MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Dino diz que, há 30 anos, falar de urna eletrônica era "falar de óvni"
De outro planeta

Dino diz que, há 30 anos, falar de urna eletrônica era "falar de óvni"

Ministro foi eleito substituto no TSE e lembrou atuação no TRE/MA, quando participou da primeira eleição com urna eletrônica, em 1996.

Da Redação

quarta-feira, 13 de maio de 2026

Atualizado às 18:53

Eleito ministro substituto do TSE em votação formal realizada pelo STF, nesta quarta-feira, 13, ministro Flávio Dino lembrou que participou da organização da primeira eleição com urna eletrônica, em 1996, quando, segundo S. Exa., falar da tecnologia "era quase falar de um óvni".

A declaração foi feita ao agradecer a escolha dos colegas para a vaga de substituto na Corte Eleitoral.

Dino afirmou que retorna à jurisdição eleitoral cerca de 30 anos depois de sua atuação no TRE/MA.

Entenda

A fala ocorreu após o presidente do STF, ministro Edson Fachin, proclamar o resultado da eleição formal para vagas no TSE. Com a saída da ministra Cármen Lúcia da Corte Eleitoral, ministro Dias Toffoli foi escolhido para ocupar vaga de membro efetivo.

Como Toffoli deixará a suplência para assumir a titularidade, Dino foi eleito para a vaga de ministro substituto.

Fachin explicou que os ministros não votam em si mesmos. Por isso, Toffoli recebeu nove dos 10 votos registrados para a vaga efetiva, e Dino também recebeu nove votos para a suplência.

Patrocínio