14.mai.2009STF - Trabalhador pode ingressar na Justiça mesmo sem tentar conciliação préviaPor maioria de votos, o STF determinou nesta quarta-feira, 13/5, que demandas trabalhistas podem ser submetidas ao Poder Judiciário antes que tenham sido analisadas por uma comissão de conciliação prévia. Para os ministros, esse entendimento preserva o direito universal dos cidadãos de acesso à Justiça.
14.mai.2009STJ afasta a pena de multa de condenação da OAB/SP por não exibição de documentosNão cabe a aplicação de multa diária em ação de exibição de documento. Com esse entendimento, a 1ª Turma do STJ acolheu o pedido da OAB/SP para isentá-la de multa diária no valor de R$ 3 mil, decorrente de ação proposta pelo advogado Luiz Laerte Bassi.
14.mai.2009São Luís/MA terá novos juízes eleitorais a partir do próximo dia 18O TRE/MA contará, a partir da próxima segunda-feira 18/5, com quatro novos juízes eleitorais, que assumem a titularidade das 3ª, 10ª, 76ª e 90ª Zonas Eleitorais da capital do estado - São Luís.
14.mai.2009STJ decide que nova sistemática de execução deve respeitar atos processuais já praticadosA 3ª Turma do STJ decidiu negar provimento a um recurso da Bombril S/A contra decisão do TJ/SP na execução de um crédito financeiro extrajudicial, em favor do banco Trendbank Investimentos Participações e Representações Ltda. Os ministros acompanharam, por unanimidade, o entendimento da ministra relatora Nancy Andrighi.
14.mai.2009STJ - Seção uniformizará interpretação sobre incidência de contribuição previdenciária em adicional de fériasO ministro Teori Albino Zavascki, da Primeira Seção do STJ, admitiu incidente de uniformização de interpretação de lei federal referente à contribuição previdenciária sobre adicional de férias. A União alega que o entendimento da Turma Nacional de Uniformização dos Juizados Especiais Federais - TNU - contraria a jurisprudência do STJ, que é a favor da incidência.
14.mai.2009TJ/RJ - Motorista bêbado terá que pagar indenização por provocar acidenteDirigir alcoolizado pode gerar mais prejuízos do que os previstos na Lei Seca. Um motorista bêbado terá que pagar indenização, a título de danos morais, no valor de R$ 60 mil por provocar acidente de trânsito após ultrapassar sinal vermelho em alta velocidade. A decisão é dos desembargadores da 5ª Câmara Cível do TJ/RJ que mantiveram, por unanimidade, a sentença da 36ª vara Cível da comarca da capital.
14.mai.2009Candidata aprovada e não empossada consegue na Justiça do MA o direito de ser nomeadaO juiz Mário Márcio de Almeida Sousa confirmou a liminar e concedeu o MS pleiteado por Stael Regina Muniz Carvalho que determina que o município de Viana/MA promova, em definitivo, a nomeação e a posse no cargo para o qual foi aprovada em concurso público para o cargo de guarda municipal.
14.mai.2009Istambul /Turquia - Onde o Ocidente e o Oriente se encontramIstambul é a única cidade do mundo situada sobre dois continentes, com parte de seu território na Europa e parte na Ásia, às margens do Estreito de Bósforo. Em Istambul se encontram o Ocidente e o Oriente; o antigo e o moderno.