MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. STJ julga prescrição de ação ajuizada 17 anos após crédito reconhecido
Passou do prazo?

STJ julga prescrição de ação ajuizada 17 anos após crédito reconhecido

Transportadora busca indenização pela perda de frota de ônibus.

Da Redação

terça-feira, 13 de outubro de 2026

Atualizado às 17:11

O prazo para pedir indenização pela retirada de uma frota de ônibus adquirida por arrendamento mercantil está em discussão na 3ª turma do STJ. A controvérsia envolve uma transportadora que ajuizou ação indenizatória em 2021, mais de 17 anos após o trânsito em julgado de uma ação revisional que reconheceu saldo credor em seu favor.

Nesta terça-feira, 13, ministra Nancy Andrighi votou por reconhecer a prescrição da pretensão indenizatória. Para ela, o prazo de dez anos começou a correr em setembro de 2003, quando a decisão da ação revisional se tornou definitiva, e não em 2019, com o encerramento de uma ação de reintegração de posse relacionada aos veículos.

O julgamento foi interrompido por pedido de vista antecipada do ministro Moura Ribeiro.

Prazo para indenização

A controvérsia envolve a definição do termo inicial da prescrição de uma pretensão indenizatória decorrente de relação contratual.

No caso, a transportadora ajuizou ação revisional relacionada ao contrato de arrendamento mercantil utilizado para aquisição de uma frota de ônibus. O processo terminou com o reconhecimento de saldo credor em seu favor, em decisão que transitou em julgado em 4/9/03.

Também houve ação de reintegração de posse relacionada aos veículos, posteriormente extinta sem resolução do mérito por perempção, com trânsito em julgado em 7/6/19.

A discussão submetida ao STJ consistia em definir qual desses acontecimentos deveria ser considerado o marco inicial da prescrição da pretensão indenizatória.

Ao analisar o caso, Nancy destacou que, conforme a teoria da actio nata, em sua vertente subjetiva, o prazo prescricional pressupõe o conhecimento inequívoco da lesão, de sua extensão e de sua autoria, além da inexistência de impedimento concreto ao exercício da pretensão.

Segundo a ministra, quando o pedido de indenização depende do reconhecimento judicial de um direito discutido em ação revisional, a prescrição deve começar a correr a partir do trânsito em julgado dessa demanda.

No caso concreto, Nancy considerou que a decisão definitiva de 2003 já permitia à transportadora conhecer o direito reconhecido e as pretensões dele decorrentes, inclusive os eventuais danos relacionados à retirada dos ônibus de sua posse.

O encerramento posterior da ação de reintegração de posse, em 2019, não seria suficiente para deslocar o termo inicial da prescrição. A ministra também observou que não havia notícia de providências adotadas pela empresa para mitigar os prejuízos alegados ou exercer tempestivamente o direito reconhecido.

Como a ação indenizatória foi ajuizada apenas em 4/5/21, Nancy concluiu que o prazo de dez anos já havia transcorrido.

Assim, votou por conhecer e dar provimento ao recurso especial, reconhecer a prescrição e extinguir a ação indenizatória, com inversão dos ônus sucumbenciais.

O julgamento também envolve a possibilidade de aplicação do CDC a contratos celebrados para o desenvolvimento de atividades empresariais.

Nancy explicou que a jurisprudência do STJ admite essa aplicação quando demonstrada a vulnerabilidade técnica, jurídica, econômica ou informacional da parte adquirente perante o fornecedor, conforme a teoria finalista mitigada.

Nessas circunstâncias, a cláusula contratual de eleição de foro pode ser afastada quando dificultar o exercício da defesa ou restringir o acesso à Justiça.

No caso, como o tribunal de origem havia reconhecido a vulnerabilidade econômica da transportadora, a ministra entendeu que a revisão dessa conclusão exigiria reexame de provas, providência vedada pela Súmula 7 do STJ.

O advogado Mauri Marcelo Bevervanço Junior da banca Wambier, Yamasaki, Bevervanço & Lobo Advogados atua em nome do banco.

Wambier, Yamasaki, Bevervanço & Lobo Advogados

Patrocínio