidente da República, Lula, para o cargo de ministro do STF.
Os senadores poderão fazer perguntas ao indicado para entender o posicionamento do indicado sobre os mais diversos temas. A audiência na comissão ocorre antes da votação no plenário do Senado Federal, onde Messias precisará do voto de pelo menos 41 dos 81 senadores para ser aprovado. Ao final da sabatina, os senadores titulares da CCJ irão votar pela aprovação ou não do parecer do senador Weverton Rocha, que já se posicionou favorável ao nome de Messias.
Na mesma sessão, são realizadas as sabatinas de Margareth Rodrigues Costa, indicada para o cargo de ministra do TST, e Tarcijany Linhares Aguiar Machado, indicada para a chefia da DPU. A sessão teve início com o escrutínio das indicadas.
Acompanhe, ao vivo:
Perfil do indicado
Natural de Recife/PE, Jorge Rodrigo Araújo Messias tem 45 anos e é servidor de carreira da AGU. Bacharel em Direito pela UFPE - Universidade Federal de Pernambuco, possui mestrado em Direito Constitucional pela UnB - Universidade de Brasília e doutorado pela mesma instituição.
Messias ganhou destaque como assessor jurídico da presidência da República no primeiro governo Dilma Rousseff e, posteriormente, como consultor-Geral da União, tendo atuado em pautas estratégicas do Executivo. Em 2023, foi nomeado advogado-Geral da União, cargo em que se notabilizou pela defesa de políticas públicas e pela reconstrução institucional do órgão.
Durante sua gestão na AGU, Messias liderou a criação de núcleos de combate à desinformação e defendeu a importância da atuação técnica e apartidária da advocacia pública. Sua indicação é vista como uma escolha de perfil jurídico e institucional, com experiência na administração federal e no contencioso constitucional.





