MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Série Mapa dos Tribunais apresenta o TJ/PE

Série Mapa dos Tribunais apresenta o TJ/PE

Da Redação

quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Atualizado em 3 de agosto de 2009 14:53



TJ/PE

O Palácio da Justiça de Pernambuco possui um verdadeiro acervo de arte, sendo um importante ponto turístico do Estado.


Histórico

O Tribunal de Justiça de Pernambuco foi criado pelo alvará de 6 de fevereiro de 1821, de Dom João VI, então Rei do Brasil - Reino Unido ao de Portugal, recebendo na ocasião o nome de Tribunal da Relação de Pernambuco. Sua instalação ocorreu no dia 13 de agosto do ano seguinte, no imóvel do antigo Erário Régio, com algumas salas adaptadas às pressas e com móveis ainda improvisados.

Nos anos seguintes foram registradas constantes mudanças de sua sede, passando a funcionar no Consistório do Espírito Santo, na Cadeia Velha, na Faculdade de Direito do Recife e no Liceu de Artes, até a sua transferência definitiva para o prédio do Palácio do Justiça, onde permanece até os dias atuais.

Este prédio teve a pedra fundamental lançada solenemente no dia 2 de julho de 1924, pelo governador do Estado e juiz federal, Sérgio Loreto, dentro das comemorações do primeiro centenário da Confederação do Equador, ressaltando ele na ocasião a importância do momento por estar "poupando a Pernambuco a vergonha de ter instalado os serviços de seu Fórum num pardieiro indescritível".

Para a obra do novo prédio foi escolhido o projeto de autoria do arquiteto italiano Giacomo Palumbo, formado pela Escola de Belas Artes de Paris, em colaboração com Evaristo de Sá.

A construção foi iniciada, mas o governador Sérgio Loreto, ao terminar o seu governo deixou a obra ainda no pavimento térreo, área denominada de Porão.

Em 1926, o trabalho foi paralisado, somente sendo retomado dois anos depois no governo de Estácio Coimbra, com conclusão em 07 de setembro de 1930, quando estava à frente do Tribunal o desembargador Belarmino César Gondim.

O local escolhido para abrigar o Palácio da Justiça, no centro do Recife, está intimamente ligado à história do Estado. A área onde foi construído pertenceu ao Palácio Vriburgh ou Friburgh, que também pode ser grafado Vryburg e que significa "Alcançar a Liberdade", ou seja, era o Palácio dos Despachos de Maurício de Nassau, Palácio das Torres, na ilha de Antônio Vaz, nas imediações do Forte Ernesto. Com a expulsão dos holandeses em 1654 foi também desativado o Forte Ernesto e restabelecido o Convento de Santo Antônio. Em 1770, a mando do Governador Manoel da Cunha Menezes, demolido o Palácio das Torres, foi construído em seu lugar o prédio do Erário Régio, aproveitando parte do material da demolição. Em 1840, com a demolição do prédio do Erário, o Presidente da Província, Francisco do Rêgo Barros, um dos grandes construtores do Recife, mandou edificar o Palácio do Governo, como também o Teatro Santa Isabel, este iniciado em 1º de abril de 1841 e inaugurado em 18 de maio de 1850.

Para completar o quadro paisagístico, emoldurando a Praça da República, construiu-se o nosso Palácio da Justiça. Nele se acha manifestado o talento artístico de vários e dedicados homens, entre eles o alemão Heinrich Moser, criador dos vitrais e o quadro alegórico à Justiça que embelezam o Palácio da Justiça.

Os vitrais situados na entrada principal do TJ representam a primeira Assembléia Legislativa em terras americanas convocada pelo Príncipe Maurício de Nassau. O quadro de Moser pode ser visto no salão onde funcionou por muito anos o Tribunal do Júri do Recife e que atualmente abriga a sala da sessões do Tribunal Pleno O majestoso edifício do Palácio da Justiça, em estilo neoclássico, marca a paisagem do Recife por sua importância arquitetônica. Em seus cinco pavimentos, é possível constatar a imponência e o extremo bom gosto da obra.

Destacamos o Salão Nobre, no segundo pavimento do prédio, de rico acabamento, e precedido de vestíbulo pavimentado de mármore, enriquecido por forro decorado, tocheiros, arandelas e lustres do mais fino baccarat. O luxuoso mobiliário foi projetado pelo arquiteto M. Noziéres. O escultor pernambucano Bibiano, sob a supervisão de Freyhoffer, executou na fachada, em frente à cúpula, dois grupos monumentais de esculturas alegóricas à Justiça e à Lei e, na chamada Sala dos Passos Perdidos, esculpiu os bustos de Paula Batista e de Gervásio Pires, dois grandes nomes da história jurídica pernambucana.

