INFORMATIVO

  1. Home >
  2. Amanhecidas >
  3. MIGALHAS nº 2.685

MIGALHAS nº 2.685

Quarta-feira, 3 de agosto de 2011 - Migalhas nº 2.685 - Fechamento às 11h22.

Registro

Migalhas anuncia que, a partir de hoje, conta com mais um Fomentador :

  • DNL Digital

(Clique aqui)

_________________
_____________

"A invariável convivência matrimonial é coisa muito séria, é a grande razão da corrente infelicidade doméstica, é a causa imediata da fatal desilusão dos cônjuges, mesmo daqueles que se casam por amor legítimo e verdadeiro."

Aluísio Azevedo

(Clique aqui)

Civilizalhas

Uma pesquisa divulgada pela revista Veja mostra que 53% das pessoas entrevistadas praticam ou já praticaram algum tipo de ato de natureza sexual por meio da web e, segundo outra análise, feita com quase 600 pessoas, 41% delas já se relacionaram pela internet com alguém, enquanto tinham outro na vida real. Sites de relacionamentos exclusivos para pessoas casadas, que prometem sigilo e discrição, proliferam na rede e encorajam aqueles que buscam novas formas de relacionamento. Na coluna de hoje, o professor da PUC/SP, Adriano Ferriani, analisa o tema sob o aspecto jurídico. Veja as implicações civis de eventual infidelidade virtual. (Clique aqui)

Fidelidade

Quem não clicou na coluna acima com medo de, com isso, assumir eventual conduta inapropriada, fique tranquilo. Se for pego com a boca na botija, diga que é para o caso de ter de orientar algum cliente. Ademais, de nossa parte, garantimos que seu acesso, fiel migalheiro, será mantido no mais absoluto sigilo. Feitas as explicações, vai agora outra oportunidade de leitura : clique aqui.

Por merecimento, não por antiguidade

Agora é fato. O MJ já despachou o pedido de aposentadoria de Ellen Gracie para a presidente Dilma e confirmou a data de saída da elegante ministra do Supremo para a próxima segunda, dia 8. (Clique aqui)

Porandubas políticas

Entre as análises dos principais acontecimentos políticos dos últimos dias, Gaudêncio Torquato nos brinda com proverbiais citações traduzidas para o bom e velho juridiquês. (Clique aqui)

Defensoria - I

A OAB ajuizou ADIn para questionar dispositivos da LC 80/94, que incluem no rol de atribuições da Defensoria Pública a assistência às pessoas jurídicas. Para a Ordem, a extrapolação da atuação fere a CF. Outro questionamento da ADIn é a capacidade postulatória do Defensor Público : para a entidade os defensores são essencialmente advogados, não tendo como dispensá-los da inscrição da OAB. (Clique aqui)

Defensoria - II

O desembargador Gilberto de Souza Moreira, presidente da 7ª câmara de Direito Privado do TJ/SP, concedeu liminar em MS para que defensor público desligado da Ordem continue a atuar em caso. O defensor foi afastado pelo desembargador Miguel Brandi Júnior, que havia determinado a nomeação de um profissional da OAB em seu lugar. (Clique aqui)

Defensoria - III

A disputa entre a Defensoria Pública e a Ordem tende a aumentar, agora que um grupo de defensores paulistas se desligou da OAB. Com isso, pipocaram ações para discutir a capacidade postulatória dos defensores sem inscrição. Ao ajuizar a ADIn citada na migalha acima, o batonnier afirma que "a atividade exercida pelos Defensores Públicos, a toda evidência, é advocacia". 

_____________

Gramatigalhas

A leitora Marilene Paulo de Oliveira envia-nos a seguinte mensagem:

"Na Gramatigalhas (Migalhas 2.680 - 27/7/11 - clique aqui) - item 5 - está colocado 'hoje com franco acesso a carreiras liberais'. Pergunta: - não seria 'acesso à carreiras liberais'?"

Se você também quer saber o que pensa a esse respeito o dr. José Maria da Costa, então clique aqui.

_______

Conhecimento

A coluna Gramatigalhas conta agora com o valoroso patrocínio da empresa de software, inovação, relacionamento e suporte à gestão TOTVS, para quem dividir conhecimento é a melhor forma de multiplicar riquezas. (Clique aqui)

_____________

Schin - I

O escritório TozziniFreire Advogados assessorou a Kirin Holdings Company na aquisição da totalidade do capital da Aleadri-Schinni Participações e Representações, controladora do Grupo Schincariol. O trabalho foi realizado pelo Japan Practice Group de TozziniFreire e contou com a coordenação dos sócios Pedro Seraphim e Marcio Baptista. (Clique aqui)

Schin - II

A venda da cervejaria Schincariol para o grupo japonês Kirin vai parar na Justiça. Sob a alegação de que não tiveram o prazo definido no estatuto da companhia para exercer o direito de compra da parte à venda, os sócios minoritários da cervejaria não reconhecem a aquisição da companhia pelo grupo japonês. O advogado Cristiano Zanin Martins, do escritório Teixeira, Martins & Advogados, entrou com ação em SP, no fim da tarde de ontem, pedindo para que seus clientes sejam informados dos termos da negociação.

Reclamação

O grupo francês Casino entrou com uma reclamação na CVM contra o Pão de Açúcar.

Fusão

A Drogasil e a Droga Raia confirmaram ao mercado a fusão de suas operações.

IOF

A RF determinou que quem usar o cartão de crédito para pagar contas de serviços como luz, água, telefone e condomínio será taxado com o IOF, de 3% ao ano ou 0,0082% ao dia.

