MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. CNI ajuiza ADIn para suspender cobrança de ICMS em comércio eletrônico
www

CNI ajuiza ADIn para suspender cobrança de ICMS em comércio eletrônico

A CNI - Confederação Nacional da Indústria ajuizou ADIn no STF a fim de suspender a eficácia do Protocolo ICMS 21/11 que exige a cobrança de parcela do ICMS a favor da unidade federada de destino de mercadoria ou bem adquirido de forma não presencial em operação interestadual.

Da Redação

quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Atualizado às 09:49

www

CNI ajuiza ADIn para suspender cobrança de ICMS em comércio eletrônico

A CNI - Confederação Nacional da Indústria ajuizou a ADIn 4.713, com pedido de liminar, a fim de suspender a eficácia do Protocolo ICMS 21/11, firmado no âmbito do Confaz - Conselho Nacional de Política Fazendária, que exige cobrança de parcela do ICMS a favor da unidade federada de destino de mercadoria ou bem adquirido de forma não presencial (por meio de internet, telemarketing ou showroom) em operação interestadual.

O texto do protocolo prevê que a parcela do imposto devido ao Estado destinatário será obtida pela aplicação da alíquota interna sobre o valor da respectiva operação, deduzindo-se o valor equivalente aos percentuais aplicados sobre a base de cálculo utilizada para cobrança do imposto devido na origem. Os percentuais previstos são de 7% (para mercadorias ou bens oriundos das regiões sul e sudeste, exceto ES) e 12% (para mercadorias ou bens procedentes das regiões norte, nordeste e centro-oeste e ES).

O protocolo já é objeto da ADIn 4.628, da relatoria do ministro Luiz Fux. Desse modo, a CNI pede que o processo de ADIn seja distribuído para este ministro.

Alegações

De acordo com a CNI, há uma limitação ao tráfego de bens por meio de tributo de incidência na operação estadual, causando "diferença tributária entre bens em razão da procedência de outro estado". Conforme o órgão, essa diferença prejudica os outros Estados que não são "signatários do pacto", impedindo a "livre concorrência" com os fornecedores locais na venda de seus produtos e serviços em outro Estado.

A confederação expõe na ADIn que o protocolo pretende instituir "nova incidência do ICMS", agora de titularidade dos Estados de destino signatários e de forma complementar ao que está previsto na CF/88.

___________

Patrocínio

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ANDRIA ARAUJO SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ANDRIA ARAUJO SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ANDRIA ARAUJO SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

instagram
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...