Quarta-feira, 15 de agosto de 2018

ISSN 1983-392X

AGO
14


Torres|Falavigna Advogados celebra retorno de sócia

Na última sexta-feira, 10, o escritório Torres|Falavigna Advogados realizou um almoço comemorativo para celebrar o retorno de sua sócia, Andrea Vainer, após a conclusão do curso de mestrado (LL.M) na Universidade de Chicago.

AGO
14


Baú migalheiro

Há 178 anos, no dia 14 de agosto de 1840, faleceu o magistrado e historiador Baltasar da Silva Lisboa. Nascido na Bahia, Baltasar foi sócio da Academia Real das Ciências de Lisboa e membro de diversas academias de ciência. Uma das principais obras do autor foi os "Annaes do Rio de Janeiro", que trata de acontecimentos ocorridos no Brasil, principalmente no Rio de Janeiro, desde o descobrimento até o início do século XIX.

AGO
13


Baú migalheiro

Há 196 anos, no dia 13 de agosto de 1822, Dom Pedro I nomeou Dona Leopoldina como chefe do Conselho de Estado e princesa regente interina do Brasil, com todos os poderes legais para governar o país. Neste período, diante da iminência de uma guerra civil, Dom Pedro partiu em viagem e Dona Leopoldina assinou um decreto que declarava o Brasil separado de Portugal. O ato exigiu que Dom Pedro proclamasse a Independência brasileira.

AGO
10


Baú migalheiro

Há 195 anos, no dia 10 de agosto de 1823, nasceu o advogado, poeta e professor Antônio Gonçalves Dias, na cidade de Caxias, no Maranhão. Gonçalves Dias mudou-se para Portugal em 1838 e formou-se em Direito pela Universidade de Coimbra, em 1840. Tendo passado um longo período longe do Brasil, escreveu a poesia Canção do Exílio, uma das mais conhecidas poesias da língua portuguesa.

AGO
9


Fiança inédita de R$ 90 milhões

Causou espanto, e com razão, o valor da fixação da fiança ao banqueiro Eduardo Plass, feita pelo juiz Bretas: R$ 90 milhões. O valor foi depositado ontem e, dizem, Bretas comemorou. De fato, olhando no sistema interno da Justiça Federal, anunciou aos quatro ventos que este mês conseguiram passar Sergio Moro em “arrecadação”. Valha-nos, Deus!

AGO
9


Baú migalheiro

Há 61 anos, no dia 9 de agosto de 1957, a Tocha do Fogo Simbólico da Pátria saiu de Brasília com destino a Porto Alegre. O Fogo Simbólico foi criado em 1937, no Rio Grande do Sul, por um grupo de patriotas que procurava um símbolo para representar o calor patriótico do povo brasileiro. A partir de sua criação, ficou decidido que o símbolo percorreria todo o território nacional, em peregrinação cívica.

AGO
8


Baú migalheiro

Há 168 anos, no dia 8 de agosto de 1850, nasceu o político e abolicionista José Mariano Carneiro da Cunha, no distrito de Ribeirão/PE. José Mariano defendeu acirradamente a libertação dos escravos e fundou o jornal A Província, em Recife, usado como instrumento combativo contra a escravidão.

AGO
7


Baú migalheiro

Há 74 anos, no dia 7 de agosto de 1944, Getúlio Vargas instituiu o Grupo de Regiões Militares, por meio do decreto-lei 6.775/44. A medida extinguiu as Inspetorias Gerais de Grupos de Regiões Militares que, até então, eram responsáveis por dirigirem os rumos do Exército em suas jurisdições.

AGO
6


Baú migalheiro

Há 357 anos, no dia 6 de agosto de 1661, Portugal e República das Sete Províncias Unidas dos Países Baixos assinaram o Tratado de Haia. Com a medida, os territórios ocupados pelos holandeses no Brasil, entre os anos de 1630 e 1654, foram oficialmente devolvidos a Portugal.