Catou e se deu mal

A Catho foi condenada a pagar uma indenização de mais de R$ 50 milhões por prática de concorrência desleal. A empresa, comprada pelo fundo americano Tiger Global Management, em 2006, é acusada de invadir e copiar ilicitamente informações de sites concorrentes para aumentar sua base de currículos e oferecer seus serviços aos clientes de outras recrutadoras. A sentença é da lavra do juiz Luiz Mário Galbetti, da 33ª vara Cível de SP. O mesmo magistrado já havia condenado a empresa (R$ 13 mi), em 2009, por surrupiar currículos da concorrente Gelre. (Clique aqui)

Internet

O governo deve enviar o PL sobre o "Marco Civil da Internet" ao Legislativo na semana que vem. Elaborado pelo MJ, o projeto estabelece as regras civis para a internet. Trata-se, como este informativo já se posicionou a mancheias, de uma bobagem sem fim. Como se vê pela nota acima, não é preciso de marco algum para que as irregularidades sejam punidas. Querer pôr regras num negócio livre é engessar a liberdade, inclusive a sagrada liberdade de expressão. Imagine agora os sites da internet tendo de se reportar a um rapazola do MJ para ter o direito de publicar isto ou aquilo. Porque, ninguém duvide, é nisso que vai dar. Ademais, impor cumprimento de regras prévias é ir contra a democratização da informação, porque - mais cedo ou mais tarde - os mais fortes irão dominar as tais regras. Ou alguém acredita em conto da carochinha ?

O "X" da questão

A 2ª turma do STF rejeitou recurso do jornalista Alexandre Machado que pretendia ser indenizado por danos morais por texto de Jânio de Freitas, na Folha de S.Paulo. Machado alega ter sido ofendido por críticas que Jânio teria feito, em texto intitulado "O X do negócio", quanto a sua atuação como diretor de comunicação da Petrobras, especificamente no malfadado projeto que pretendia alterar o nome da estatal para "Petrobrax". A crítica de Jânio de Freitas - e de meio mundo naquela época - referia-se também ao fato de ter havido a contratação de uma empresa terceirizada para os iluminados estudos, sem licitação. Na análise do caso, o ministro Celso de Mello afirmou que as críticas que os meios de comunicação dirigem a pessoas públicas e a figuras notórias, "por mais duras e veementes que possam ser", são direito de índole constitucional e seu concreto exercício não sofre as limitações decorrentes dos direitos de personalidade. "O STF tem destacado, de modo singular, em seu magistério jurisprudencial, a necessidade de preservar-se a prática da liberdade de informação, resguardando-se, inclusive, o exercício do direito de crítica que dela emana", ressaltou o festejado tatuiense. (Clique aqui)

Celular

Depende de sanção de Kassab o projeto aprovado pela casa de leis paulistana que restringe o uso do telefone móvel no interior dos bancos. Era só o que faltava. Dizem que é para diminuir os assaltos, uma vez que o bandido liga de dentro da agência para dizer quem está saindo com bufunfa. A ideia de proibir o celular é igual aquela que já se viu, quando tínhamos assaltos relâmpagos (o que motivou o fechamento dos caixas 24 horas, os quais agora só funcionam até às 22h). Na época, como na maioria dos casos o bandido colocava a vítima no porta-malas, teve gente que sugeriu proibir a fabricação de veículos com este "opcional". Agora, querem proibir o celular. E assim vamos. Quem sabe um dia resolvam proibir o bandido de roubar.

Dia do Orgulho Heterossexual

Os edis bandeirantes aprovaram PL que institui o Dia do Orgulho Heterossexual, a ser comemorado no terceiro domingo de dezembro. Para entrar no calendário oficial, o projeto tem de ser sancionado por Kassab. A pergunta é : eventual veto será um ato preconceituoso ?

Migas

1 - STF - Pauta de julgamentos previstos para a sessão plenária de hoje. (Clique aqui)

2 - STJ - Restituição do IR é impenhorável, salvo prova de que origem não é salarial. (Clique aqui)

3 - TRF da 1ª região - Não incide IR sobre indenização recebida por demissão voluntária. (Clique aqui)

4 - Norma sobre CNPJ dos comitês financeiros de partidos políticos e candidatos é alterada. (Clique aqui)

5 - Denatran limita quantidade de veículos importados por importadores independentes. (Clique aqui)

6 - Governo fixa norma para produção de sementes e mudas em sistemas orgânicos. (Clique aqui)

7 - ANS publica resolução que atualiza a cobertura assistencial obrigatória para os planos de saúde. (Clique aqui)

Terceirização

Vilã ou solução ? É a indagação formulada pelo artigo da advogada Jessica Rodriguez Ramos, do escritório Rodrigues Jr. Advogados, que analisa a terceirização tanto sob o prisma das tomadoras e prestadoras de serviços quanto dos empregados terceirizados, a partir do que está disposto no PL 4.330/04. (Clique aqui)

Morosidade

Acerca da PEC dos Recursos, o advogado Marcelo Knopfelmacher, do escritório Knopfelmacher Advogados e presidente do MDA - Movimento de Defesa da Advocacia, assevera estar convencido de que "a solução para combater a morosidade da Justiça não está na pura e simples extinção dos recursos aos Tribunais Superiores". Para ele, não é eficaz olhar o topo da pirâmide do Judiciário e esquecer suas bases, carentes de juízes, servidores, varas e investimentos. (Clique aqui)

Desoneração

O decreto paulista 57.042/11 desonerou, de modo significativo, os produtores de energia elétrica a partir de biomassa, resultante da industrialização e de resíduos da cana-de-açúcar. Baseado nesta norma, o advogado Fernando Maranhão Ayres Ferreira (escritório Cunha, Franco, Maranhão & Mont'Alvão Sociedade de Advogados) comenta os benefícios gerados ao setor sucroalcooleiro com a redução da carga tributária. (Clique aqui)

_____________

  • Migalhas mundo

Hooters

Após longo prazo tentando manter seus ativos, cassino em Las Vegas da rede de restaurantes Hooters requer concordata. O Hooters, conhecido pelas belas garçonetes que vestem shorts e regatas decotadas, possui lojas em 27 países, incluindo o Brasil. (MI - clique aqui)

Copyright

Muito em breve não será mais ilegal no Reino Unido a cópia de CDs ou DVDs para uso pessoal. Uma análise realizada pelo professor Ian Hargreaves sobre o cenário da propriedade intelectual revelou que uma mudança poderia contribuir com bilhões de libras para a economia. (MI - clique aqui)

Yes, we can !