Temos, ainda, a sala privativa de reunião dos desembargadores, onde fica a galeria dos retratos dos ex-desembargadores. Os móveis, com destaque para as cadeiras, são artisticamente entalhados e rememoram o antigo Tribunal da Relação.

Por tudo isto, temos um verdadeiro acervo de arte, que torna obrigatória a visita ao Palácio da Justiça, como um dos pontos importantes do guia turístico de Pernambuco.

Composição

O TJ/PE possui 4504 funcionários e é constituído por 39 desembargadores e composto por uma Mesa Diretora, eleita para o mandato de dois anos, recaindo a escolha, por ordem de Antiguidade, dentre os desembargadores da Corte Especial que ainda não tenham exercido estes cargos, sendo vedada a reeleição.

Atual presidente

Natural de Recife, nascido aos 20 de agosto de 1947, o des. Jones Figueiredo Alves é membro do Tribunal de Justiça do Estado de Pernambuco, integrando, no biênio 2008/2010, a sua Mesa Diretora, como Vice-Presidente. Em 26 de junho de 2008, o desembargador foi eleito, por unanimidade, presidente do Tribunal de Justiça, em razão da posse do anterior ocupante desse cargo no STJ.

É diplomado em Ciências Jurídicas pela Faculdade de Direito do Recife (1970) e em Ciências das Comunicações Sociais pela Universidade Católica de Pernambuco - UNICAP (1968), tem Curso de Administração Judiciária no Centro de Estudos Avançados da Universidade da Geórgia, em Athens, nos Estados Unidos (2000), Curso-Treinamento em Direito da Informática, na Alemanha, a convite da Fundação Konrad Adenauer (2002); Curso "Formation de Formateurs", ministrado pela "École Nationale de la Magistrature de France" (agosto, 2006) e de Atualização Jurídica, pela Faculdade Clássica de Lisboa (2008). Magistrado, de carreira, tem trinta e dois anos de judicatura. Dirigiu a Escola Superior da Magistratura de Pernambuco - ESMAPE e o Centro de Estudos Judiciários - CEJ.

Assessorou a Comissão Especial do novo Código Civil, na Câmara Federal, tendo ficado à disposição daquela Casa, em Brasília, para colaborar com a elaboração do Relatório Geral do projeto, transformado, depois de vinte e cinco anos de tramitação, na Lei nº 10.406, de 10.01.2002. Autor de diversas obras jurídicas, é diretor nacional do Instituto Brasileiro de Direito de Família - IBDFAM, coordenando a Comissão Nacional de Magistrados de Família do instituto. (2007/2009).




TJ/PE

Tribunal de Justiça do Estado de Pernambuco

_______________________
_________________

Contato - TJ/PE

Praça da República s/n - Santo Antônio - CEP: 50010-040 - Telefone: (81) 3419-3311

_________________
_______________________

Mapa dos Tribunais - Pernambuco*

_________________
______________

*Dados fornecidos pelo TJ/PE em agosto de 2009. Os resultados (relação processos/juízes, relação processos/des., orçamento/processos) são estimados.

___________
_______________

Leia mais

  • 29/7/09 - Série Mapa dos Tribunais apresenta o TJ/PR - clique aqui.
  • 22/7/09 - Série Mapa dos Tribunais apresenta o TJ/PB - clique aqui.
  • 15/7/09 - Série Mapa dos Tribunais apresenta o TJ/PA - clique aqui.
  • 8/7/09 - Série Mapa dos Tribunais apresenta o TJ/MG - clique aqui.
  • 1/7/09 - Série Mapa dos Tribunais apresenta o TJ/MS - clique aqui.
  • 24/6/09 - Série Mapa dos Tribunais apresenta o TJ/MT - clique aqui.
  • 17/6/09 - Série Mapa dos Tribunais apresenta o TJ/MA - clique aqui.
  • 10/6/09 - Série Mapa dos Tribunais apresenta o TJ/GO - clique aqui.
  • 3/6/09 - Série Mapa dos Tribunais apresenta o TJ/ES - clique aqui.
  • 27/5/09 - Série Mapa dos Tribunais apresenta o TJ/DF - clique aqui.
  • 20/5/09 - Série Mapa dos Tribunais apresenta o TJ/CE - clique aqui.
  • 13/5/09 - Série Mapa dos Tribunais apresenta o TJ/BA - clique aqui.
  • 6/5/09 - Série Mapa dos Tribunais apresenta o TJ/AM - clique aqui.
  • 29/4/09 - Série Mapa dos Tribunais apresenta o TJ/AP - clique aqui.
  • 22/4/09 - Série Mapa dos Tribunais apresenta o TJ/AL - clique aqui.
  • 15/4/09 - Série Mapa dos Tribunais apresenta o TJ/AC - clique aqui.

_______________

Patrocínio

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA