Quinta-feira, 18 de julho de 2019

ISSN 1983-392X

Cenário

por FSB Inteligência

Cenário - 14.1.19

segunda-feira, 14 de janeiro de 2019

Tática de antecipação

A primeira metade de janeiro vai chegando ao fim com o Planalto – e não o Legislativo – liderando boa parte do debate público ou influenciando questões sensíveis.

Esta semana, estão previstos dois testes importantes: 1) a divulgação do decreto que flexibiliza a posse de armas e 2) o detalhamento da reforma da Previdência.

A aderência social de ambos vai determinar se a estratégia de ocupação de espaços seguirá o ritmo atual.

O novo governo lançou-se em 2019 em alta velocidade, o que produziu efeitos colaterais. Ruídos e choques internos chegaram a flertar com a formação de pequenas crises.

Com o Congresso de férias, as prioridades dos partidos estão direcionadas a outros nichos de interesse.

Neste momento, isso é uma vantagem para o governo. Entre outras coisas, porque pode se dar ao luxo de corrigir rotas e erros de cálculo a tempo.

Conjuntura

Aqui e lá fora

Na economia, novas ondas serão formadas esta semana e a maioria delas pode ter impactos combinados ou isolados sobre o dia a dia dos mercados.

O IBGE soltará números do comércio e do setor de serviços, enquanto o Banco Central divulgará o IBC-Br de novembro de 2018.

Há ainda a previsão de que o Parlamento do Reino Unido vote (finalmente!) o acordo do Brexit – proposta da primeira-ministra Theresa May que deveria ter sido votada em 11 de dezembro do ano passado.

Visita

Macri no Brasil

Depois de amanhã, o presidente argentino, Mauricio Macri, estará em Brasília para reunir-se com o presidente Jair Bolsonaro.

A situação na Venezuela estará entre os assuntos, mas o encontro bilateral também discutirá negócios.

Entre os argentinos é grande a expectativa quanto ao alcance do discurso liberal do novo governo, seus reflexos imediatos no Brasil e na vizinhança e, claro, qual será o futuro do Mercosul.

Ceará

Reação aos ataques

A Assembleia Legislativa do Ceará aprovou na tarde/noite de sábado e o governador Camilo Santana (PT) sancionou ontem um pacote de medidas que pretende fazer frente à onda de violência e vandalismo que atinge o Estado.

1) policiais militares e bombeiros da reserva podem ser convocados, 2) o efetivo de segurança poderá trabalhar até 84h mensais, 3) quem der informações que ajudem nas investigações dos crimes receberá recompensa em dinheiro, 4) foi criado o Fundo de Segurança Pública e Defesa Social, 5) um banco de informações sobre veículos desmontados começa a funcionar, 6) novas regras de restrição ao entorno dos presídios, 7) facilidades para a autorização de convênios e parcerias com União e estados para a cessão de policiais ao Ceará.

As leis têm validade imediata.

Congresso 1

Movimentos

Partidos alinhados à esquerda do Planalto e resistentes à ideia de ver Rodrigo Maia e Renan Calheiros nas presidências da Câmara e do Senado, respectivamente, vão passar os próximos dias em reuniões tentando fechar acordos alternativos.

Congresso 2

Voz da internet

Enquanto isso, no site de abaixo-assinados change.org, as listas contra as eleições de Maia e Calheiros ganham adeptos.

Basta digitar os nomes dos dois parlamentares no campo de busca para acompanhar.

'Shutdown'

Vida real

Nos Estados Unidos, o paradão administrativo causado pela queda de braço entre a Casa Branca e o Congresso – o 'shutdown' já é o maior da história – começa a levantar uma discussão tipicamente brasileira: a influência do Estado na rotina das pessoas.

AGENDA

Bolsonaro - O presidente da República participa, às 11h, da transmissão de cargo do comando da Secretaria Especial de Assuntos Estratégicos da Secretaria Geral da Presidência da República: sai Hussein Kalout e entra o general Maynard Marques de Santa Rosa.

EDUCAÇÃO

Perspectivas 2019 - O Todos Pela Educação faz um diagnóstico objetivo sobre graves problemas e propõe olhar para frente.

SABER

Arte - Tudo sobre a Bienal de Veneza, que acontece entre 11 de maio e 24 de novembro (em inglês).

SUSTENTÁVEL

Plástico zero - A companhia aérea portuguesa Hifly e sua campanha para se livrar do plástico durante os voos.

TECH

Casas inteligentes - As novidades que começam a ganhar escala e as ideias que ainda vão virar negócio (em inglês).

BEM-ESTAR

Correr - Um calendário atualizado com datas e outras informações sobre as corridas de rua pelo Brasil este ano.