Obama sancionou ontem a lei que aumenta o teto da dívida dos EUA. (MI - clique aqui)

Estas e outras notícias no MI - Migalhas International de hoje. (Clique aqui)

_____________

Lauda Legal

Ciente da nova perspectiva conferida pelos direitos fundamentais contidos na Constituição à hermenêutica do Direito Civil, o professor Guilherme Calmon Nogueira da Gama dedica-se ao ensino dos "Direitos Reais" (625p.) com entusiasmo, buscando alcançar não só o estudante como o profissional. Clique aqui para ler a resenha preparada por Roberta Resende e participe de nosso sorteio, proporcionado pela nossa mais recente fomentadora, Editora Atlas.

Fachadas

A fachada em tons neutros, de Taquaritinga/SP, apresenta um toque clássico com colunas brancas de capitel coríntio, característico do final do século V a.C., que denota um estilo decorativo e remete às ordens arquitetônicas greco-romanas. A seção Fachadas celebra a diversidade arquitetônica das bancas de advocacia do Brasil e do mundo. Para observar os detalhes ampliados, deslize o mouse sobre a imagem. (Clique aqui)

_____________

Novo Fomentador

Migalhas vem contando com o apoio de institutos, editoras, faculdades, associações e empresas de eventos para trazer sempre vantagens aos leitores. São os Fomentadores do Direito brasileiro. Temos o privilégio de anunciar que Migalhas conta a partir de hoje com a participação de mais um Fomentador do Direito :

  • DNL Digital

(Clique aqui)

Criada em 2007, a DNL Digital fornece um sistema de digitalização e guarda virtual de documentos, além de serviços terceirizados tais como cópias de feitos judiciais, gerenciador de processos, retirada de guias de pagamento e busca e entrega de petições. Tudo isso a partir de uma prestação de serviços de excelência em cumprimento de prazos, agilidade nas respostas e no atendimento, com custos adequados aos clientes. Clique aqui e conheça o novo Fomentador de Migalhas.

_____________

@PortalMigalhas

Siga o twitter deste poderoso rotativo (@PortalMigalhas) e compartilhe as informações do meio jurídico com toda sua rede de amigos. (Clique aqui)

Acidente

Na noite da última segunda-feira, um acidente na rodovia Doutor William Amin, em Ituverava/SP, vitimou precocemente o advogado Lucas Moreira da Silva, aos 25 anos. Lucas dirigia uma BMW, no sentido Miguelópolis, quando perdeu o controle do veículo e bateu contra um ônibus que transportava funcionários de uma usina. O ônibus transportava 15 passageiros e nove ficaram feridos.

Baú migalheiro

Há 193 anos, no dia 3 de agosto de 1818, um decreto concedeu privilégio ao General Caldeira Brant (depois Marquês de Barbacena) e a outros, para a introdução e emprego de barcos de vapor nos rios e costa da Bahia. O General fez construir à sua custa um vapor, que no dia 4 de outubro do ano seguinte foi inaugurado, fazendo a viagem da Bahia a Cachoeira. Foi o primeiro barco desse gênero que houve no Brasil. Em 1821 havia no Rio de Janeiro, o Bragança. Os primeiros vapores que teve a nossa marinha de guerra foram o Correio Imperial, comprado em Londres em 1825, e o Correio Brasileiro, em Liverpool, no ano seguinte. A ilha de Itaparica teve desde 1817 um engenho a vapor.

Sorteio

A obra "Petróleo - Exploração, produção e transporte sob a óptica do Direito Ambiental" (Millennium - 240p.), de Carol Manzoli Palma, aborda a estruturação da legislação ambiental brasileira voltada à indústria do petróleo. Concorra a um dos dois exemplares, cortesia da autora. (Clique aqui)

Sorteio II

São cinco chances. Participe e concorra a um dos exemplares do livro "Newsletter Almeida Guilherme Advogados 2011" (Fiuza - 173p.), coordenado por Luiz Fernando do Vale de Almeida Guilherme, sócio da banca Almeida Guilherme Advogados Associados. (Clique aqui)

Lançamentos

O IAMG - Instituto dos Advogados de Minas Gerais, juntamente com a OAB/MG e a APEMINAS, promove em BH, no próximo dia 5, o lançamento do livro "Acordo de Acionista - Homenagem a Celso Barbi Filho", do professor Modesto Carvalhosa, publicado pela Editora Saraiva. O evento será no auditório da OAB/MG (rua Albita, 260), às 17h.

A Editora Campus Elsevier - Campus Jurídico acaba de lançar a obra "Interpretando o Estatuto dos Funcionários Públicos do Estado de São Paulo", de Hamurabi Messeder. O livro apresenta teoria e mais de 130 questões de concursos com gabarito.

Migalhíssimas

Amanhã, Filipe Fonteles Cabral, do escritório Dannemann Siemsen Advogados, participará do evento "Mark-i Summer Seminar 2011", promovido pelo escritório Mark-i, no Japão. Filipe falará em dois módulos "Trademark Prosecution Practice" e "IP Enforcement", abordando esses temas sob a ótica da prática brasileira.

Gilberto Giusti, do escritório Pinheiro Neto Advogados, será um dos palestrantes do "Curso de Aperfeiçoamento de Arbitragem para Magistrados", que acontecerá em Curitiba, nos dias 4 e 5/8. O tema de sua apresentação será "Convenção de arbitragem e arbitralidade subjetiva e objetiva. Arbitragem e Poder Público". O evento é organizado pela Câmara de Arbitragem da Federação das Indústrias do Paraná, em conjunto com a Escola da Magistratura do Paraná.

