INFORMATIVO

  1. Home >
  2. Amanhecidas >
  3. Migalhas nº 1.296

Migalhas nº 1.296

Segunda-feira, 21 de novembro de 2005 - Migalhas nº 1.296 - Fechamento às 12h. 

Visita de finados

(Dialogo fúnebre)

- Vossa Excelência aqui tão só...

                                  - De certo;

Vim trazer flores para os meus defuntos.

       - Se lhe não desagrada, andemos juntos

Por este val de lágrimas deserto.

- Pois não.

             - Bem pouca gente aqui se enterra...

- Bem pouca; uns pobres mortos esquecidos,

Filhos sem pai, mulheres sem maridos,

Contém o seio desta negra terra.


Campo Santo de eterno esquecimento,

Onde dormem, talvez mais à vontade,

Quem se alou desta, sem deixar saudade,

Folhas secas varridas pelo vento.

 

- Pelo que vejo então, Vossa Excelência

Aqui veio por pena dos finados

Pelo resto do mundo abandonados,

Mortos sem choro, missas e indulgência?

 

- São meus amigos todos que aqui juntos

Jazem na eterna paz do cemitério,

Sem do cipreste ou do chorão funéreo

A sombra amiga; ei-los os meus defuntos:

Leia.

              -Aqui jaz o Brio.

                         - Um belo amigo;

Morreu de fome. Adiante...

             - Aqui repousa

A Honestidade.

                       - Era do Brio a esposa,

Deveriam ficar num só jazigo.

 

Mas prossiga.

              - Perpétua sepultura

Da Independência.

                    - Conheceu ?

                                 - De nome.

- Suponho que também morreu de fome,

Numa esquina da Rua da Amargura.

 

Repare agora aquela cova, ao fundo:

Ali, jaz a Vergonha; era uma criança,

Mas ainda vivo tenho na lembrança

Seu gesto nobre, altivo e pudibundo.

 

- E esse jazigo, ao alto?

                                    - É' o do Civismo;

Junto o Caráter mora; adiante um certo

Pudor.

                  - E a cova que lhe fica perto?

 

- Guarda os restos mortais do Patriotismo.

- São todos, pois, amigos seus, bem vejo...

- São todos meus amigos e parentes...

Os poucos que me restam vivem doentes,

De aqui virem parar não tarda o ensejo.

 

- Ha nisto tudo um fundo de mistério,

Que me traz arrepios à epiderme;

Vossa Excelência poderá dizer-me,

O nome, ao menos, deste Cemitério?

 

- Pois não, meu caro, a fúnebre paragem,

Que agora estamos percorrendo juntos,

É' a morada feral dos meus defuntos,

O Cemitério da Politicagem.

 

- Ah, sim! mas antes que nos despeçamos,

- Vossa Excelência dar-me o nome queira.

- Eu sou, amigo, a Pátria Brasileira,

VIÚVA DO NOBRE IDEAL QUE NÓ'S SONHAMOS

Bastos Tigre

Moribundos

O indissociável binômio política-direito está na pauta dos jornais. Catamos algumas migalhas :

"A classe política - No Brasil ela é em geral mal vista, o que põe em risco a causa democrática." Miguel Reale (O Estado de S. Paulo, 19/11)

"A crise ético-política representa deságio na credibilidade da diplomacia de Lula." Celso Lafer (O Estado de S. Paulo, 20/11)

"A oposição mixou! Se ainda é tempo, pelo menos procure se unir, antes que o bimbalhar dos reais orçamentários acabem por devastar os seus redutos, como vem acontecendo." Marcelo Pimentel, (Correio Braziliense, 21/11/05)

"Abre-se um discurso contra políticos e instituições. Procura-se envolver os estratos sociais da base da pirâmide, porque a classe média tem o poder de irradiar influência nas margens. E assim começa uma 'revolução silenciosa', que poderá transformar-se num fator decisivo para o rearranjo institucional no Brasil." Gaudêncio Torquato (O Estado de S. Paulo, 20/11)

______________

Opinião

Falando do noticiário, impossível não citar a ferocidade que Mino Carta, em sua CartaCapital, parte para cima do criminalista Miguel Reale Jr.

