MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. STJ valida perícia de DNA feita sem presença de assistente técnico
Exame genético

STJ valida perícia de DNA feita sem presença de assistente técnico

Por maioria, colegiado afastou alegação de cerceamento de defesa e manteve exame genético em ação de reconhecimento de ancestralidade.

Da Redação

terça-feira, 6 de outubro de 2026

Atualizado às 15:24

A 3ª turma do STJ concluiu, por maioria, que a ausência de acompanhamento dos assistentes técnicos em etapas da perícia de DNA não gera nulidade suficiente para anular o processo.

O colegiado negou provimento ao recurso e manteve o julgamento que reconheceu a ancestralidade discutida na ação.

Ficou vencida a ministra Daniela Teixeira, que entendeu ter havido cerceamento de defesa.

Entenda

A controvérsia envolvia exame genético realizado em ação de reconhecimento de ancestralidade, com possíveis efeitos sucessórios.

A parte recorrente sustentava que seus assistentes técnicos não foram intimados para acompanhar as análises laboratoriais e a abertura dos lacres do material genético, o que, em sua visão, comprometia a validade da perícia.

Também alegava que decisão anterior teria assegurado participação mais ampla dos assistentes técnicos e que o julgamento do mérito teria ocorrido antes da prestação dos esclarecimentos periciais requeridos.

Voto da relatora

Relatora, ministra Nancy Andrighi votou, em agosto, por afastar a alegação de cerceamento de defesa e manter a validade da prova pericial.

A parte recorrente sustentava que os assistentes técnicos não haviam sido intimados para acompanhar as análises laboratoriais e a abertura dos lacres utilizados no exame de DNA e, por isso, pedia a realização de nova perícia.

Nancy, porém, entendeu que as circunstâncias apontadas não eram suficientes para anular a prova. A ministra ressaltou que o juiz é o destinatário da prova e pode, de forma fundamentada, dispensar diligências que considere desnecessárias quando os elementos já produzidos forem suficientes para formar seu convencimento.

A relatora também afastou a alegação de que a substituição do magistrado durante o processo teria provocado mudança indevida na condução da prova. Segundo explicou, o juiz que proferiu a sentença avaliou o conjunto probatório e concluiu, de maneira fundamentada, que havia elementos suficientes para o julgamento, o que não caracterizaria cerceamento de defesa.

Reconhecimento da ancestralidade

Ao retomar o julgamento nesta terça-feira, 6, ministro Ricardo Villas Bôas Cueva acompanhou a conclusão de Nancy pela negativa de provimento ao recurso.

Além da controvérsia sobre a perícia, porém, Cueva enfrentou outro argumento apresentado pela parte recorrente: o de que o direito ao reconhecimento da ancestralidade, por ser personalíssimo, teria se extinguido com a morte da autora, ocorrida durante o processo, impedindo consequências sucessórias.

Nesse ponto, o ministro destacou que o TJ havia delimitado a discussão ao primeiro evento sucessório: o direito da autora de herdar do suposto avô por representação de sua mãe, que havia falecido antes dele.

Segundo Cueva, configurada a relação de parentesco, a situação se enquadra no art. 1.851 do CC, que permite aos descendentes suceder por representação quando o herdeiro intermediário é pré-morto.

Para o ministro, esse direito à herança ingressou no patrimônio jurídico da autora no próprio momento da morte do avô, por força do princípio da saisine, segundo o qual a herança é transmitida imediatamente aos herdeiros com a abertura da sucessão.

"É no momento da morte que ocorre a sucessão hereditária, independentemente de qualquer formalidade."

Assim, o fato de a ancestralidade ter sido reconhecida posteriormente não impediria o direito sucessório. Da mesma forma, a morte da própria autora durante o processo não eliminaria um direito hereditário que, segundo Cueva, já havia integrado seu patrimônio quando o avô faleceu.

O ministro ressaltou ainda que eventual sucessão decorrente da morte da autora - isto é, a transmissão de seu patrimônio aos próprios herdeiros - constituía um segundo evento sucessório e não era objeto daquele processo.

Com esses fundamentos, Cueva acompanhou Nancy na conclusão de conhecer parcialmente do recurso e, nessa extensão, negar-lhe provimento.

Divergência

Ministra Daniela Teixeira abriu divergência. Para ela, houve cerceamento de defesa porque o contraditório não se limita à ciência formal dos atos processuais.

A ministra destacou que o art. 466, §2º, do CPC exige que o perito assegure aos assistentes técnicos o acesso e o acompanhamento das diligências e dos exames, com comunicação prévia.

"Entendo que o contraditório é substancial, ele não se esgota na ciência formal dos atos", afirmou.

A ministra votou pelo parcial provimento do recurso para anular os acórdãos do tribunal de origem e a sentença, com retorno dos autos ao 1º grau para repetição da prova pericial.

Patrocínio