Rafael Freitas Machado, do escritório Smaniotto, Cury, Castro & Barros Advogados Associados, ministrará nos dias 8 e 9/8, um curso sobre "Advocacia nos Tribunais Superiores". O advogado irá abordar as principais regras, recomendações e estratégias quanto à prática de atos processuais perante os Tribunais Superiores. O curso acontecerá na Escola Superior de Advocacia da OAB/BA. Informações : (71) 3322-3765 ou (71) 3322-0579.

Carla Rahal Benedetti, do escritório Carla Rahal Benedetti(Advocacia Criminal, participará da palestra que tem como tema : "Crimes eletrônicos o uso seguro da internet para toda a família", que será realizada no Clube Atlético Monte Líbano - Fourier do Teatro em SP, no dia 11/8, às 20h30. Participarão também o presidente da Comissão dos Crimes de Alta Tecnologia da OAB/SP, Coriolano Aurélio de Almeida Camargo, Renato Opice Blum e Fernando de Pinho Barreira da empresa The Perfect Link.

No dia 25/8, a partir das 8h30, o escritório Gaia Silva Gaede & Associados promove o "Painel de Debates - Créditos de PIS e COFINS e os recentes posicionamentos da RFB e do CARF" no Hotel Renaissance, em SP. Informações : (11) 3101-2029 ou (11) 3105-2712.

A matriz do escritório Brasil Salomão e Matthes Advocacia, em Ribeirão Preto/SP, retoma, hoje, as atividades do Cejur - Centro de Estudos Jurídicos Brasil Salomão com a palestra gratuita "Responsabilidade Tributária do Sócio Administrador". O expositor será Flávio Puig, advogado da banca.

Na última segunda-feira, a ESA/SP iniciou o "II módulo do Curso de Direito do Entretenimento e Comunicação Social", sob a coordenação dos professores Sonia Maria D'Elboux e José Carlos Costa Netto. A aula inaugural, intitulada "A Tutela Constitucional da Comunicação Social", que cuidou da liberdade de imprensa nas Constituições brasileiras, desde o império até os nossos dias, foi ministrada pelo advogado Lourival J. Santos, do escritório Lourival J. Santos - Advogados e presidente da Comissão das Liberdades Públicas do IASP, onde também é conselheiro.

Monografia

O Comitê de Ensino Jurídico e Relações com Faculdades do CESA - Centro de Estudos das Sociedades de Advogados, por intermédio de seus coordenadores Décio Policastro (Araújo e Policastro Advogados) e Juliana Abrusio, está com inscrições abertas para o "V Concurso Nacional de Monografia", que tem como tema "As formações adicionais que o advogado deve ter". O concurso é aberto a estudantes que estejam cursando, a partir do segundo ano, faculdade de Direito brasileira reconhecida pelo MEC. O prazo para a apresentação das monografias será de 1º/9 a 17/10. (Clique aqui)

Jantar

O GVlaw - Programa de Especialização e Educação Continuada da Direito GV promove um jantar hoje para os coordenadores do curso para apresentação da nova diretoria no L' Hotel, em SP. A abertura será feita pelo professor Oscar Vilhena Vieira, recém-nomeado diretor da Direito GV, com a presença do professor Paulo Goldschmidt, vice-diretor da Escola e do novo coordenador executivo do GVlaw, Emerson Ribeiro Fabiani.

Contabilidade

O Programa de Educação Executiva da FIPECAFI - Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis, Atuariais e Financeiras está com inscrições abertas para o curso de curta duração "Contabilidade para não Contadores". As aulas acontecem nos dias 13, 20 e 27/8, das 9 às 18h. (Clique aqui)

Inscrições

A Rede de Ensino LFG está com as inscrições abertas para os cursos de pós-graduação lato sensu em diversas áreas do Direito e um MBA em gestão. Informações : clique aqui ou pelo telefone 0800-884-4800.

Consumo

No dia 8/8, começam as aulas do curso de pós-graduação "Direito das Relações do Consumo" oferecido pela Universidade Cidade de São Paulo - UNICID. (Clique aqui)

Encontro

Nos dias 11 e 12/8, acontece o "XXV Encontro Redejur em Buenos Aires", realizado pela RedeJur - Associação de Escritórios de Advocacia Empresarial. (Clique aqui)

Cursos

A Editora Lex oferece o curso "Avaliação de Controle Interno com Foco no COSO Report" (clique aqui), de 8 a 10/8, no DF, e o "Compra e Venda de Sociedades Limitadas" (clique aqui), no dia 23/8, no RJ.

Eventos

Concorra a vagas-cortesia oferecidas pela AASP para os cursos : "A nova Legislação Processual Penal e o Direito de Defesa" (clique aqui), no dia 10/8, e "Direito Possessório : teoria e prática" (clique aqui), de 22 a 25/8.

Oportunidades

A FISCOSoft Editora oferece vagas-cortesias para os cursos em SP : "PIS e COFINS - Cálculo e regras gerais" (clique aqui), no dia 11/8, e "Sistema de Registro Eletrônico de Ponto (SREP) - Novas regras para a utilização do ponto eletrônico" (clique aqui), dia 23/8.

