PÍLULAS

  1. Home >
  2. Apertem os cintos... a República sumiu!

Apertem os cintos... a República sumiu!

quarta-feira, 16 de março de 2016

Atualizado às 09:02

O ministro Teori homologou ontem a delação premiada do senador Delcídio. A íntegra do documento não poderia ser pior para o governo. Entre os diversos implicados, o parlamentar cita Dilma, Lula, Mercadante, e até ministros do STF e STJ. Uma verdadeira lambança.

Impeachment

Ainda ontem, a advogada Janaina Paschoal, uma das autoras da denúncia contra a presidente Dilma - ao lado dos juristas Hélio Bicudo e Miguel Reale Júnior -, requereu à Câmara que seja anexada aos autos a delação de Delcídio.

"A colaboração prestada pelo Senador Delcídio corrobora, fortemente, todo o conteúdo do pedido de impeachment já em andamento."

Segundo a advogada, os fatos desvendados pela Lava Jato, a "íntima relação" entre as construtoras envolvidas no Petrolão e o ex-presidente Lula, "bem como a subserviência da denunciada diante deste tornam imperioso que o feito tenha imediato andamento, independentemente do que restar decidido pelo STF, no que tange aos embargos de declaração opostos".

O rito

A propósito, o STF se debruça hoje sobre os embargos declaratórios da Câmara dos Deputados ao acórdão que definiu o rito do processo de impeachment. Espera-se que saia uma iluminada decisão. A esperança do país, e não só nesta decisão, é que os ministros do STF sejam o esteio moral da pátria.

Porandubas políticas

O colunista Gaudêncio Torquato avisa: amanhã, quinta, deverá ser aberto o processo de impeachment de Dilma. Veja as análises.