"Prorrogam-se as CPIs, ou não se prorrogam? Eis a questão para quem acha mais graça no embate partidário ofertado no vídeo do que nas novelas da Globo e similares. Quanto às razões da oposição para esticar o debate são óbvias: sangre-se Lula até o último momento possível, a caminho do pleito de 2006. Nem por isso algo mais deixa de ficar claro: até agora, o mensalão não foi provado. E se assim é, por que um professor em leis como Miguel Reale Júnior, mestre de Direito Penal na velha e sempre nova Academia do Largo de São Francisco, triângulo paulistano, pede o impeachment do presidente da República? Tu quoque, ilustre lente, esquecido do vetusto princípio, in dubio pro reo? É possível que a plumagem tucana pese mais que a beca professoral." Mino Carta

Sem querer polemizar com o vetusto jornalista, até porque seria a briga do elefante com a formiga, é bem de ver que o jurista não pediu o impeachment do presidente. Não. O que se fez, informado não só aqui como em outros veículos, é marcar data para um estudo (dia 22 p.f), de eventual pedido de impeachment. Ademais, talvez ensimesmado por uma decepção até agora ainda não confessada, o jornalista tenha toldado o faro que o consagrou (os veterinários há muito já alertam para o fenômeno que acomete o perdigueiro com o passar dos anos). Ao contrário do que disse Mino, indo buscar até máxima latinória, os motivos para o eventual (frise-se, eventual) pedido de impeachment não se referem ao inefável mensalão; pelo menos não esse aí que Roberto Jefferson nos apresentou. O pedido, se assim entendido, basear-se-á (assim foi noticiado) no fato de que o presidente teria montado uma operação para barrar a prorrogação da CPI, inclusive com promessas de liberação de verbas para parlamentares em troca da retirada de nomes do requerimento. Se comprovada (veja ilustre editor, comprovar : ajuntar provas), é motivo, sim, para pedido de impeachment por crime de responsabilidade.

Não é preciso voltar muito no tempo para ver que a história já nos colocou diante do mesmo - mesmíssimo - problema. FHC, em 2001, fez o idêntico despautério. Sem o risco de errar, nem vamos pesquisar os arquivos, para ter certeza de que Vossa Senhoria, naquele momento, - abstraídas questões ecológicas - era favorável a engaiolar o tucano.

Refrescando a memória, veja algumas migalhas de matéria da Folha de S. Paulo publicada em 19/5/01:

"O presidente Fernando Henrique Cardoso foi acusado de crime de responsabilidade pela liberação de R$ 80 milhões em emendas ao Orçamento durante a megaoperação que enterrou a CPI da corrupção na semana passada. Saldo de restos a pagar de 1999 e 2000, o dinheiro beneficiou congressistas que retiraram suas assinaturas do requerimento que criaria a comissão.

"Trata-se, na prática, de um pedido de impeachment de FHC.

"A denúncia é assinada pelos advogados Fabio Comparato, Celso Bandeira de Mello, Dalmo Dallari, Goffredo da Silva Telles Júnior e Paulo Bonavides.

O líder do governo no Congresso, deputado Arthur Virgílio (PSDB-AM), classificou o pedido de impeachment de "factóide"."

Argumentos

Era maio de 2001. Na esquadra de defesa da intelligentsia de FHC, estava José Arthur Giannotti. O filósofo justificava a liberação de emendas parlamentares - em troca de votos - como sendo coisa normal da política, consubstanciado no que dizia ele uma "amoralidade" na política. Na outra ponta, para nós com acerto, mostrando que no trato da coisa pública é imprescindível haver moralidade estava - vejam só - Marilena Chauí. Clique aqui e confira o debate travado, em 2001, entre os filósofos José Arthur Giannotti e Marilena Chauí.

Verbatim

Para a filósofa, tristemente os últimos anos devem ter sido de intensa profusão, fazendo esquecer o que disse. Ou será orgulho ? Enfim, é soberba, ou sobernal.

Presságio migalheiro

Se a história se repetir, como vem acontecendo, veja antecipadamente o final deste capítulo, informado em 25/5/2001 :

"O presidente da Câmara, Aécio Neves (PSDB-MG), arquivou hoje a denúncia de crime de responsabilidade contra o presidente Fernando Henrique Cardoso pela acusação de ter liberado verbas para deputados em troca do arquivamento da CPI da Corrupção e que foi apresentada por cinco juristas há uma semana."