Teoria

Com início em 13/8, o curso "Teoria Geral do Direito Previdenciário", realizado pela EPDS - Escola Paulista de Direito Social, está com inscrições abertas. (Clique aqui)

Previdenciário

Acontece, nos dias 19 e 20/8, o curso "Prática em processo Judicial Previdenciário" promovido pelo Instituto Brasileiro de Direito Previdenciário - IBDP. Concorra a uma vaga-cortesia. (Clique aqui)

Tributário

O "Curso de Especialização em Direito Tributário", oferecido pelo Instituto Brasileiro de Estudos Tributários - IBET, está com inscrições abertas. (Clique aqui)

Tributário - II

Estão abertas até o dia 8/8 as matrículas para o curso de extensão "Processo Judicial Tributário", organizado pelo Instituto de Direito da PUC-Rio e coordenado pelos professores Firly Nascimento Filho e Flávia de Almeida Viveiros de Castro. O evento será realizado de 15/8 a 19/12, segundas-feiras, das 18h30 às 22h. (Clique aqui)

Praemium

Primeira semana de aula do curso "Praemium", manhã e noite, no Praetorium - Instituto de Ensino, Pesquisa e Atividade de Extensão em Direito LTDA.. (Clique aqui)

Encerramento

Na última sexta-feira, o Instituto Brasiliense de Direito Público - IDP realizou o encerramento do "XI Curso de Formação em Teoria Geral do Direito Público", em Brasília/DF. (Clique aqui)

Custo

Amanhã, a partir das 14h, no Salão Nobre da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, acontecerá o seminário "Custo Unitário do Processo de Execução Fiscal da União". Na ocasião, serão divulgados os resultados de uma pesquisa feita pelo IPEA junto com o CNJ, que pretende mapear o custo da Execução Fiscal Federal brasileira. O evento é aberto ao público. (Clique aqui)

Seminários

Confira os seminários realizados pela Central Prática Educação Corporativa, em SP, e concorra a vagas-cortesia :

9/8 - "Direito Ambiental e as Empresas" (clique aqui)
11/8 - "Riscos na Atividade Advocatícia"
(clique aqui)
16/8 - "Viabilidade na Adoção de Stock Options nas Empresas"
(clique aqui)

Felizardos

Evento : Guilherme Nunes Sant'Anna é o ganhador da vaga-cortesia do webprático "ICMS Substituição Tributária - Regras Gerais", oferecido pela FISCOSoft Editora. (Clique aqui)

Sorteio de obra : Jaime Arcino Dias, advogado em Joinville/SC, ganhou o título "Prisões e Medidas Liberatórias" (Atlas - 205p.), de Marco Antônio Ferreira Lima e Ranieri Ferraz Nogueira. (Clique aqui)

_____________

Migalhas também é cultura !

Aluísio Azevedo

Rui Barbosa

Machado de Assis

Euclides da Cunha

Eça de Queirós

José de Alencar

Clique aqui

_____________

Mural Migalhas

Veja abaixo as cidades carentes de profissionais :

AP/Amapá
ES/Dores do Rio Preto
ES/Ibitirama
MA/Grajaú
MG/Abaeté
MG/Barão de Cocais
MG/Rio Vermelho
MG/Santa Vitória
PA/Ourém
PA/Tucumã
PE/Papagaio
RJ/Mangaratiba
RS/Júlio de Castilhos
RS/Santo Antônio das Missões
RS/Tupanciretã
SC/Ituporanga
SC/Santa Maria
SP/Nova Veneza

Clique aqui e cadastre-se como um Correspondente Migalhas.

_____________

Migalhas Clipping

The New York Times - EUA

"Debt Bill Signed, Ending Crisis and Fractious Battle"

The Washington Post - EUA

"Obama signs debt bill after Senate passage"

Le Monde - França

"Légalisation du cannabis: ce que le fisc gagnerait"

Le Figaro - França

"Les cinq raisons de la baisse"

Clarín - Argentina

"Crece el conflito em Jujuy y golpea al gobernador K"

Público - Portugal

"Quase 900 falências por mês registradas no segundo trimestre"

El País - Espanha

"La crisis de la deuda asedia a España"

Die Welt - Alemanha

"Italien wird zum großen Wackelkandidaten"

The Guardian - Inglaterra

"Miliband plan to curb union hold over party"

O Estado de S. Paulo - São Paulo

"Líder diz que PR 'não é lixo' e partido será 'independente'"

Folha de S.Paulo - São Paulo

"EUA e pessimismo global fazem mercado desabar"

O Globo - Rio de Janeiro

"Governo vai gastar até 25% mais para proteger indústria"

Estado de Minas - Minas Gerais

"Pacote de Dilma tenta reaquecer indústria"

Correio Braziliense - Brasília

"Indústria terá ajuda para enfrentar crise"

Gazeta do Povo - Paraná

"Governo abre mão de R$ 25 bi para estimular a indústria"

Zero Hora - Porto Alegre

"Plano socorre móveis e calçados gaúchos"

O Povo - Ceará

"Escândalo dos banheiros: Na Assembleia, fica tudo como está"

Jornal do Commercio - Pernambuco

"Mais imposto para cartões de crédito"

_____________

Apoiadores :

Departamentos Jurídicos :

· Carrefour
· Telefônica
· Bradesco S/A

Escritórios :

