MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes
9.dez.2010

CCJ do Senado aprova projeto em que integrantes de organizações criminosas seriam julgados por colegiado já na primeira instância

Crimes praticados por integrantes de organizações criminosas poderão ser julgados, em primeira instância, por um colegiado e não, como é feito atualmente, apenas por um único juiz. A medida está prevista em proposição aprovada ontem pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) do Senado. Com isso, busca-se reduzir a personalização dos processos e os riscos de pressões ou retaliações contra o juiz individual.

9.dez.2010

Justiça mineira condena Google ao pagamento de danos morais por perfil falso no orkut

José Xavier Magalhães Brandão, juiz da 2ª turma recursal da comarca de Governador Valadares/MG, negou parcialmente recurso interposto pela Google contra sentença do juizado Especial Cível da mesma comarca que condenou a recorrida em danos morais causados por perfil falso no Orkut, perfil este que, apresentava dados pessoais, fotos montadas e informações ofensivas, apresentando-a como "garota de programa". Em virtude disso, passou a receber diversas mensagens, e, inclusive, ligações em seu telefone celular, com propostas indecorosas.

8.dez.2010

Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro comemora 22 anos

Em comemoração aos seus 22 anos de existência, a Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (Emerj) entregou medalhas a 16 personalidades que vêm prestando relevantes serviços à cultura jurídica, ao Poder Judiciário e à sociedade brasileira. Presidida pelo diretor-geral da Escola, desembargador Manoel Alberto Rebêlo dos Santos, a solenidade foi realizada na segunda-feira, 6/12, e reuniu ex-diretores da Escola da Magistratura, ex-presidentes do TJ/RJ, magistrados, funcionários e demais autoridades. A medalha Emerj é a condecoração máxima da instituição.

8.dez.2010

Poder Judiciário define novas metas nacionais para 2011

As novas metas nacionais que deverão ser perseguidas pelo Poder Judiciário em 2011 foram definidas ontem, 7/12, durante o 4º Encontro Nacional do Judiciário, no Rio de Janeiro. As metas foram escolhidas por votação, pelos presidentes de todos os 91 tribunais brasileiros. Foram selecionadas quatro metas para todo Judiciário e uma meta específica para cada segmento de Justiça - Trabalhista, Federal, Militar e Eleitoral - , com exceção da Justiça Estadual.