Quarta-feira, 19 de setembro de 2018

ISSN 1983-392X

NOV
28
2017


Baú migalheiro

Há 55 anos, no dia 28 de novembro de 1962, o presidente João Goulart sancionou a lei 4.158/62, que dispõe sobre a carreira do Ministério Público do DF.

NOV
27
2017


Dannemann Siemsen Advogados - Relações de Consumo é o melhor escritório do Brasil na categoria Seguros Saúde

A Bradesco Seguros realizou, no dia 22 de novembro, o "IX Fórum de Integração Jurídica do Grupo Bradesco Seguros". Durante o evento aconteceu a cerimônia de premiação dos melhores escritórios de advocacia conveniados do país no ano de 2016.

O prêmio anual foi vencido, em 2015 e 2016, consecutivamente, pelo Dannemann Siemsen Advogados – Relações de Consumo, que alcançou a 1ª colocação em eficiência e cumprimento de metas na categoria "Seguros Saúde".

A área de Relações de Consumo atua, desde 2006, na representação em processos judiciais e administrativos, e foi especificamente planejada para gerenciar carteiras com volume.

Estiveram presentes na cerimônia o sócio sênior Luiz Henrique O. do Amaral e os sócios de Relações de Consumo Patricia Shima e Daniel Furtado de Oliveira Araújo.

_____________

___________________

NOV
27
2017


Baú migalheiro

Há 210 anos, no dia 27 de novembro de 1807, nasceu Teófilo Benedito Ottoni no Serro, MG. Foi líder da Revolução Liberal de 1842 e colonizador do Vale do Mucuri, deputado provincial, deputado geral e senador por MG. No dia 25 de março de 1881, foi instalada oficialmente a cidade de Teófilo Otoni, em sua homenagem.

NOV
27
2017


Pique-pique

Aos aniversariantes migalheiros da semana, enviamos nosso abraço. E o fazemos em nome do ilustre ministro aposentado do STJ, José Anselmo de Figueiredo Santiago, que assiste hoje às comemorações de seu aniversário.


Felicidades!

NOV
24
2017


Certas coisas...

Encarcerado em Curitiba, Palocci deve estar muito satisfeito ao ver seu advogado retratado na capa da revista Veja, fumando um charuto. Na legenda da foto "Obrigado, Lava Jato". Enfim, que desserviço ao cliente...

NOV
24
2017


Baú migalheiro

Há 73 anos, no dia 24 de novembro de 1944, o Esquadrão de Reconhecimento e o 3º Batalhão do 6º Regimento de Infantaria da FEB uniram-se ao exército americano nas primeiras ações em Monte Castelo, na Itália, durante a Segunda Guerra Mundial. Tomar Monte Castelo não foi nada fácil. As primeiras tentativas, realizadas nos dias 24, 25 e 26 de novembro, foram repelidas pelos alemães. Uma quarta tentativa também fracassou. Somente no dia 21 de fevereiro de 1945, após doze horas de combate, num esforço conjunto com o exército americano, os pracinhas brasileiros atacaram e, finalmente, conquistaram Monte Castelo.


Tropas brasileiras em Torre di Nerone, perto de Monte Castelo

NOV
24
2017


Pique-pique

Aos aniversariantes migalheiros da semana, enviamos nosso abraço. E o fazemos em nome do ilustre ministro Og Fernandes, do STJ, que assistirá no próximo domingo às comemorações de seu aniversário.


Felicidades!

NOV
23
2017


Baú migalheiro

Há 82 anos, no dia 23 de novembro de 1935, era deflagrado, na cidade de Natal, o primeiro levante militar do movimento que ficou conhecido como Intentona Comunista. A revolta, que tinha como objetivo derrubar o presidente Getúlio Vargas, se repetiu em Recife e Rio de Janeiro, mas acabou derrotada pelo caudilho. Com o fim do movimento, várias pessoas foram presas, incluindo Luís Carlos Prestes, apontado como principal articulador da Intentona Comunista.


"Quartel da Salgadeira", em Natal, atingido por disparos efetuados pelos insurretos

NOV
22
2017


Baú migalheiro

Há 107 anos, no dia 22 de novembro de 1910, foi deflagrada, no RJ, a Revolta da Chibata. O movimento representou a rebelião de marinheiros de baixa patente contra o sistema violento da Marinha do Brasil. Os amotinados, liderados pelo marinheiro João Cândido Felisberto, conhecido como "Almirante Negro", tiveram suas reivindicações atendidas – a punição com chibatadas foi extinta –, mas, uma semana depois, quase todos foram presos, mortos ou mandados para seringais na Amazônia.


Almirante João Cândido e os marinheiros do encouraçado Minas Gerais


NOV
21
2017


1º Café com Processo acontece em Brasília

Na última sexta-feira, dia 17, aconteceu o "1º Café com Processo", projeto da Associação Brasiliense de Direito Processual Civil (ABPC), organizado por Guilherme Pupe, coordenador da área de Contencioso e Consultivo especializado de Mudrovitsch Advogados e secretário-geral da entidade.