· Candelaria e Advogados Associados
· Candido de Oliveira - Advogados
· Cammarosano Advogados Associados
· Cardillo & Prado Rossi Sociedade de Advogados
· Carla Domenico Escritório de Advogados
· Carla Rahal Benedetti(Advocacia Criminal
· Carlos Mafra de Laet Advogados
· Carvalhosa e Eizirik Advogados
· Cascione, Pulino, Boulos & Santos Advogados - CPBS
· Castellar Guimarães Advogados Associados 
· Castelo Branco Advogados Associados
· Castro, Barros, Sobral, Gomes - Advogados
· Catta Preta Leal Advogados
· Cerdeira Chohfi Advogados e Consultores Legais
· Cesnik, Quintino e Salinas Advogados
· Cheim Jorge & Abelha Rodrigues - Advogados Associados
· Chenut Oliveira Santiago Sociedade de Advogados
· Chiaparini e Bastos Advogados
· Clèmerson Merlin Clève - Advogados Associados
· Clito Fornaciari Júnior - Advocacia
· Coelho, Ancelmo & Dourado Advogados
· Colonhese Sociedade Advogados
· Coppola, Dutra Rodrigues e Gago Barbosa Advogados
· Cosso Advogados
· Cotrim Advogados Associados
· Covac - Sociedade de Advogados
· Dal Pozzo Advogados
· Daniel Advogados
· Dannemann Siemsen Advogados
· Décio Freire e Associados
· Deda & Gordilho Advogados Associados
· Demarest e Almeida Advogados
· De Paula Advogados Associados
· De Vivo, Whitaker, Castro e Gonçalves Advogados
· Dias de Souza Advogados Associados S/C
· Dias Vieira Consultores e Advogados Associados
· Dinamarco, Rossi, Beraldo & Bedaque Advocacia
· Do Val, Pereira de Almeida e Nascimento Advogados
· Duarte Garcia, Caselli Guimarães e Terra Advogados
· Edgard Leite Advogados Associados
· Emsenhuber Advogados Associados
· Erik Bezerra Advogados
· Escritório de Advogados Aroldo Limonge
· Escritório Professor René Dotti
· Faragone Advogados Associados
· Felipe Amodeo Advogados Associados
· Felsberg, Pedretti e Mannrich - Advogados e Consultores Legais
· Fenyo e Cunha Sociedade de Advogados
· Fernando Corrêa da Silva Sociedade de Advogados
· Ferreira Pinto, Cordeiro e Santos Advogados Associados
· Ferriani e Jamal Sociedade de Advogados
· Fialdini Amary Zakka Advogados
· Fleury Malheiros, Gasparini, De Cresci e Nogueira de Lima Advogados
· Fontes & Tarso Ribeiro Advogados
· França Ribeiro Advocacia
· Franceschini e Miranda - Advogados
· Fulan e Gonçalves Advogados Associados
· Gaia Silva Gaede & Associados
· Gamil Föppel Advogados Associados
· Garcia & Keener Advogados
· Garcia, Soares de Melo e Weberman Advogados Associados
· Gomes Altimari Advogados
· Gomes & Hoffmann, Bellucci e Piva Advogados
· Gonçalves, Arruda & Assis Brasil - Sociedade de Advogados
· Goulart Penteado Advogados
· Guedes Nunes, Oliveira e Roquim Sociedade de Advogados
· Gustavo Tepedino Advogados
· Gutierrez Advocacia
· Höfling, Thomazinho Advocacia
· Homero Costa Advogados
· Ivan Mercêdo Moreira Advogados
· J. Bueno e Mandaliti Sociedade de Advogados
· José Anchieta da Silva Advocacia - JASA
· José Roberto Batochio Advogados
· Joyce Roysen Advogados
· Justen, Pereira, Oliveira & Talamini - Advogados Associados
· Knopfelmacher Advogados
· Küster Machado - Advogados Associados
· L. Farina Advogados
· Law & Liberatore Advogados
· Law Offices Carl Kincaid | Mendes Vianna Advogados Associados
· Lefosse Advogados
· Leite, Tosto e Barros - Advogados Associados
· Lemos e Associados Advocacia
· Lilla, Huck, Otranto, Camargo Advogados
· Lima Advogados Associados - Assessoria e Consultoria Jurídica
· Lins Cattoni Advogados
· Lobo & de Rizzo Advogados
· Lobo & Ibeas Advogados
· Lotti = Araújo - Sociedade de Advogados
· Lourival J. Santos - Advogados
· Luchesi Advogados
· Luchione Advogados
· Luís Alexandre Rassi e Pedro Paulo Medeiros - Advocacia Criminal
· Luís Roberto Barroso & Associados
· Luiz Rafael Mayer - Consultoria Jurídica
· Lumbrales & Associados Sociedade de Advogados, R.L.
· Machado Associados Advogados e Consultores
· Machado, Meyer, Sendacz e Opice Advogados
· Malheiros Filho, Camargo Lima e Rahal - Advogados
· Malheiros, Penteado, Toledo e Almeida Prado - Advogados
· Manesco, Ramires, Perez, Azevedo Marques Sociedade de Advogados
· Manhães Moreira Advogados Associados
· Manuel Alceu Affonso Ferreira Advogados
· Marafon, Jacob Netto & Guariento Advogados
· Marcelo Leonardo Advogados Associados
· Maria Ednalva de Lima Advogados Associados
· Mario Oscar Oliveira & Advogados Associados
· Mário Roberto Pereira de Araújo - Sociedade de Advogados
· Marques Rosado, Toledo Cesar & Carmona Advogados
· Martinelli Advocacia Empresarial
· Martorelli Advogados
· Mascaro Nascimento Advocacia Trabalhista
· Mattos Filho, Veiga Filho, Marrey Jr. e Quiroga Advogados
· Mattos Muriel Kestener Advogados
· Maués Trindade Advogados
· Mauro Caramico Advogados
· Mauro Cavalcante, Paulo Vieira & Wagner Advogados Associados
· Medeiros Advogados
· Medina Osório Advogados
· Menezes, Magalhães, Coelho e Zarif Advogados S/C
· Mesquita Pereira, Marcelino, Almeida, Esteves Advogados
· Miguel Neto Advogados Associados
· Miguel Silva & Yamashita Advogados
· Miguez de Mello Advogados
· Moraes Pitombo Advogados
· Motta, Fernandes Rocha - Advogados
· Mundie e Advogados
· Mussi, Sandri & Pimenta Advogados
· Muylaert, Livingston e Kok Advogados
· Nelio Machado, Maronna, Stein e Mendes Advogados
· Newton Silveira, Wilson Silveira e Associados - Advogados
· Novaes e Roselli Advogados
