MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. STJ lança obra coletiva em homenagem aos 20 anos da Lei Maria da Penha
Lançamento

STJ lança obra coletiva em homenagem aos 20 anos da Lei Maria da Penha

Livro será lançado em 18 de agosto e reúne 47 coautores em reflexões sobre os avanços, os desafios e as perspectivas de aperfeiçoamento da legislação.

Da Redação

quarta-feira, 12 de agosto de 2026

Atualizado às 13:24

O Espaço Cultural do STJ sediará, em 18 de agosto, o lançamento do livro Lei Maria da Penha – Homenagem aos 20 anos da Lei 11.340/06. O evento ocorrerá das 18h30 às 21h, no mezanino do Edifício dos Plenários, na sede da Corte, em Brasília.

Publicada pela Editora Mizuno, a coletânea conta com 47 coautores, entre juristas, magistrados, advogados, professores, pesquisadores e agentes públicos. Um deles é o ministro do STJ Reynaldo Soares da Fonseca, que também responde pela organização executiva da publicação.

A organização geral é de Wilson Furtado Roberto. Celeida Celentano Laporta, Julliana Jarczun e Gabriela Lima Barreto coordenam a obra.

 (Imagem: Divulgação/STJ)

STJ lança em 18 de agosto obra coletiva sobre os 20 anos da Lei Maria da Penha.(Imagem: Divulgação/STJ)

Duas décadas de proteção às mulheres

A publicação reúne reflexões sobre a trajetória da Lei Maria da Penha e o papel da norma na proteção dos direitos humanos das mulheres e no enfrentamento da violência de gênero.

Para além da homenagem às duas décadas da legislação, os autores analisam os avanços obtidos desde sua edição, os desafios que permanecem e as possibilidades de aperfeiçoamento da lei.

A coletânea contempla assuntos como medidas protetivas de urgência; violências psicológica, patrimonial, sexual e digital; políticas públicas; Direito de Família; processo penal; cultura patriarcal; masculinidades; monitoramento eletrônico; e emprego da inteligência artificial no enfrentamento da violência doméstica.

A abordagem interdisciplinar oferece contribuições a profissionais do Direito, pesquisadores, integrantes da academia, agentes públicos e demais interessados na discussão sobre a violência de gênero no Brasil.

Serviço

  • Evento: Lançamento do livro Lei Maria da Penha – Homenagem aos 20 anos da Lei 11.340/06
  • Data: 18 de agosto de 2026
  • Horário: Das 18h30 às 21h
  • Local: Espaço Cultural do STJ, mezanino do Edifício dos Plenários, 2º andar
  • Endereço: SAFS, Quadra 6, Lote 1, Trecho III, Brasília/DF

Profissionais de imprensa interessados em fazer a cobertura fotográfica ou em vídeo devem realizar credenciamento prévio. Para isso, é necessário enviar nome, CPF e identificação do veículo para [email protected].

Mais informações estão disponíveis pelos telefones (61) 3319-8521, 3319-8169 e 3319-8460.

Patrocínio