A iniciativa reunirá, uma vez por mês, em um escritório anfitrião, palestrantes e associados interessados em debater temas atuais da disciplina Processual.

Nesta edição, o Paixão Côrtes e Advogados Associados recebeu a mesa redonda.

O juiz de Direito Renato Castro abordou o "Papel do advogado na audiência de saneamento e de organização" e o vice-presidente da ABPC, Rodrigo Becker, discorreu sobre "Prequestionamento".

__________________

___________________________

NOV
21
2017


Baú migalheiro

Há 51 anos, no dia 21 de novembro de 1966, era criado, por meio do decreto 72, o Instituto Nacional da Previdência Social (INPS), como resultado da fusão dos institutos de aposentadoria e pensões do setor privado existentes. O INPS foi extinto pela lei 8.029, de 12 de abril de 1990, que criou o Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS).


(Retirado do acervo do jornal Folha de S. Paulo - edição de 19 de novembro de 1966)

NOV
21
2017


Pique-pique

Aos aniversariantes migalheiros da semana, enviamos nosso abraço. E o fazemos em nome do ilustre ministro aposentado do STF, Sepúlveda Pertence, que assiste hoje às comemorações de seu aniversário.


Felicidades!


NOV
20
2017


Baú migalheiro

Há 52 anos, no dia 20 de novembro de 1965, o governo militar editou o ato complementar 4, que exigia que as novas legendas deveriam ter no mínimo 120 deputados e 20 senadores, o que, na prática, instituiu o bipartidarismo no Brasil. Formado pela Arena e o MDB, este sistema de partidos vigorou durante 12 anos, até 1979.

NOV
17
2017


Pique-pique

Aos aniversariantes migalheiros da semana, enviamos nosso abraço. E o fazemos em nome do ilustre ministro aposentado do STF, Carlos Ayres Britto, que assistirá amanhã às comemorações de seu aniversário.


Felicidades!

NOV
17
2017


Baú migalheiro

Há 128 anos, no dia 17 de novembro de 1889, a família imperial embarcava para o exílio na Europa dois dias após a proclamação da República.

NOV
16
2017


Báu migalheiro

Há 80 anos, no dia 16 de novembro de 1937, o ex-presidente Getúlio Vargas extinguiu, por meio do decreto-lei 6, a Justiça Federal e o andamento das causas em curso.

NOV
14
2017


Pique-pique

Aos aniversariantes migalheiros enviamos nosso abraço. E o fazemos em nome do ilustre ministro Toffoli, que assiste amanhã às comemorações de seu republicano aniversário.


Felicidades!

NOV
14
2017


Baú migalheiro

Há 96 anos, no dia 14 de novembro de 1921, faleceu Isabel Cristina Leopoldina de Bragança, a princesa Isabel, durante seu exílio no Castelo d'Eu, em Paris. Conhecida pela sua luta pelo fim da escravidão no Brasil, ela decretou, no dia 13 de maio de 1888, por meio da Lei Áurea, o fim do trabalho escravo no país.

NOV
13
2017


PS x DB

O imbróglio Tasso x Aécio ocupou a mídia neste fim de semana. O PSDB, principal antagonista do PT nos últimos anos, não está sabendo aproveitar o debacle do adversário e agora se vê numa confusão dos diabos. O melhor comentário talvez tenha sido de Elio Gaspari que, com sua autoridade, contou o que muitos não sabiam: Aécio é um coronel. Gaspari não disse, mas é bem o momento de se dizer, que Aécio agiu neste caso como agiu com Joesley. E assim o fez porque aquele é o Aécio, não o bom moço que aparece nas telas, tartamudeando de modo ensaiado para passar um ar de simplicidade. Diferentemente é o senador Tasso Jereissati, homem culto, educado, e que preza a honorabilidade que granjeou há décadas. Tão honrado que, ao falar com a alta Direção de Migalhas, há algumas semanas, disse que o mineiro estava com uma má fama "imerecida". Ou seja, defendeu-o. E o defendeu, bem sabemos, porque age com grandeza. Não se apequenou como Aécio, que já não é de hoje, tem renegado as origens familiares e o jeito conciliador das Alterosas. Enfim, o tucanato está numa encruzilhada: de um lado Tasso e a sobrevivência do partido, de outro uma cachoeira de problemas. Talvez opte pela opção Pindamonhangaba, que é, em verdade, um muro, lugar que bem acomoda todos e que foi o responsável por se chegar a este ponto.

NOV
13
2017


Pique-pique

Aos aniversariantes migalheiros do dia, enviamos nosso abraço. E o fazemos em nome do ilustre ministro Herman Benjamin, do STJ, que assiste hoje às comemorações de seu aniversário.


Felicidades!