_________________

CNJ e CNMP

Tratando dos limites das resoluções dos Conselhos Nacionais de Justiça e do Ministério Público, os Professores Doutores Clèmerson Merlin Clève (do escritório Clèmerson Merlin Clève - Advogados Associados) Lenio Luiz Streck e Ingo Wolfgang Sarlet publicam um importante trabalho nas Migalhas de peso de hoje. Para ler, clique aqui.

Advocacia e o mercado

Raul Marinho, advogado e membro do ICED - Instituto Comportamento, Evolução e Direito, faz uma reflexão sobre a atual situação do mercado de trabalho para os advogados e suas expectativas. Não deixe de conferir, clique aqui.

Súmula vinculante

Falando da súmula vinculante, o advogado Bernardo João vaz de Mello afirma no Correio Braziliense hoje que "mesmo que a parte suscitante disponha das condições para requerer a adoção da súmula vinculante e detenha os méritos constitucionais para seu intento, o Supremo ainda claudica no tocante a seu processamento, tornando o remédio alvitrado um purgante ineficaz."

Direito Concorrencial

"A reforma do Sistema Brasileiro de Concorrência é fundamental, mas não se deve colocar o carro na frente dos bois. O ideal seria que primeiro fosse aprovada uma Lei organizando a carreira no CADE e conferindo ao órgão melhores condições de desempenhar o seu papel fundamental de guardião da livre concorrência, do que colocar um faca no pescoço de seus conselheiros exigindo-lhes celeridade a todo o custo." Luciano Dequech e Ralph Sapoznik, ontem no jornal O Estado do Paraná

Novidade

A seção "Migalhas dos leitores" do portal Migalhas está de cara nova. Clique aqui para conferir e aproveite para deixar seus comentários sobre os mais diversos assuntos.

Nova diretoria

Magistrados elegeram sábado, 19/11, a nova diretoria da APAMAGIS - Associação Paulista dos Magistrados, para o biênio 2006/2007. Para a presidência, foi eleito o Desembargador aposentado Sebastião Luiz Amorim, que terá como 1º vice-presidente o Desembargador Henrique Nelson Calandra e como 2º vice-presidente o Desembargador Paulo Dimas de Bellis Mascaretti. Saiba mais, clique aqui.

Academias - FADISP

Conheça o Juizado Especial Cível da FADISP Faculdade Autônoma de Direito que, para os estudantes, é a prática da teoria e do exercício da cidadania, para a população, um meio fácil de solucionar litígios. Clique aqui.

Procissão poética

O Centro Acadêmico "XI de Agôsto" promoveu, no dia 19/11, uma procissão poética noturna em homenagem à geração de poetas acometida pelo espírito do "mal-do-século". Saiba como foi, clique aqui.

Doação de brinquedos

Até o dia 10/12, a OAB/SP - através das Comissões da Mulher Advogada, Direitos Humanos e Assistência Judiciária, juntamente com o Departamento de Cultura e Eventos e Conselho do Jovem Advogado - promove a Campanha de Doação de Brinquedos. Mais informações, clique aqui.

_____________________

Palocci

Amanhã será uma terça-feira difícil no Congresso para o ministro da Fazenda, Antônio Palocci. O ministro foi convocado para dar explicações à Comissão de Finanças e Tributação, de manhã, e à comissão especial criada para analisar o Fundo de Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb), à tarde. Se não bastasse, amanhã a CPI dos Bingos votará o requerimento de convocação de Palocci.

Quem avisa amigo é

O senador ACM vai hoje a um encontro com Palocci para dar-lhe um conselho: ele deve pedir demissão antes mesmo de depor na CPI dos Bingos. Para ACM, Lula está à frente de um "complô" para derrubar Palocci. Não sem motivo, Migalhas dizia na sexta-feira : "A pusilanimidade com que Lula vem tratando Palocci é algo que merece alguma análise. Sei não, mas aí tem."

A semana

Paulo Okamoto, amigo pessoal e contador do presidente, será ouvido amanhã pela CPI dos Bingos. Na quarta, a Câmara pode votar a cassação do deputado José Dirceu.