· Ohno e Oshikiri Advogados
· Oliveira Matos Advogados
· Orlando Vaz Advogados Associados
· Palermo e Castelo Advogados
· Paulo Sergio João Advogados
· Paradeda, Castro e Duarte Advogados
· Patricia Peck Pinheiro Advogados
· Pedroso Advogados Associados
· Peixoto E Cury Advogados
· Penteado Mendonça Advocacia
· Pereira Martins Advogados Associados - Prof. Eliezer Pereira Martins
· Petraroli Advogados Associados
· Piazzeta e Boeira Advocacia Empresarial
· Pinheiro, Mourão, Raso e Araujo Filho Advogados
· Pinheiro Neto Advogados
· Pires & Gonçalves - Advogados Associados
· PN&BA - Peregrino Neto & Beltrami Advogados
· Podval, Antun, Indalecio Advogados
· Pontes, Chaves, Campista, Brant Advogados
· Posocco & Associados - Advogados e Consultores
· Porpino Nunes Advogados Associados
· Preto Advogados
· Ráo, Pacheco, Pires & Penón Advogados
· Rayes Advogados Associados
· Rayes & Fagundes Advogados
· Reale e Moreira Porto Advogados Associados - Dr. Miguel Reale Júnior e Dr. Eduardo Reale
· Resina & Marcon Advogados Associados
· Ribeiro & Cortez Advogados
· Robortella Advogados
· Rodrigues Jr. Advogados
· Rolim, Viotti & Leite Campos Advogados
· Ronaldo Martins & Advogados
· Rosas Advogados
· Rubens Naves, Santos Jr., Hesketh - Escritórios Associados de Advocacia
· Rui Celso Reali Fragoso e Advogados Associados
· Ruiz Filho e Kauffmann Advogados Associados
· Saad Gimenes Advogados Associados
· Sacha Calmon - Misabel Derzi Consultores e Advogados
· Saeki Advogados
· Salvador Pompeu & Bianchini Advogados Associados
· Santoro Fonseca Advogados Associados
· Scarponi Advogados
· Salusse Marangoni Advogados
· Seleme, Lara & Coelho Advogados Associados
· Sevilha, Andrade, Arruda Advogados
· Silva Telles Advogados - Dras. Maria Eugenia e Olivia Raposo da Silva Telles
· Siqueira Castro Advogados
· Smaniotto, Cury, Castro & Barros Advogados Associados
· Sociedade de Advogados Sepúlveda Pertence
· Soussumi Advogados
· Souza Araujo Butzer Zanchim Advogados
· Souza Queiroz Ferraz e Pícolo Advogados Associados
· Stüssi-Neves e Advogados
· Tácito Eduardo Grubba Advogados Associados
· Técio Lins e Silva, Ilídio Moura & Advogados Associados
· Teixeira, Martins & Advogados
· Tess Advogados
· Thiollier e Advogados
· Thomé e Cucchi - Sociedade de Advogados
· Tofic e Fingermann Advogados
· Tojal, Teixeira Ferreira, Serrano & Renault Advogados Associados
· Tolentino Advogados
· Toron, Torihara e Szafir Advogados
· Tostes & Coimbra Advogados
· TozziniFreire Advogados
· Trigueiro Fontes Advogados
· Ulisses Sousa Advogados Associados
· Vaiano Ferrara Advogados
· Valença Advogados
· Veirano Advogados
· Velloza, Girotto e Lindenbojm Advogados Associados
· Vilardi & Advogados Associados
· Vilhena Silva Sociedade de Advogados
· Wald e Associados Advogados
· Walney Abreu Advogados Associados
· Wambier & Arruda Alvim Wambier Advocacia e Consultoria Jurídica
· Xavier, Bernardes, Bragança - Sociedade de Advogados
· Zamari e Marcondes Advogados Associados S/C
· Zeigler e Mendonça de Barros Sociedade de Advogados
· Zürcher, Ribeiro Filho, Pires Oliveira Dias e Freire | Advogados
· A.J. Pacífico, Advogados Associados
· A. Lopes Muniz Advogados Associados
· Abbud Jonas Advogados Associados
· Adriano Pinto & Jacirema Moreira - Advocacia Empresarial
· Advocacia Bettiol S/C
· Advocacia Celso Botelho de Moraes
· Advocacia Criminal Leônidas Scholz
· Advocacia Hamilton de Oliveira
· Advocacia Maciel
· Advocacia Mariz de Oliveira
· Advocacia Randazzo
· Advocacia Rocha Barros Sandoval & Costa, Ronaldo Marzagão e Abrahão Issa Neto Advogados Associados
· Advocacia Salomone
· Advocacia Sandoval Filho
· Advocacia Velloso
· AIDAR SBZ Advogados
· Akselrad e Associados Advogados e Consultores Jurídicos
· Albino Advogados Associados
· Alino & Roberto e Advogados
· Almeida Advogados
· Almeida Alvarenga e Advogados Associados
· Almeida Bugelli e Valença Advogados Associados
· Almeida Camargo Advogados
· Almeida Guilherme Advogados Associados
· Almeida, Soares & Albeny Advogados Associados
· Alves de Oliveira e Salles Vanni Advogados Associados
· Amaral e Nicolau Advogados
· Amaral Gurgel Advogados
· Andrade & Fichtner Advogados
· Angélico Advogados
· Araújo e Policastro Advogados
· Aristides Junqueira Advogados Associados S/S
· Aristoteles Atheniense Advogados
· Arruda Alvim e Thereza Alvim Advocacia e Consultoria Jurídica
· Arruda Dias Lemos Advogados
· Azevedo Sette Advogados
· Azevedo Sodré Advogados
· Barretto Ferreira, Kujawski e Brancher - Sociedade de Advogados
· Barros Carvalho Advogados Associados
· Barros Pimentel, Alcantara Gil, Rodriguez e Vargas Advogados
· Barros Ribeiro Advogados Associados
· Basilio Advogados
· Bastos-Tigre, Coelho da Rocha e Lopes Advogados
· Bergamini Advogados Associados
· Bianchini Advogados
· Biazzo Simon Advogados
· Binenbojm, Gama & Carvalho Britto Advocacia
· Boccuzzi Advogados Associados
· Bornholdt Advogados
· Bottini & Tamasauskas Advogados
· Braga Nascimento e Zilio Advogados Associados
· Brandão Couto, Wigderowitz, Pessoa e Alvarenga Advogados
· Brandão e Tourinho Dantas Advogados Associados
· Bueno Barbosa Advogados Associados
· Brasil Salomão e Matthes Advocacia
· Cabral Advogados Associados
· Cabral Gomes Advogados Associados
· Calza e Salles Advogados Associados
_____________

