MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. Gilmar propõe repercussão geral para revisão judicial da Tabela SUS
Conta da saúde

Gilmar propõe repercussão geral para revisão judicial da Tabela SUS

Ministro quer reexaminar precedente diante do impacto das ações sobre o financiamento da saúde.

Da Redação

sexta-feira, 9 de outubro de 2026

Atualizado às 07:54

O ministro Gilmar Mendes manifestou-se pelo reconhecimento da repercussão geral sobre a revisão judicial da Tabela SUS e a divisão dos custos entre os entes federativos.

Para o relator, mudanças normativas e jurisprudenciais e o impacto financeiro das ações justificam reexaminar o precedente de 2021 que considerou a matéria infraconstitucional.

Quem paga a conta

A Santa Casa de Misericórdia de Juiz de Fora busca equiparar os pagamentos pelos serviços prestados ao SUS aos parâmetros TUNEP/IVR, usados para calcular o ressarcimento das operadoras de planos de saúde por atendimentos de seus beneficiários na rede pública.

No recurso, questiona a determinação do STJ de incluir o ente federativo contratante na ação, ao lado da União. Defende que o governo Federal poderia responder sozinho, por definir a tabela, com eventuais acertos pelo Fundo Nacional de Saúde.

Invocou os Temas 793 e 1.234 do STF, relativos, respectivamente, à responsabilidade solidária pela assistência à saúde e à participação da União e competência judicial em demandas por medicamentos.

A União sustentou que os valores da tabela são mínimos e podem ser complementados pelos gestores locais, responsáveis pelo equilíbrio dos contratos. Também afastou a aplicação da responsabilidade solidária, por considerar que o pedido envolve contratos, e não fornecimento de medicamentos ou procedimentos.

 (Imagem: Victor Piemonte/STF)

Gilmar Mendes propõe novo exame da revisão judicial da Tabela SUS e da divisão dos custos entre os entes federativos.(Imagem: Victor Piemonte/STF)

Revisão do precedente

Ao analisar os pedidos de equiparação e pagamento das diferenças dos cinco anos anteriores à ação, o ministro destacou que é necessário definir se o Judiciário pode impor outro parâmetro remuneratório e quem deve suportar os custos.

Mencionou posições de entes subnacionais favoráveis ao reajuste e parecer contrário da AGU. Para ele, a discussão envolve a distribuição dos encargos no financiamento do SUS.

Nesse contexto, examinou o Tema 1.133, que considerou infraconstitucional a discussão sobre a equiparação das tabelas e os entes demandados. Questionou a equivalência dos efeitos desse entendimento, adotado por sete votos a três, com a ausência de repercussão geral, cuja declaração exige dois terços dos ministros.

Parâmetros diferentes

O relator analisou a lei 8.080/90 e a regulamentação de 2026, que permite pagamentos superiores à tabela sem obrigar a União a fornecer recursos adicionais. Depois, destacou que a lei 14.820/24 prevê definição anual dos valores pelo Ministério da Saúde, considerando qualidade assistencial, equilíbrio financeiro e orçamento disponível.

Observou que o legislador não adotou a TUNEP/IVR, criada para o ressarcimento das operadoras ao SUS. Ao avaliar seu uso para remunerar hospitais privados, afirmou que a intervenção vai além de uma atualização monetária.

“Não se está, portanto, apenas atualizando monetariamente um valor administrativo, mas elegendo, por decisão judicial e com fundamento constitucional, critério remuneratório que o legislador não estabeleceu para essa relação jurídica.”

Também apontou a necessidade de examinar a reserva de plenário quando a equiparação implicar afastamento do regime normativo por fundamento constitucional.

Impacto bilionário

Segundo estimativa da União citada pelo ministro, a equiparação teria impacto anual de R$ 24 bilhões. O relator também registrou o peso dos precatórios e a venda de parcela relevante dos créditos hospitalares a instituições financeiras, com deságios.

Nesse ponto, mencionou preocupações das investigações sobre o Banco Master quanto ao uso de créditos judiciais para lastrear CDBs e demonstrar solidez patrimonial, além da ampliação da fiscalização relacionada a tais precatórios.

Ao examinar a concentração das ações, informou que 225 dos 343 processos vinculados ao Tema 1.305 do STJ estavam no TRF da 1ª região, favorável à equiparação. O repetitivo discute essa possibilidade e a participação dos entes nas demandas.

O ministro contrastou essa orientação com precedentes contrários nos TRFs da 3ª e da 4ª regiões e divergência interna no da 5ª região. Citou ainda pesquisa da Santa Casa com 4.071 ações na 1ª região, em universo mais amplo, mas ressalvou que a concentração isolada não comprova escolha artificial de jurisdição.

Por fim, retomou o Tema 1.234, sobre demandas por medicamentos, para destacar os efeitos das decisões judiciais sobre a organização e o financiamento da saúde. Manifestou-se pela repercussão geral dos limites da revisão, da divisão dos custos, da definição dos demandados e da reserva de plenário.

Patrocínio