Pacotão contra caixa 2

Propostas para punir com mais rigor o caixa 2, fraudes eleitorais e outros crimes que vieram à tona nos últimos seis meses com a crise do mensalão são o conteúdo de um pacote que deve chegar hoje ao presidente Lula pelas mãos do presidente do TSE, Carlos Velloso. As sugestões incluem alterações em leis já existentes e que podem ser aprovadas a tempo de valerem já nas próximas campanhas eleitorais.

Por negligência

O MP entrou com ação por improbidade administrativa contra o secretário da RF, Jorge Rachid, na Justiça Federal. A Procuradoria da República no DF pede que a Justiça conceda uma liminar e afaste o secretário do cargo. Na ação, os procuradores Lauro Pinto Cardoso Neto e Valquíria Quixadá acusam Rachid e quatro auditores da Receita de negligência ao aplicar uma multa de R$ 1 bilhão à construtora baiana OAS em 1994, quando o secretário era auditor fiscal na BA.

Nova lei

Lula sanciona hoje o projeto que converteu em lei os benefícios fiscais da chamada MP do Bem, incorporados na MP 255.

Abertura dos arquivos

Depois de 20 anos, a sociedade brasileira poderá saber o que realmente aconteceu durante a ditadura militar (1965-1985). Os arquivos do regime serão transferidos para o Arquivo Nacional, no Rio de Janeiro, até 31 de dezembro.

Atendimento VIP

Cada vez mais escritórios de advocacia e empresas procuram prestadores de serviço na seção Correspondente. Além da oportunidade de poder prestar valores serviços em suas comarcas, você ainda conta com um atendimento exclusivo voltado a todos os nossos amigos correspondentes. Em algumas cidades ainda não há um causídico cadastrado. Veja no Mural Migalhas (ao final do informativo) a lista de municípios que nesta semana há busca por Correspondentes.

________________

Livros

Comece bem a semana. Faça agora mesmo sua inscrição nos sorteios abaixo e concorra a grandes obras.

  • "Acidentes do Trabalho e Doenças Ocupacionais" (338 p.), escrito pelos promotores Antonio Lopes Monteiro e Roberto Fleury de Souza Bertagni, gentilmente oferecido pela editora Saraiva. Clique aqui.
     

  • "Recurso Especial e Recurso Extraordinário: Questões Pontuais sobre a admissibilidade e a procedibilidade no Direito Processual Civil" (174p.), escrito por Mirian Cristina Generoso Ribeiro Crispin, oferecido pela editora Pillares. Clique aqui.

______________

Lançamentos

O desembargador José Carlos Xavier de Aquino lança hoje o livro "Ensaio sobre o Fato, a Verdade e a Certeza (No Processo Penal)", às 19h, no Athílio Music, SP.

O advogado e presidente do IBDFAM - Instituto Brasileiro de Direito de Família, Rodrigo da Cunha Pereira, lança o livro "Princípios fundamentais norteadores do Direito de Família". Dia 22/11, às 19h30. Clique aqui.

"Direito do Comércio Internacional", coordenado por Maristela Basso, Maurício Almeida Prado e Daniela Zaitz. Dia 22/11, a partir das 19h, na Livraria Saraiva do Shopping Center Iguatemi, SP.

Os advogados Cesar Augusto Guimarães Pereira e Eduardo Talamini, sócios da conceituada banca Justen, Pereira, Oliveira & Talamini - Advogados Associados estarão autografando a coletânea "Parcerias Público - Privadas - Um enfoque multidisciplinar", no dia 24/11, a partir das 18h, na Livraria RT, em SP. Clique aqui.

