AGENDA

  1. Home >
  2. Agenda >
  3. IAB comemora seus 178 anos com sessão solene virtual no Dia do Advogado
Online

IAB comemora seus 178 anos com sessão solene virtual no Dia do Advogado

Participe!

segunda-feira, 9 de agosto de 2021

Atualizado em 10 de agosto de 2021 12:12

Os 178 anos de fundação do IAB - Instituto dos Advogados Brasileiros serão celebrados em sessão solene virtual nesta quarta-feira, 11/8, quando se comemora o Dia do Advogado, a partir das 18h, no canal TVIAB no YouTube. Sob a condução da presidente nacional, Rita Cortez, o aniversário da Casa de Montezuma será marcado pela entrega inédita da Medalha Teixeira de Freitas a uma mulher. A jurista Ester Kosovski, que ingressou no IAB em 1983 e integra do Conselho Superior, será agraciada com a principal comenda do Instituto, que distingue aqueles que deram contribuição inestimável ao Direito e à Justiça.   

Com a Medalha Teixeira de Freitas, foram homenageados Evandro Lins e Silva, José Carlos Barbosa Moreira, Raymundo Faoro, Victor Nunes Leal, Afonso Arinos de Mello Franco, Sobral Pinto, Nelson Hungria, Levy Carneiro e Clovis Bevilacqua, entre outros juristas. Ester Kosovski foi homenageada, em 2017, com a Medalha Montezuma e a Medalha Levy Carneiro, sendo que esta foi entregue à jurista na sessão especial do IAB em Homenagem ao Dia Internacional da Mulher, realizada no dia 8 de março daquele ano.  

Natural do Rio de Janeiro, Ester Kosovski se formou em Direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), em 1953; em Comunicação Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), em 1972, e em Administração de Empresas pela Faculdade Moraes Junior, em 1973. Fez especialização em Direito pela Uerj, em 1964; cursou mestrado em Comunicação e doutorado em Direito pela UFRJ, em 1978, e  pós-doutorado pelo  Union College (Schenectady - New York), em 1987.   

A comemoração pelos 178 anos incluirá também a encenação virtual, antes da sessão solene, da peça Re-acordar, no canal TVIAB no YouTube, a partir das 16h30. A peça é dirigida por Amir Haddad e encenada pelos remanescentes do grupo Teatro Universitário Carioca (Tuca), fundado em 1966. Com músicas do compositor Sérgio Ricardo e direção musical do maestro Luiz Carlos Ramos, a peça conta a história dos integrantes do Tuca e suas experiências com a ditadura militar, a prisão, a tortura e o exílio.   

O texto entremeia poemas do bumba-meu-boi O coronel de Macambira, de Joaquim Cardozo, encenado pelo Tuca em 1967, no Rio, com reflexões e relatos dos atores sobre as últimas décadas, especialmente o período da repressão militar. Os remanescentes do grupo se reencontraram em 2015, fundaram a Associação Tuca de Arte e Cultura (Tucaarte) e realizaram a primeira leitura pública de Re-acordar em outubro 2018, na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Realização

  • IAB - Instituto dos Advogados Brasileiros

_____________ 

t