MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Citando São Jerônimo, juiz suspende processo no CNMP contra Deltan Dallagnol
PAD

Citando São Jerônimo, juiz suspende processo no CNMP contra Deltan Dallagnol

Veja a decisão do juiz Friedmann Wendpa.

Da Redação

sexta-feira, 18 de outubro de 2019

Atualizado em 19 de outubro de 2019 10:03

t

O juiz Federal Friedmann Anderson Wendpa, da 1ª vara Federal de Curitiba, concedeu tutela provisória suspendendo PAD no CNMP contra Deltan Dallagnol.

Na decisão, o magistrado evoca São Jerônimo em um post scriptum: "rideo advocatum qui patrono egeat. Riso nervoso, expressando angústia pela corrosão da homeostasia funcional da Magistratura e do Ministério Público."

O PAD diz respeito à entrevista à Rádio CBN na qual Deltan afirmou que três ministros do STF formavam uma "panelinha" e passavam mensagem de "leniência com a corrupção".

O chefe da força-tarefa da Lava Jato alegou que a entrevista foi objeto de processo disciplinar no Conselho Superior do Ministério Público Federal, que em abril decidiu arquivar o inquérito.

Pecado original

Ao deferir a tutela, o juiz concluiu que a instauração do PAD seria nula já que há decisão terminativa pretérita sobre fato e autor idênticos.

"A decisão do CNMP ao basear-se em premissa equivocada, qual seja, o entendimento de que o "procedimento administrativo que correu na origem não possuía caráter punitivo e não pode resultar na aplicação de sanção de imediato" está inteiramente contaminada pelo erro/pecado original."

Para o julgador, está caracterizado bis in idem pela existência de outro processo administrativo disciplinar acerca da mesma conduta já examinada no processo findo.

"O anátema de nulidade é substanciado pela esqualidez da fundamentação acerca dos motivos que levaram à tomada de decisão gravíssima de tratar a decisão da Corregedoria própria do MPF como flatus vocis."

  • Processo: 5055825-74.2019.4.04.7000

Veja a decisão.

Patrocínio

Patrocínio

CASTANHEIRA MUNDIM & PIRES ADVOCACIA

CASTANHEIRA MUNDIM & PIRES ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...