Migalhas lança a obra "Cem comentários - Alexandre Thiollier" (230 p.), no dia 28/11, no Bar & Restaurante São Pedro São Paulo, em SP. Trata-se de uma antologia das festejadas migalhas dos leitores, com debates criados por um dos mais polêmicos migalheiros. A obra é marcada não só pelo refinado humor, mas também pelo grande apelo cultural e histórico de memórias narradas desde a Semana da Arte Moderna até as atuais CPIs, passando por saudosas histórias dos bancos da Academia de Direito do Largo de São Francisco. Todos os migalheiros, que são co-autores do trabalho, estão convidados. Compareça nesta festa. Afinal, a seção Migalhas dos leitores é a materialização da convivência jurídica brasileira. (clique aqui)

___________________

Debate - PPPs

No dia 29/11, em SP, a Cultcorp, em parceria com o Portal Migalhas e com apoio da AASP, reunirá, num relevante debate, especialistas, empresários e representantes dos Estados que já deram o primeiro passo na implementação das PPPs para discutir e alertar - de maneira objetiva - os pontos cruciais para a efetiva participação das empresas nesta nova modalidade de negócio. Clique aqui para saber mais informações e fazer sua inscrição.

Mais PPP

O tema PPPs também é pauta da primeira edição da Conexão Migalhas, obra que traz excelentes artigos escritos por especialistas. Clique aqui e saiba como adquirir o seu exemplar.

Pós-Graduação

A Escola Paulista da Magistratura está com as inscrições abertas para o 3º Curso de Pós-Graduação "Lato Sensu" - Especialização em Direito Empresarial, com início em março de 2006. Clique aqui.

Especialista em English Commercial Law

O advogado Luiz Machado Bisneto, do escritório Siqueira Castro Advogados - BA recebeu na semana passada o diploma de Especialista em English Commercial Law, outorgado pelo The College of Law of England and Wales, em cerimônia na sede da Law Society of England and Wales, em Londres.

Último dia

Para concorrer a uma vaga-cortesia para o Seminário - Processo Tributário Administrativo e Judicial: Questões atuais e aspectos polêmicos, que acontece no dia 24/11, em SP. O evento é organizado pela FISCOSoft. Clique aqui.

Acontece

A partir de hoje, em Sorocaba/SP, o Seminário "Polícia Judiciária e Devido Processo Legal", promovido pelo IBCCRIM - Instituto Brasileiro de Ciências Criminais em parceria com a 24º Subsecção da OAB de Sorocaba/SP e a Delegacia Seccional de Polícia de Sorocaba. Mais informações pelo telefone: (15) 3217-9091.

23/11, em SP, o Workshop - Compreendendo juros, sistemas de amortização e anatocismo, promovido pela Central Prática Consultoria e Treinamento. Clique aqui.

Dia 28/11, em SP, o Fórum de Direito Bancário promovido pelo IASP - Instituto dos Advogados de São Paulo. O tema do evento é Banco Central do Brasil 40 anos Passado - Presente - Futuro. Clique aqui.

________________

Participação

O advogado Julio M. de Oliveira, do escritório Machado Associados Advogados e Consultores, será um dos ilustres palestrantes do II Congresso Nacional de Estudos Tributários, que acontece nos dias 14, 15 e 16/12, em SP. Clique aqui.

O sócio do escritório Machado, Meyer, Sendacz e Opice Advogados, José Ribeiro do Prado Junior, será um dos palestrantes do Seminário sobre PPPs promovido pela Britcham que acontece amanhã, das 8h30 às 13h, no Auditório do Centro Brasileiro Britânico. Informações ligue (11) 3819-0265.

________________

Ganhou

O migalheiro Roger Rodrigues dos Santos, de Brasília/ DF, vai receber um exemplar da obra "Coisa Julgada e Sua Revisão" (Editora RT - Revista dos Tribunais, 702 p.), oferecida pelo autor, o advogado Eduardo Talamini, do escritório Justen, Pereira, Oliveira & Talamini - Advogados Associados.

_______________

Mural Migalhas

Cidades onde há busca por Correspondentes :

MA / Pinheiro
MG / Cassia
MG / João Pinheiro
MG / Pratapolis
MG / Santa Rita de Caldas
PI / Picos
PR / Capanema
SP / Campos do Jordão
SP / Maua
SP / São José do Rio Pardo
SP / Serra Negra

Caso você seja de alguma destas cidades e deseja se cadastrar como correspondente para prestar serviços, clique aqui.

