TUDO SOBRE

  1. Home >
  2. Tudo sobre > Wanderson Melo

O que saiu em Migalhas sobre Wanderson Melo

facebooktwitterlinkedinwhatsapp
TV Migalhas Linguagem neutra: Estado pode, por lei, determinar como as pessoas se manifestarão linguisticamente?
sexta-feira, 10 de fevereiro de 2023

Linguagem neutra: Estado pode, por lei, determinar como as pessoas se manifestarão linguisticamente?

O STF decide, nesta semana, se derruba lei de Rondônia que proibiu "linguagem neutra" em instituições de ensino. Para entender melhor o tema, ouvimos o professor de língua portuguesa e revisor do STJ Wanderson Melo. Ele aborda a questão da proibição, por lei, sobre a forma como as pessoas devem se manifestar linguisticamente. Saiba mais:

TV Migalhas Professor Wanderson Melo explica surgimento da linguagem neutra como fator de inclusão social
sexta-feira, 10 de fevereiro de 2023

Professor Wanderson Melo explica surgimento da linguagem neutra como fator de inclusão social

O STF decide, nesta semana, se derruba lei de Rondônia que proibiu "linguagem neutra" em instituições de ensino. Para entender melhor o tema, ouvimos o professor de língua portuguesa e revisor do STJ Wanderson Melo. Ele explica que língua e sociedade não são elementos separados, e a demanda surgiu a partir da percepção de que a atual forma de designar gêneros não é suficiente para os diversos g...

Migalhas Quentes
quinta-feira, 9 de fevereiro de 2023

Ação no STF acende debate sobre linguagem neutra; professores divergem

Enquanto uma corrente acredita que o debate sobre preconceito não deve ser levado à língua, outra entende que língua e sociedade não podem ser debatidas separadamente.

... portuguesa e revisor do STJ Wanderson Melo, língua e sociedade não são elementos separados; devem, portanto, ser analisados conjuntamente. "Quando a gente tem, em uma sociedade, diversos grupos diferentes entre si que querem se sentir representados,...
TV Migalhas Revisor do STJ fala de erros que já viu em petições: "pelo amor de deuz"
terça-feira, 19 de outubro de 2021

Revisor do STJ fala de erros que já viu em petições: "pelo amor de deuz"

Escrever não é tarefa fácil. Escrever bem é mais difícil ainda. Quando adiciona-se o aspecto jurídico nessa equação, o resultado pode ser desastroso. Sabendo deste desafio, Migalhas conversou com Wanderson Melo, revisor da presidência do STJ e mestre em linguística pela UnB, para descobrir como aprimorar um texto jurídico. Leia a matéria completa: