MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes
20.jan.2009

Ministério da Justiça promove pesquisa sobre temas jurídicos

A Secretaria de Assuntos Legislativos - SAL lança esta semana uma nova convocação do "Pensando em Direito". Com o apoio do Pnud (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento) o projeto busca consolidar parcerias com universidades e centros de pesquisa. O Ministério da Justiça quer desenvolver estudos em temas jurídicos que estão em debate na sociedade, com a finalidade de qualificar e subsidiar o trabalho da Secretaria.

20.jan.2009

Propostas acirram disputa entre governo e empresas sobre demissões

Empresários e governo estão longe de chegar a um acordo sobre medidas que possam evitar uma onda de demissões diante da queda das vendas. O governo, através do ministro do Trabalho, Carlos Lupi, pediu garantias de emprego por parte das empresas beneficiadas com redução ou eliminação de impostos, como no caso das montadoras beneficiadas com cortes de IPI e IOF. Novos benefícios só virão com garantia de emprego, advertiu Lupi.

19.jan.2009

Para PGR, lei paulista que dispensa apresentação da carteira de músico é inconstitucional

Em parecer enviado ao STF, o procurador-geral da República, Antonio Fernando Souza, opinou pela procedência da ADIn 3870 ajuizada pela Confederação Nacional dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Educação e Cultura - CNTEEC, contra a lei nº 12.547/2007, de São Paulo, que dispensa apresentação da carteira da Ordem dos Músicos do Brasil - OMB, na participação de músicos em shows e espetáculos afins.