MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Mais duas entidades conseguem suspender no STF súmula do TST sobre pagamento de insalubridade

Mais duas entidades conseguem suspender no STF súmula do TST sobre pagamento de insalubridade

O presidente do STF, ministro Gilmar Mendes, concedeu mais duas liminares que suspendem a aplicação de parte da Súmula 228, do TST, que trata do pagamento de adicional de insalubridade.

Da Redação

sexta-feira, 1 de agosto de 2008

Atualizado às 07:58


Insalubridade

Mais duas entidades conseguem suspender no STF súmula do TST sobre pagamento de insalubridade

O presidente do STF, ministro Gilmar Mendes, concedeu mais duas liminares que suspendem a aplicação de parte da Súmula 228 (v. abaixo), do TST, que trata do pagamento de adicional de insalubridade.

As liminares foram pedidas pela Unimed Ribeirão Preto Cooperativa de Trabalho Médico e pela Confederação Nacional de Saúde, Hospitais e Estabelecimentos e Serviços - CNS nas Reclamações 6275 (clique aqui) e 6277 (clique aqui), respectivamente.

As instituições contestaram decisão do Plenário do TST que editou uma resolução e deu nova redação à Súmula 228. A partir de 9 de maio de 2008, o adicional de insalubridade passou a ser calculado sobre o salário básico e não mais sobre o salário mínimo.

O ministro Gilmar Mendes já decidiu caso semelhante na Reclamação 6266, na qual a CNI afirmou que a súmula do TST afronta a Súmula Vinculante 4, editada em abril deste ano pelo STF.

Esta súmula impede a utilização do salário mínimo como base de cálculo de vantagem devida a servidor público ou a empregado, salvo nos casos previstos na Constituição. A decisão também não permite a substituição de base de cálculo por meio de decisão judicial.

Ao analisar o pedido da CNI, o presidente do Supremo entendeu que "a nova redação estabelecida para a Súmula 228/TST revela aplicação indevida da Súmula Vinculante nº 4, porquanto permite a substituição do salário mínimo pelo salário básico no cálculo do adicional de insalubridade sem base normativa". Assim, suspendeu a parte do dispositivo que permite a utilização do salário básico no cálculo do adicional.

O mesmo entendimento foi aplicado nos pedidos da Unimed e da CNS. Em seguida, o ministro determinou que os processos sejam juntados e julgados simultaneamente, "tendo em vista a identidade de objeto e causa de pedir".

  • Processos Relacionados :

Rcl 6275 - clique aqui
Rcl 6277 - clique aqui

  • Súmula 228 :

SÚMULA 228.

ADICIONAL DE INSALUBRIDADE. BASE DE CALCULO. A partir de 9 de maio de 2008, data da publicação da Súmula Vinculante nº 4 do Supremo Tribunal Federal, o adicional de insalubridade será calculado sobre o salário básico, salvo critério mais vantajoso fixado em instrumento coletivo.

_________
______________

Leia mais

  • 31/7/2008 - TST envia ao STF esclarecimentos sobre Súmula 228, suspensa por liminar - clique aqui
  • 3/7/2008 - Nova redação da Súmula 228 do TST será publicada amanhã - clique aqui.
  • 28/6/2008 - TST fixa novo critério para adicional de insalubridade - clique aqui.
  • 19/6/2008 - Supremo aprova 10ª Súmula Vinculante - clique aqui.

___________________