MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Pedir consentimento do biografado é censura prévia, diz Sérgio Redó
TV Migalhas

Pedir consentimento do biografado é censura prévia, diz Sérgio Redó

ADIn 4.815, que trata das biografias não autorizadas, deve ser julgada pelo STF ainda neste semestre.

Da Redação

sexta-feira, 7 de março de 2014

Atualizado às 09:02

Em entrevista à TV Migalhas, o presidente da API - Associação Paulista de Imprensa, Sérgio de Azevedo Redó, afirma que o ato de pedir o consentimento do biografado para publicar uma biografia já configura censura prévia. "A História, ela tem um valor fantástico, quando ela é contada por aqueles que estudam, pelos cientistas, por aqueles que tem a oportunidade de pesquisar", diz o advogado e jornalista.

Confira o vídeo:

A ADIn 4.815, que trata das biografias não autorizadas, deve ser julgada pelo STF ainda neste semestre. Na ação, a ANEL - Associação Nacional dos Editores de Livros questiona os artigos 20 e 21 do CC/02, que permitem que os biografados vetem as biografias não autorizadas por eles. De acordo com a entidade, esses artigos contrariam os direitos constitucionais da livre manifestação do pensamento; da livre expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença; e do acesso à informação.

Patrocínio

Patrocínio

NORONHA E NOGUEIRA SOCIEDADE DE ADVOGADOS

NORONHA E NOGUEIRA SOCIEDADE DE ADVOGADOS

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...