MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Senador Suplicy diz que Battisti está disposto a ir ao STF defender sua inocência

Senador Suplicy diz que Battisti está disposto a ir ao STF defender sua inocência

Após se encontrar, há cerca de duas semanas, com o italiano Cesare Battisti, preso na Papuda desde março de 2007 para fins de extradição, o senador Eduardo Suplicy - PT/SP esteve no STF hoje, 11/2. Ele veio entregar aos ministros uma série de documentos que, segundo ele, inocentariam Battisti das acusações de assassinato que levaram à sua condenação, na Itália, e ao pedido de EXT 1085.

Da Redação

quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

Atualizado às 16:09


Caso Battisti

Senador Suplicy diz que Battisti está disposto a ir ao STF defender sua inocência

Após se encontrar, há cerca de duas semanas, com o italiano Cesare Battisti, preso na Papuda desde março de 2007 para fins de extradição, o senador Eduardo Suplicy - PT/SP esteve no STF hoje, 11/2.

Ele foi entregar aos ministros uma série de documentos que, segundo ele, inocentariam Battisti das acusações de assassinato que levaram à sua condenação, na Itália, e ao pedido de EXT 1085.

O senador aproveitou para revelar que o italiano demonstrou disposição até mesmo para ir pessoalmente ao STF durante o julgamento, para defender sua inocência e expor, com detalhes, os fatos acontecidos no final dos anos 1970, na Itália.

Segundo o senador, Battisti está escrevendo uma carta, na prisão, em que conta sua versão dos fatos acontecidos na Itália, demonstrando que não participou de nenhum dos crimes de que é acusado. O italiano estaria relatando, ainda, que teriam sidos desrespeitados seus direitos de ampla defesa no julgamento que levou à sua condenação. O parlamentar paulista adiantou que esta carta deverá ser encaminhada a todos os ministros do STF, nos próximos dias.

Cunho político

Suplicy disse que se interessou pelo caso depois que discutiu a situação de Battisti com Fred Vargas, arqueóloga, historiadora e escritora francesa de grande destaque na Europa. Após estudar com detalhes o processo, Suplicy disse estar convencido de que, mesmo que não tenha participado dos crimes pelos quais foi condenado, os atos de Battisti, principalmente no fim dos anos 70, buscavam "subverter a ordem do estado italiano", e que, exatamente por isso, devem ser considerados como atos tipicamente de cunho político.

_________
______________

Leia mais

  • 10/2/09 - Itália questiona refúgio concedido a Battisti e entra com MS no STF contra ato de Tarso Genro - clique aqui
  • 30/1/09 - Itália tem cinco dias para se manifestar sobre pedido de liberdade de Cesare Battisti - clique aqui
  • 30/1/09 - Carta ao STF - Caso Battisti - clique aqui
  • 27/1/09 - Itália chama embaixador no Brasil para consultas por causa de Caso Battisti - clique aqui
  • 27/1/09 - Chega ao Supremo parecer da PGR na Extradição do italiano Cesare Battisti - clique aqui
  • 25/1/09 - Governo da Itália quer ser ouvido sobre pedido de liberdade de Cesare Battisti - clique aqui
  • 22/1/09 - MJ recebe documento com cerca de 90 assinaturas em apoio ao refúgio concedido ao italiano Cesare Battisti - clique aqui
  • 17/1/09 - STF pede parecer do MP antes de julgar caso de Cesare Battisti - clique aqui
  • 14/1/09 - Tarso Genro aprova refúgio do escritor italiano Cesare Battisti - clique aqui
  • 3/4/08 - Cesare Battisti não cometeu crime político e deve ser extraditado, diz PGR - clique aqui
  • 27/11/07 - Câmara Municipal de Ribeirão Preto externa solidariedade ao italiano Cesare Battisti em requerimento ao STF - clique aqui

______________