_______________


Agenda Migalhas

  • Rio de Janeiro

22/11 - 2ª Fase Seminário - Desafios à Sociedade Brasileira Contemporânea: Alternativas, Impasses
28/11 - IAB e os Grandes Temas Nacionais - Aquecimento Global: Alternativas e Impasses
7/12 - Sessão Temática - O Direito Administrativo Pós-Moderno

  • Bahia

31/10/06 - 50º Congresso da União Internacional dos Advogados

  • Distrito Federal

23/11 - Seminário: Eficiência e Economicidade nas Licitações e Contratações Administrativas

  • Goiás

18/11 - Curso de Extensão - Processo Coletivo

  • Minas Gerais

30/11 - I Semana Forense em Homenagem ao Dia da Justiça

  • Pernambuco

1/12 - 1º Encontro Nacional - Associação Juízes para a Democracia

  • Nacional

Web Seminário - Lucro Real - Estimativa Mensal e Apuração Anual
Web Seminário - Novo ISS - Importação e Exportação de Serviços
Web Seminário - Novo ISS - Retenção na Fonte
Web Seminário - Novo ISS - Uma Análise de sua Base de Cálculo
Web Seminário - As Novas Regras do ISS
Web Seminário - Lei de Falências - As novas regras e as alterações do CTN
Web-Seminário - Certificação Digital na Prática
Curso - Especialização em Direito Tributário
Curso - Especialização em Direito Processual Tributário
Curso - Especialização em Direito Processual Civil
Curso - Especialização em Direito dos Contratos
Curso - Especialização em Direito Constitucional
Curso - Especialização em Direito do Trabalho
Curso - Especialização em Direito Educacional
Curso - Especialização em Direito Empresarial Internacional
Curso - Especialização em Direito das Novas Tecnologias
Curso - A nova Lei do Agravo (Via satélite)

  • São Paulo

21/11 - Curso - O Código Civil e o Direito Sucessório
21/11 - Curso - Questões atuais sobre o Estatuto do Idoso
21/11 - Curso de Extensão em Processo Civil
21/11 - Curso - Programa de Atualização Curricular para Estudantes de Direito
21/11 - Curso - Direito Bancário
21/11 - Curso Preparatório para Estagiários
21/11 - Curso - A Nova Lei de Falências em face do Novo Us Bankruptcy Code
22/11 - Curso - A nova Lei do Agravo
22/11 - 1° Seminário de Direito Ambiental
22/11 - Curso - Regime não cumulativo - As Práticas Exigidas e as Questionáveis
22/11 - Curso - Como Gerenciar com Sucesso uma Crise Corporativa
22/11 - Curso - Responsabilidade social da empresa: aspectos econômicos e jurídicos
23/11 - Curso - Desenvolvimento de Analistas em Administração de Departamento Pessoal
23/11 - Seminário - Planejamento Tributário
23/11 - Workshop - Compreendendo juros, sistemas de amortização e anatocismo
23/11 - Workshop - Imposto de renda
24/11 - Evento - V Encontro Saraiva de Direito
24/11 - Curso - Contratos Internacionais
24/11 - Curso - Extensão Universitária em Recursos
24/11 - Seminário - Processo Tributário Administrativo e Judicial: Questões atuais e aspectos polêmicos
24/11 - Conferência - Passivo Trabalhista: Prevenção e as melhores práticas
24/11 - Curso - Prática forense previdenciária - benefícios
24/11 - Seminário - Empresa Familiar - Procedimentos Societários, Sucessórios e Tributários
24/11 - Curso - Imposto de Renda Pessoa Física -2006
24/11 - Debate - O Processo Civil e a Advocacia Empresarial - Pensando o processo estrategicamente
26/11 - Curso de Extensão em Direito Previdenciário: Aposentadoria Especial e Trabalhador Rural
26/11 - Curso - Cálculo Trabalhista
28/11 - Curso Avançado de Cálculos Trabalhistas
28/11 - Curso - Planejamento Sucessórios, Tributários e Planejamento Patrimonial
28/11 - Curso - Atualidades sobre a Lei de Improbidade Administrativa
28/11 - Curso - Prescrição e decadência no Novo Código Civil - aspectos materiais e processuais
28/11 - Lançamento do livro "Cem comentários - Alexandre Thiollier"
28/11 - Fórum de Direito Bancário
29/11 - Debate - As PPPs saíram do papel
29/11 - Curso - Selecionando Talentos
29/11 - Curso - Contratos Bancários
29/11- Curso - Agronegócio - aspectos jurídicos polêmicos
29/11 - Curso - A reforma constitucional introduzida pela emenda nº 45 e o Impacto nas Relações Sindicais
30/11 - Curso - Responsabilidade civil no Novo Código Civil (cidade de Campinas)
30/11 - Curso - Prática forense previdenciária - benefícios (Sorocaba)
1/12 - Curso Básico de Matemática Financeira
1/12 - Organizando Escritórios e Departamentos Jurídicos
5/12 - Seminário - O que esperar de 2006
6/12 - Seminário - Aftosa - Como sobreviver à crise
6/12 - Seminário - Autos de Infração de Tributos Federais - Como Proceder na Defesa
7/12 - Seminário - Outsourcing como Alternativa para Área de TI da sua Empresa
8/12 - Seminário - Transfer Pricing - Como Apurar e Atender a Fiscalização
8/12 - Conferência - Responsabilidade Civil e Criminal dos Administradores
8/12 - Gestão Estratégica Jurídica - O Departamento Jurídico Agregando Valor à Organização
10/12 - Curso - Secretariando advogados
12/12 - Seminário - Reorganização Societária - Incorporação, Fusão e Cisão
9/1/06 - Curso - Direto ao Ponto - 128º Exame da Ordem
1/2/06 - Curso de Especialização em Direito Previdenciário - Temas Atuais
1/2/06 - Curso de Especialização em Direito Previdenciário - Temas Atuais
1/2/06 - Curso de Especialização em Direito do Trabalho - Capacitação para Docência
1/3/06 - Curso de Especialização - Direito de Família e Sucessões
6/3/06 - Curso - Especialização Profissionalizante
7/3/06 - 3º Curso de Pós-Graduação "Lato Sensu" - Especialização em Direito Empresarial

