Encerrado


Curso

Atualização em Redação Empresarial

  • Data: 8 a 29/9/09 (terça-feira)
  • Horário: 19h às 22h
  • Local: av. Liberdade nº 956, São Paulo/SP (próximo ao Metrô São Joaquim)

Apresentação do curso

A língua portuguesa tem 228.000 verbetes, segundo o dicionário mais recente do Brasil, o Houaiss. Ninguém tem obrigação de guardar na memória mais do que vinte por cento desse volume, e é exatamente para isso que existem os dicionários e os livros de consulta. Não é vergonha consultar o dicionário; ao contrário, é mostra de sabedoria.

Aprender o manejo adequado da língua é tarefa para a vida inteira. Por isso não houve aqui a presunção de apresentar um curso que ensine a escrever. Apenas foram selecionados alguns tópicos que poderão contribuir para estimular os leitores ao saudável hábito de refletir sobre o processo de elaboração do texto. Mas sem se esquecerem de consultar dicionários e de fazer boas leituras.

Objetivo

O principal objetivo deste curso é compartilhar informações que possam ajudar a produzir textos mais voltados para o efeito principal da escrita, que é comunicar uma idéia a outra pessoa, corretamente, diretamente, sem desvios.

Público

Todas as pessoas que tenham interesse em aperfeiçoar a sua linguagem escrita. Será uma oportunidade de avaliar aspectos da comunicação que muitas vezes passam despercebidos.

Conteúdo programático

Questões lingüísticas

1. Respeite a diferença:

  • A elipse;
  • A ambigüidade;
  • Os regionalismos;
  • Barbarismo;
  • A perífrase;
  • A paródia.

2. A norma e o uso:

  • Um pouco de história;
  • Latinismos;
  • "Só sei que nada sei".

3. Padrões de linguagem

4. Níveis de linguagem:

  • Linguagem coloquial / familiar;
  • Linguagem literária;
  • Linguagem técnica e científica;
  • Linguagem culta.

5. Formal ou informal

Questões formais

6. Quando a linguagem não é eficiente:

  • Gírias;
  • Jargões;
  • Vícios de linguagem;
  • Deslocamento de pronome;
  • Uso da partícula se;
  • Exagero no uso de letras maiúsculas;
  • Siglas – maiúsculas ou minúsculas?
  • Hífen;
  • Estrangeirismo.

7. Algumas convenções:

  • Grafia de horas;
  • Grafia de medida.

Questões ortográficas

8. O texto, aliado ou carrasco:

  • Precisão e pernosticismo.

9. Articulações de palavras:

  • Raiz e desinência;
  • Formação das palavras.

10. Vamos combinar as letras?

  • Letra + letra = fonema, sílaba ou palavra.

Questões de pronúncia

11. Questões de pronúncia:

  • Ortoépia;
  • Cacoepia (timbre, omissão, acréscimo, substituição, troca de posição, nasalização de vogais);
  • Exercício de pronúncia;
  • Abreviação vocabular.

Questões sintáticas

12. Vamos combinar as palavras?

  • Palavras + palavras = orações;
  • Alguns sinais de pontuação.

Questões de estilo

13. Vamos combinar as orações?

  • Orações + orações = período (parágrafo);
  • Parágrafo, uma questão de lógica.

14. Vamos combinar parágrafos?

  • Parágrafos + parágrafos = texto;
  • Coesão;
  • Coerência;
  • Unidade;
  • Inserção histórica;
  • Intertextualidade.

15. Sentido – conotação e denotação

16. O processo da comunicação escrita:

  • Pesquise sobre o assunto;
  • Credibilidade.

17. Situações que interferem na leitura

  • Alguns exemplos de ruído na comunicação.

18. Ter medo é uma coisa normal

  • Como superar o medo.

19. Tipos de texto:

  • Descrição, a informação imparcial;
  • Descrição de processo, a seqüência;
  • Narração, pessoas em ação;
  • Dissertação, opiniões e conceitos.

Questões de elaboração

20. Fases da boa redação

21. Roteiro para uma redação

22. Características de uma boa mensagem

  • Clareza;
  • Concisão;
  • Objetividade;
  • Simplicidade;
  • Criatividade.

23. Carta e comunicado

  • Carta de apresentação;
  • Dois modelos de carta.

24. A mensagem de correio eletrônico

  • Escrevendo em computador?

25. Pense bem

  • Redundâncias viciosas.

Questões gramaticais

26. Apoio gramatical:

  • Ocorrência de crase;
  • Algumas regras práticas para o uso da crase;
  • Concordância nominal;
  • Concordância nominal – exercícios;
  • Bem/Mal;
  • Bom/Mau;
  • Algumas dificuldades ortográficas;
  • Regência verbal;
  • Plural de substantivos compostos;
  • Algumas questões sobre verbos.

Questões de organização

27. Resumo e resenha:

  • Exercício de resenha crítica.

28. Artigo:

  • Formas de desenvolvimento de um artigo;
  • Recursos formais.

Coordenador e conferencista

-Joaquim Maria Botelho
É jornalista, com especialização em Jornalismo Internacional pela University of Wisconsin/EUA. Também é mestre em Literatura e Crítica Literária pela PUC/SP. Como jornalista, foi chefe de reportagem da Revista Manchete, chefe de redação da TV Globo Vale do Paraíba e diretor de redação do jornal Vale Paraibano, de São José dos Campos. Implantou o núcleo de jornalismo da TV Bandeirantes de Taubaté. Como executivo, foi assessor de imprensa do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, assessor de imprensa da Embraer, diretor de comunicação da Febem/SP e coordenador de imprensa da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo. Tem vários livros publicados, sendo o mais recente "Imprensa, Poder e Crítica", além de várias traduções do inglês. É atualmente diretor da União Brasileira de Escritores.

Carga horária e duração

12 horas/aula

Investimento

Profissionais

2X de R$ 139,00 (s/ juros)

Desconto de 5% para pagamento a vista.

Alunos e Ex-alunos EPD

2X de R$ 115,50 (s/ juros)

Desconto de 5% para pagamento a vista.

Estudantes

2X de R$ 133,00 (s/ juros)

Desconto de 5% para pagamento a vista.

Realização

  • EPD - Escola Paulista de Direito

_________________

Para concorrer a 1 vaga-cortesia:

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INFORMAÇÕES E INSCRIÇÕES

TELEFONE

(11) 3277-2822 / 0800 771 6629

OU

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Publicado terça-feira, 28 de abril de 2009