MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. Estátua de Álvares de Azevedo no Largo São Francisco é restaurada com apoio do escritório Machado, Meyer, Sendacz e Opice

Estátua de Álvares de Azevedo no Largo São Francisco é restaurada com apoio do escritório Machado, Meyer, Sendacz e Opice

O Centro Acadêmico XI de Agosto, que representa os alunos da Faculdade de Direito do Largo de São Francisco, a Associação dos Ex-alunos e o escritório Machado, Meyer, Sendacz e Opice inauguraram na última quarta, 29/4, a estátua restaurada do poeta Álvares de Azevedo. A obra é um símbolo do ativismo intelectual e político dos estudantes da Faculdade, fundada em 1827, e remonta a uma das principais histórias da instituição.

Da Redação

segunda-feira, 4 de maio de 2009

Atualizado às 12:16


Reinauguração

Estátua de Álvares de Azevedo no Largo São Francisco é restaurada com apoio do escritório Machado, Meyer, Sendacz e Opice

O Centro Acadêmico XI de Agosto, que representa os alunos da Faculdade de Direito do Largo de S. Francisco, a Associação dos Ex-alunos e o escritório Machado, Meyer, Sendacz e Opice Advogados inauguraram na última quarta, 29/4, a estátua restaurada do poeta Álvares de Azevedo. A obra é um símbolo do ativismo intelectual e político dos estudantes da Faculdade, fundada em 1827, e remonta a uma das principais histórias da instituição.

No começo do século XX, o Centro Acadêmico XI de Agosto decidiu homenagear três famosos poetas que haviam estudado na São Francisco: Álvares de Azevedo, Castro Alves e Fagundes Varella. A arrecadação dos fundos para as obras foi realizada em um evento que contou com uma palestra do jornalista Euclides da Cunha. A verba levantada, no entanto, foi suficiente para produzir apenas uma erma - espécie de busto que inclui uma parte maior do corpo - de Álvares de Azevedo. Em 1907, a obra foi doada a Prefeitura de São Paulo, que a instalou na Praça da República. Em 2006, os estudantes de direito "resgataram" a erma durante a Virada Cultural, recolocando-o no Largo São Francisco em frente à Faculdade.

O resgate incentivou a idéia do Centro Acadêmico XI de Agosto de finalizar o projeto original, incluindo a restauração da obra e a produção das ermas de Castro Alves e Fagundes Varella. Por meio de um convênio com a Prefeitura, foi obtida a permanência da estátua no Largo São Francisco. A restauração foi viabilizada por uma parceria da Associação dos Ex-alunos com o escritório Machado, Meyer, Sendacz e Opice Advogados.

"Muitos de nossos advogados estudaram na São Francisco. Apoiar este projeto é manter os laços com a instituição e fazer contato com os alunos. Além disso, contribuímos para a preservação do patrimônio e da história da Faculdade", afirma Nei Zelmonovits, CEO do Machado, Meyer, Sendacz e Opice Advogados.

A reinauguração contou com a participação da escritora (e ex-aluna da Faculdade) Lygia Fagundes Telles, que dividiu com o público sua dúvida de se o escultor não teria retratado a cabeça de Fagundes Varella no lugar da de Álvares de Azevedo. "As distorções dos acontecimentos são a graça da vida", afirmou a escritora, que fez questão de frisar que a Faculdade de Direito foi uma parte importante e "bela" de sua vida.

__________________
____________

Leia mais

  • 29/4/09 - Estátua de Álvares de Azevedo restaurada será reinaugurada hoje, 29/4 - clique aqui.
  • 7/1/09 - Restauro e manutenção da herma do poeta Álvares de Azevedo- clique aqui.
  • 26/5/06 - XI de Agosto resgata estátua de Álvares de Azevedo da Praça da República em SP e a transporta para o Largo São Francisco - clique aqui.
  • __________________