Terça-feira, 12 de dezembro de 2017

ISSN 1983-392X

Lava Jato

Gilmar Mendes: “Chegamos a um modelo parlamentar de governo para fins de corrupção”

Declaração do ministro foi durante julgamento da Lava Jato.

terça-feira, 14 de março de 2017

Não sabemos mais, sequer, que regime se instalou no Brasil. Essa mistura de papéis, aparentemente chegamos a um modelo parlamentar de governo para fins de corrupção.”

A declaração do ministro Gilmar Mendes foi proferida na tarde desta terça-feira, 14, ao receber denúncia da Lava Jato contra o deputado Vander Loubet.

Não é a primeira vez que o ministro faz declarações do tipo ao julgar casos da Lava Jato; ao contrário, tem sido prática comum o presidente do colegiado tecer comentários desse viés ao falar do assombro em relação ao nível de corrupção desvendado no esquema.

A nossa responsabilidade também aumenta ainda mais, porque diante do assombro público, da espetacularização do caso, não podemos fugir aos ditamos da legalidade. (...) O Tribunal tem que, claro, dar atenção à gravidade do fato.”

Segundo o ministro, não se sabe que capitalismo “inventamos, se de Estado, de partido”. Essa afirmação, por sinal, não é nova, e já havia sido feita em junho do ano passado, quando o ministro votou pelo recebimento da denúncia contra o deputado Nelson Meurer por envolvimento na Lava Jato.

Na tarde desta terça-feira, o ministro ponderou por fim: “É claro que nessa embolada não podemos decidir segundo o clamor das ruas, até porque isso é antinomia ao Estado de Direito.”

leia mais

informativo de hoje

patrocínio

VIVO

últimas quentes