 

(Clique aqui)

_______________

Migalhas Clipping

IstoÉ Dinheiro

"A fábrica que salvou a Ford"

Veja

"A medicina que faz milagres"

IstoÉ

"Coração para a vida toda"

Época

"Militantes do consumo"

CartaCapital

"Crepúsculo de um rei"

DER SPIEGEL

"Eine kam durch"

The New York Times - EUA

"Sharon Seeks Elections and Plans Withdrawal From Likud Party"

The Washington Post - EUA

"Costliest Part of Gulf Rebuilding Yet to Come"

Le Monde - França

"En Israël, Ariel Sharon demande la dissolution du Parlement"

Corriere della Sera - Itália

"PUBBLICO PRIVATO- L'abito fa il monaco: per capire, osservate"

Le Figaro - França

"Le PS affiche une unité de façade"

Clarín - Argentina

"Nalbandian, con gusto a hazaña"

Público - Portugal

"Desvalorização do euro torna iminente subida das taxas de juro"

El País - Espanha

"Sharon dimite y abre la vía para celebrar elecciones anticipadas en Israel"

Frankenpost Zeitung - Alemanha

"Der Winter kommt mit Macht"

The Guardian - Inglaterra

"Lords threaten rough ride for anti-terror bill"

O Estado de S. Paulo - São Paulo

"Lula recebe proposta de combate ao caixa 2"

Jornal do Brasil - Rio de Janeiro

"Lula abre o cofre para agradar eleitor"

Folha de S. Paulo - São Paulo

"CPI vai propor indiciamento de 50"

O Globo - Rio de Janeiro

"Câmara quer regulamentar greves em universidades"

Estado de Minas - Minas Gerais

"Exportação já começa a perder o fôlego"

Correio Braziliense - Brasília

"CPI dos bingos define convocação de Palocci"

Zero Hora - Porto Alegre

"Indignação no Inter"

Jornal do Commercio - Pernambuco

"Polícia vai reagir"

_________
______

Apoiadores :

