MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Parque de diversões Hopi Hari quer cumprimento de decisão do STF sobre depósito prévio

Parque de diversões Hopi Hari quer cumprimento de decisão do STF sobre depósito prévio

X

Da Redação

terça-feira, 25 de setembro de 2007

Atualizado às 07:57


Parque de diversões

Hopi Hari quer cumprimento de decisão do STF sobre depósito prévio

O parque temático Hopi Hari, localizado em Vinhedo/SP, ajuizou uma AC 1812 no STF alegando que o INSS está descumprindo decisão da Corte que considerou inconstitucional o depósito prévio para a interposição de recursos administrativos. No caso, o Hopi Hari contesta débitos de contribuição previdenciária cobrados pelo INSS.

O Plenário do Supremo decidiu sobre a matéria no dia 28 de março ao julgar Recursos Extraordinários (REs 388359, 389383 e 390513) que contestavam decisões de órgãos administrativos, tais como o INSS e a Receita Federal, que exigiam o depósito prévio de 30% da causa para analisá-la. Em decisão unânime, os ministros consideraram a exigência inconstitucional por inviabilizar o direito de defesa do recorrente.

Na ação, que tem pedido de liminar, o Hopi Hari pede que o Supremo casse decisão do TRF/3 que considerou constitucional a exigência de depósito prévio para a interposição de recurso administrativo no INSS.

"A obrigação de depositar determinada porcentagem dos valores em discussão para que possa discutir em segunda instância o seu direito é, no mínimo, obrigá-la (a requerente) a pagar parte de seu débito, sem que tenha sido concluída a esfera administrativa", diz a defesa do parque temático.

Os advogados alertam também para o fato de que, se o parque for obrigado a recolher o depósito prévio, ele ficará impedido de obter certidões negativas de débito fiscal, documentos "indispensáveis ao regular desenvolvimento de suas atividades".

A relatora é a ministra Cármen Lúcia Antunes Rocha.

Processo Relacionado: AC1812 - clique aqui

___________________

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...

NORONHA E NOGUEIRA SOCIEDADE DE ADVOGADOS

NORONHA E NOGUEIRA SOCIEDADE DE ADVOGADOS tem atuação na área empresarial trabalhista