MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Derrubada liminar que impedia nadadora de competir eliminatórias para Olimpíadas
Natação

Derrubada liminar que impedia nadadora de competir eliminatórias para Olimpíadas

Suspensão do registro de transferência da atleta obstava sua participação em competições.

Da Redação

segunda-feira, 18 de abril de 2016

Atualizado às 18:01

A juíza Marianna Manfrenatti Braga, da 23ª vara Cível do RJ, concedeu tutela antecipada para suspender decisão liminar da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos - CBDA que suspendeu o registro de transferência da atleta Jhennifer Conceição do Clube de Regatas do Flamengo para o Esporte Clube Pinheiros, impedindo sua participação em competições.

A liminar havia sido concedida pela CBDA a pedido do Flamengo, clube defendido por Jhennifer antes mudança. O clube alega que a transferência não observou as normas internas da Confederação.

A concessão da liminar obstava a participação da atleta no "Troféu Maria Lenk", no último domingo, 17. A competição, evento teste das Olimpíadas Rio 2016, também permitiu a atletas buscarem índices para garantir a vaga nos jogos olímpicos.

Ao conceder a tutela antecipada, a magistrada considerou que a CBDA extrapolou sua competência, visto que "a questão versa sobre autonomia contratual e não infrações disciplinares e/ou competições desportivas em si".

Além disso, destacou que "a prova, ora acostada aos autos, demostra que os trâmites estabelecidos quando da transferência se revelaram respaldados pela própria demandada, que notificou o Clube de Regatas do Flamengo sobre a transferência efetuada".

Por fim, entendeu ser necessária a concessão da medida, tendo em vista que a decisão da Confederação impedia a participação da atleta na competição.

No domingo, a atleta foi a melhor brasileira classificada nos 100 metros peito feminino, mas não foi classificada por 46 centésimos de segundo. Ela ainda aguarda a confirmação da participação do revezamento 4 x 100 medley para disputar sua primeira Olimpíada.

O escritório Goffi Scartezzini Advogados Associados representa o Esporte Clube Pinheiros.

Confira a decisão.