MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Senado aprova sustentação oral de pedido liminar em MS
Proposta

Senado aprova sustentação oral de pedido liminar em MS

Plenário aprovou PLC que altera lei 12.016/09 - lei dos mandados de segurança.

Da Redação

sexta-feira, 18 de maio de 2018

Atualizado às 08:59

O plenário do Senado aprovou, na última quarta-feira, 16, o PLC 76/16. A proposta, originada na Câmara dos Deputados, visa alterar a lei 12.016/09 - que trata dos mandados de segurança - para determinar que os relatores de MS concedam, aos advogados das partes envolvidas, a chance de fazer a sustentação oral de pedidos de liminar.

De acordo com o texto que originou o PLC, de autoria do deputado Federal Carlos Manato, a alteração vale para quando houver pedido de liminar sujeito à apreciação do pleno da Corte competente para julgar o caso.

Segundo o relator da matéria no Senado, senador Ricardo Ferraço, a iniciativa reforça princípios essenciais ao exercício da Justiça. "O direito à sustentação oral em sessões de julgamento nos Tribunais é manifestação do direito de influir decisivamente no resultado do julgamento do processo, também visto como manifestação do princípio do contraditório", afirma Ferraço.

Após a aprovação no Senado, o texto segue agora para a sanção do presidente Michel Temer.

Patrocínio

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...