Clique aqui para conhecer os Apoiadores de Migalhas.

_____________

Fomentadores :

· APAMAGIS - Associação Paulista de Magistrados
· Apoio Serviços Paralegais
· Art Presse Comunicação Empresarial
· ASPI - Associação Paulista da Propriedade Intelectual
· Auditoria Jurídica
· Aurum Software - Themis
· BONNJUR - Distribuição de Boletins Jurídicos Ltda EPP
· CEDES - Centro de Estudos de Direito Econômico e Social
· Central Prática Educação Corporativa
· Centro de Arbitragem e Mediação da Câmara de Comércio Brasil-Canadá
· CESA - Centro de Estudos das Sociedades de Advogados
· CEU - Centro de Extensão Universitária
· Coelho dos Santos Consultoria em Seguros
· Colégio Notarial do Brasil - Seção São Paulo (CNB-SP)
· Complexo de Ensino Andreucci Proordem
· Complexo Educacional Damásio de Jesus - CEDJ
· Digital Lex
· Direito GV
· DNL Digital
· e-finanças FIA - Fundação Instituto de Administração
· Editora Atlas
· Editora Campus-Elsevier - Campus Jurídico
· Editora Conceito Editorial
· Editora Del Rey
· Editora Foco
· Editora Forense
· Editora Fórum
· Editora Lex
· Editora Manole
· Editora Noeses Ltda.
· Editora Rideel Ltda.
· Editora RT - Revista dos Tribunais
· Editora Saraiva
· EPD - Escola Paulista de Direito
· EPDS - Escola Paulista de Direito Social
· Escola de Direito do Brasil - EDB
· FADISP - Faculdade Especializada em Direito
· Faculdade de Direito de Franca
· Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo
· FGV DIREITO RIO
· FIPECAFI - Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis, Atuariais e Financeiras
· FISCOSoft Editora
· Fundação Armando Alvares Penteado - FAAP
· Fundamar - Fundação 18 de março
· Forum Cebefi
· Genialis Software
· IAB - Instituto dos Advogados Brasileiros
· IAMG - Instituto dos Advogados de Minas Gerais
· IASP - Instituto dos Advogados de São Paulo
· IBC - International Business Communications
· IBCCRIM - Instituto Brasileiro de Ciências Criminais
· IBCDTur - Instituto Brasileiro de Ciências e Direito do Turismo
· IBDD - Instituto Brasileiro de Direito Desportivo
· IBDFAM - Instituto Brasileiro de Direito de Família
· IBDM - Instituto Brasileiro de Direito Municipal
· IBMEC/RJ
· IBRADEMP - Instituto Brasileiro de Direito Empresarial
· ICED - Instituto Comportamento, Evolução e Direito
· ICET - Instituto Cearense de Estudos Tributários
· IDCID - Instituto de Direito do Comércio Internacional e Desenvolvimento
· IDDD - Instituto de Defesa do Direito de Defesa
· IDPE - Instituto de Direito Político e Eleitoral
· IEDI - Instituto de Educação a Distância Interativa
· IGD - Instituto Geodireito
· IMAP - Instituto de Mediação e Arbitragem Paulista
· Inove Logística Jurídica
· Inrise Consultoria em Marketing Jurídico
· Insper Instituto de Ensino e Pesquisa
· Instituto Brasileiro de Direito Previdenciário - IBDP
· Instituto Brasileiro de Estudos Tributários - IBET
· Instituto Brasileiro de Ética Concorrencial - ETCO
· Instituto Brasiliense de Direito Público - IDP
· Instituto de Direito da PUC-Rio
· Instituto Geraldo Ataliba - IDEPE Instituto Internacional de Direito Público e Pesquisa Empresarial
· Instituto Ling
· Lex Mercator International Education
· LexisNexis Martindale-Hubbell
· Malheiros Editores Ltda.
· MDA - Movimento de Defesa da Advocacia
· Michael Page International
· Multiper - Perícias Multidisciplinares
· NK Assessoria Contábil e Fiscal LTDA
· OAB/PR - Ordem dos Advogados do Brasil, Seção Paraná
· OAB/RJ - Ordem dos Advogados do Brasil, Seção Rio de Janeiro
· OAB/SP - Ordem dos Advogados do Brasil, Seção São Paulo
· Page Personnel 
· Penso Tecnologia
· Praetorium - Instituto de Ensino, Pesquisa e Atividade de Extensão em Direito LTDA.
· PUC-SP - Especialização, MBA e Extensão
· Rede de Ensino LFG
· RedeJur - Associação de Escritórios de Advocacia Empresarial
· Salomon, Azzi Recrutamento Jurídico
· Santivo
· sbdp - Sociedade Brasileira de Direito Público
· SINSA - Sindicato das Sociedades de Advogados dos Estados de São Paulo e Rio de Janeiro
· SOCEJUR - Sociedade de Estudos Jurídicos
· Sodepe Brasil
· Tedesco Tecnologia
· TWT INFO
· Universidade Cidade de São Paulo - UNICID
· Universidade Nove de Julho - UNINOVE
· Vitor Kümpel Cursos Jurídicos
· 2PRÓ Comunicação
· AASP - Associação dos Advogados de São Paulo
· AATSP - Associação dos Advogados Trabalhistas de São Paulo
· ABAT - Associação Brasileira de Advocacia Tributária
· ABDI - Associação Brasileira de Direito de Informática e Telecomunicações
· ABPI - Associação Brasileira da Propriedade Intelectual
· ALAE - Aliança de Advocacia Empresarial
_____________

Clique aqui para conhecer os Fomentadores.

_____________

Fontes

Indique amigos

Descadastrar

Migalhas amanhecidas

Atualizado em: 1/1/1900 00:00

INFORMATIVO

Cadastre-se e receba gratuitamente o informativo diário por email ou pelo Migalhas App.

CADASTRAR