AGO
3


Baú migalheiro

Há 111 anos, no dia 3 de agosto de 1907, nasceu o ex-presidente Ernesto Geisel, em Bento Gonçalves/RS. Em 1966, Geisel ocupou a direção da Petrobrás e em 15 de março de 1974, por meio de eleição indireta, passou a exercer o cargo de presidente da República, função que ocupou até 1979, durante a ditadura militar.

AGO
2


Baú migalheiro

Há 75 anos, no dia 2 de agosto de 1943, o criminalista Francisco de Paula Lacerda de Almeida faleceu. O notável jurista escreveu, entre outras, as obras: "Das pessoas jurídicas: ensaio de uma teoria", "Obrigações", "Direito das cousas" e "Sucessões".

AGO
1


Baú migalheiro

Há 126 anos, no dia 1º de agosto de 1892, a comissão exploradora do Planalto Central, comandada pelo astrônomo belga Louis Ferdinand Cruls, chegou à Pirenópolis/GO para determinar a área onde Brasília seria construída.

JUL
31


Baú migalheiro

Há 197 anos, no dia 31 de julho de 1821, a região do atual Uruguai foi anexada ao Império Brasileiro, originando a região conhecida como Província Cisplatina. O fato motivou a guerra entre Brasil e as Províncias Unidas do Rio da Prata, que venceram o conflito, do qual se originou a República Oriental do Uruguai.

JUL
30


Baú migalheiro

Há 60 anos, no dia 30 de julho de 1958, o primeiro jornal totalmente impresso de Brasília entrou em circulação. Em sua primeira edição, o jornal "A Tribuna de Brasília" noticiou a vitória da Seleção Brasileira sobre a Suécia durante a Copa do Mundo daquele ano. O informativo circulou por dois anos.

JUL
27


Baú migalheiro

Há 58 anos, no dia 27 de julho de 1960, Juscelino Kubitschek instituiu, por meio do decreto 48.630/60, o "Dia do Agricultor", a ser comemorado no dia 28 de julho. A data foi escolhida porque o dia 28 de julho daquele ano marcava o centenário do Ministério da Agricultura.

JUL
26


Baú migalheiro

Há 76 anos, no dia 26 de julho de 1942, quatro tripulantes brasileiros morreram a bordo do navio mercante Tamandaré, após ataque do submarino alemão U-66. O navio afundou em menos de uma hora, próximo de Trinidad e Tobago, e foi o 13º navio brasileiro atacado por submarinos do Eixo durante a 2ª Guerra Mundial. Após o bombardeio, o Brasil entrou na guerra.

JUL
25


Baú migalheiro

Há 65 anos, no dia 25 de julho de 1953, foi sancionada a lei 1.920/53, que desmembrou o então Ministério da Educação e Saúde em duas pastas: a de Saúde e a de Educação e Cultura. A partir de sua criação, o Ministério da Saúde passou a encarregar-se, especificamente, das atividades que, até então, eram de responsabilidade do Departamento Nacional de Saúde – DNS.

JUL
24


Digam ao povo...

No melhor estilo messiânico, Lula afirma, em carta de próprio punho, que voltará: "O imperador Dom Pedro I criou o Dia do Fico. E eu vou criar o dia do 'Volto' para, junto com o povo, fazer o Brasil feliz outra vez."

JUL
24


Baú migalheiro

Há 77 anos, no dia 24 de julho de 1941, Getúlio Vargas assinou o decreto-lei 3.456/41, que disponibilizou, por meio do Ministério da Educação e Saúde, a abertura de crédito especial de 2 mil contos de réis às despesas do Serviço Nacional da Malária.

JUL
23


Baú migalheiro

Há 176 anos, no dia 23 de julho de 1842, foi assinado em Viena, na Áustria, um contrato de casamento do imperador Dom Pedro II com a princesa real Teresa Cristina Maria de Bourbon, filha do rei Francisco I do Reino das Duas Sicílias. O casamento veio a se concretizar, por procuração, em maio do ano seguinte, 1843.