MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. STJ aplica prescrição de um ano em pedido de indenização securitária
Seguro

STJ aplica prescrição de um ano em pedido de indenização securitária

O caso concreto envolve viúva acionou seguradora quatro anos após o falecimento do marido.

Da Redação

quarta-feira, 25 de dezembro de 2024

Atualizado às 10:54

A 4ª turma do STJ reafirmou o prazo prescricional de um ano para pedidos de indenização entre segurados e seguradoras, conforme entendimento consolidado no IAC 2. O caso envolvia viúva que contratou seguro de vida em grupo, mas acionou a seguradora apenas quatro anos após o falecimento do marido.

No julgamento do IAC 2, a 2ª seção definiu que o prazo de um ano se aplica a qualquer pretensão baseada no descumprimento de deveres contratuais entre segurado e segurador, com exceção de seguros-saúde, planos de saúde e o seguro obrigatório DPVAT.

No caso em análise, a viúva, que era a segurada principal e beneficiária do seguro adicional do cônjuge, entrou com ação de cobrança apenas em 2017, após a negativa administrativa da seguradora.

Tanto o juízo de primeiro grau quanto o TJ/SC consideraram o pedido prescrito, decisão mantida pelo STJ.

 (Imagem: Rmcarvalhobsb/AdobeStock)

Se beneficiário da apólice também é contratante, prazo para obter indenização é de um ano.(Imagem: Rmcarvalhobsb/AdobeStock)

Segundo o relator do caso, ministro Marco Buzzi, o prazo de 10 anos para pedidos de indenização só é aplicado quando o beneficiário não participa da relação contratual, como no caso de terceiros que desconhecem a existência do seguro.

Por outro lado, o ministro destacou que, na presente situação, a viúva era contratante e titular da apólice, não se enquadrando na condição de terceira. Assim, o prazo prescricional de um ano foi aplicado.

Informações: STJ.

Patrocínio

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...