MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Trabalhadora que não recebeu insalubridade terá rescisão indireta
Direito do Trabalho

Trabalhadora que não recebeu insalubridade terá rescisão indireta

Segundo o magistrado, a mulher realizava a "limpeza de sanitários de uso geral de pacientes e remoção de lixo infectado dos mesmos sem a devida proteção (luvas impermeáveis)".

Da Redação

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2023

Atualizado às 18:25

O juiz do Trabalho Vitor Pellegrini Vivan, da 80ª vara do Trabalho de São Paulo/SP, reconheceu a rescisão indireta de uma trabalhadora que não recebeu adicional de insalubridade e não teve compensado feriados trabalhados. O magistrado concluiu que a empresa deixou de cumprir suas obrigações contratuais.

Na Justiça, a mulher afirma que foi admitida por um hospital para exercer a função de auxiliar de higienização. Narra, contudo, que a empresa deixou de pagar adicional de insalubridade e não compensou, corretamente, feriados trabalhados. Nesse sentido, pleiteou a rescisão indireta de seu contrato de trabalho. Em defesa, a empregadora sustentou pela improcedência dos pedidos.

 (Imagem: Freepik)

Juiz reconhece rescisão indireta de mulher que não recebeu adicional de insalubridade. (Imagem: Freepik)

Ao analisar o caso, o magistrado entendeu ser procedente o pedido de adicional de insalubridade. Isto porque laudo pericial comprovou que a trabalhadora mantinha contato direto com materiais sem prévias esterilizações e lixo infectado, utilizados por pacientes em internação de doenças transmissíveis. 

No mais, o juiz verificou, por meio dos controles de ponto juntados no processo, que "há feriados laborados sem a devida folga compensatória"Assim, em seu entendimento, restou comprovada a conduta culposa do empregador pelo descumprimento de suas obrigações contratuais.

Por estes motivos, devido a gravidade da conduta da empresa, reconheceu rescisão indireta do contrato de trabalho. 

O escritório Tadim Neves Advocacia atua na defesa da trabalhadora. 

Leia a íntegra da sentença. 

Tadim Neves Advocacia

Patrocínio

Patrocínio Migalhas