AGENDA

  1. Home >
  2. Agenda >
  3. Editora Mizuno lança 4ª edição da obra "Condutas Vedadas aos Agentes Públicos em Ano Eleitoral"
Lançamento

Editora Mizuno lança 4ª edição da obra "Condutas Vedadas aos Agentes Públicos em Ano Eleitoral"

Confira!

sexta-feira, 22 de abril de 2022

Atualizado em 20 de abril de 2022 15:02

Lançamento da Editora Mizuno, a obra "Condutas Vedadas aos Agentes Públicos em Ano Eleitoral", de autoria de Igor Pereira Pinheiro, tem como propósito analisar todos os aspectos materiais e processuais das condutas vedadas aos agentes públicos em ano eleitoral, tendo realizado um estudo dos ilícitos correlatos (eleitorais ou não).

 (Imagem: Divulgação)

(Imagem: Divulgação)

O processo eleitoral hígido tem como pressuposto a igualdade de oportunidades entre partidos, (pré) candidatos, coligações e federações Partidárias.

Dentre os vários fatores que podem desequilibrar essa meta do ordenamento jurídico, destaca-se o uso da máquina pública pelos governantes de plantão, que, seguindo uma triste realidade institucional, fazem uso dos bens, serviços e servidores públicos para as pretenções político-eleitorais, suas e de aliados.

Como forma de prevenir e reprimir esse tipo de comportamento, o legislador institui as chamadas condutas vedadas aos agentes públicos em ano eleitoral, cuja descrição encontra-se entre os artigos 73 a 77 da Lei nº9.504/97, tendo como sanções possíveis: a cassação e cassação do registro ou mandato, sem prejuízo do surgimento da inelegibilidade.

A 4ª edição foi totalmente revista e ampliada, com novos comentários doutrinários e julgados do TSE e TRE's de todo o Brasil.

Além disso, foram analisados os impactos da nova lei de improbidade administrativa (lei 14.230/21) na seara eleitoral e, em especial, na caracterização e punição das condutas vedadas.

Tópicos abordados:

  • Emenda Constitucional nº 111/2021
  • Lei Complementar nº 184/2021 (Altera a Lei da Ficha-Limpa)
  • Lei nº 14.230/2021 (Nova Lei de Improbidade Administrativa)
  • Lei nº 14.208/2021 (Federações Partidárias)

Conforme:

  • Jurisprudência do STF, TSE e TRE?s atualizada até 11/02/2022
  • Enunciados da EJE/TSE
  • Garantia de atualização até 31/12/2022 via QR-Code

__________

Igor Pereira Pinheiro

Promotor de Justiça do MPCE; Especialista, Mestre e Doutorando em Ciências Jurídico-Políticas pela ULISBOA; Autor dos livros "Crimes Eleitorais e Conexos" , "Condutas Vedadas aos Agentes Públicos em Ano Eleitoral, "Nova Lei de Improbidade Administrativa Comentada", "Nova Lei do Abuso de Autoridade" e outros, todos pela Editora Mizuno. Professor de Direito Administrativo e Eleitoral do Estratégia Carreiras Jurídicas. Professor- Convidado de Diversas Escolas da Magistratura e do Ministério Público no Brasil; Foi Membro do Grupo de Atuação Especial de Defesa ao Patrimônio Público do Ministério Público do Estado do Ceará (GEDPP); Foi Coordenador do Grupo Auxiliar da Procuradoria Regional Eleitoral do Ceará. Coordenador editorial de Direito Administrativo e Direito Eleitoral do Grupo Mizuno.

__________

 _________

t