· Justen, Pereira, Oliveira & Talamini - Advogados Associados
· Leite, Tosto e Barros - Advogados Associados
· Lefosse Advogados
· Leoni Siqueira Advogados
· Lessi e Advogados Associados
· Lilla, Huck, Otranto, Camargo e Messina Advogados
· Lobo & Ibeas Advogados
· Lobregat e Advogados
· Lopes da Silva e Guimarães Advogados Associados
· Lotti = Araújo - Sociedade de Advogados
· Luís Roberto Barroso & Associados
· Luiz Manoel Gomes Junior e Advogados
· Machado Associados Advogados e Consultores
· Machado, Meyer, Sendacz e Opice Advogados
· Machado Neto, Bolognesi, Azevedo e Falcão - Consultores e Advogados
· Malheiros Filho, Camargo Lima e Rahal - Advogados
· Manesco, Ramires, Perez, Azevedo Marques, Advocacia
· Manhães Moreira Advogados Associados
· Marcelo Leonardo Advogados Associados
· Marques Rosado, Toledo Cesar & Carmona Advogados
· Martinelli Advocacia Empresarial
· Martorelli e Gouveia Advogados
· Matos Ruiz Advogados Associados
· Mattos, Muriel, Kestener Advogados
· Menezes, Magalhães, Coelho e Zarif Advogados S/C
· Mesquita Ribeiro - Advogados
· Miguel Silva Associados
· Moro e Scalamandré Advocacia
· Motta, Fernandes Rocha - Advogados
· Mundie e Advogados
· Muylaert, Livingston e Kok Advogados
· Neumann, Salusse, Marangoni Advogados
· Newton Silveira, Wilson Silveira e Associados - Advogados
· Novaes e Roselli Advogados
· Olavo Drummond - Advogados e Consultores Jurídicos
· Oliveira & Leite Advogados Associados S/C
· Oliveira Franco, Ribeiro, Küster, Rosa - Advogados Associados
· Osorio e Maya Ferreira Advogados
· Peixoto E Cury Advogados
· Penteado Mendonça Advocacia
· Pereira Martins Advogados Associados - Prof. Eliezer Pereira Martins
· Pinhão e Koiffman Advogados
· Pinheiro Neto Advogados
· Preto Villa Real Advogados
· Queiroz Cavalcanti Advocacia
· Ráo, Cavalcanti & Pacheco Advogados
· Rayes, Fagundes & Oliveira Ramos Advogados Associados
· Rayes, Sevilha e Buranello Advogados
· Reale Advogados Associados - Prof. Miguel Reale, Dr. Miguel Reale Júnior e Dr. Eduardo Reale
· Rocha e Barcellos Advogados
· Rodrigues Jr. Advogados
· Saeki Advogados
· Sarti, Farina e Magalhães Teixeira Advogados
· Silva Telles Advogados - Prof. Goffredo da Silva Telles Junior e Dra. Maria Eugenia Raposo da Silva Telles
· Silveira, Andrade e Piza Advogados
· Siqueira Castro Advogados
· Souza Queiroz Ferraz e Pícolo Advogados Associados
· Stuber - Advogados Associados
· Suchodolski Advogados Associados
· Sylvia Romano Consultores Associados
· Técio Lins e Silva, Ilídio Moura & Advogados Associados
· Tess, Campinho Advogados
· Thiollier Advogados
· Tojal, Teixeira Ferreira, Serrano & Renault Advogados Associados
· Tozzini, Freire, Teixeira e Silva Advogados
· Trench, Rossi e Watanabe Advogados
· Trevisan e Gutierrez Advocacia S/C
· Trigueiro Fontes Advogados
· Ulisses Sousa Advogados Associados
· Veirano Advogados
· Xavier, Bernardes, Bragança - Sociedade de Advogados
· A. L. Thomé Consultoria e Assessoria Legal Trabalhista S/C
· Abreu Sampaio Advocacia
· Adriano Pinto & Jacirema Moreira - Advocacia Empresarial
· Advocacia Bettiol S/C
· Advocacia Dauro Dórea (ADD)
· Advocacia Celso Botelho de Moraes
· Advocacia Podval
· Advocacia Raul de Araujo Filho
· Advocacia Rocha Barros Sandoval & Ronaldo Marzagão
· Amaral Gurgel Advogados
· Araújo e Policastro Advogados
· Aristoteles Atheniense - Advogados S/C
· Armelin, Daibes, Aldred, Fagoni e Advogados Associados
· Arruda Alvim Wambier Advocacia e Consultoria Jurídica
· Azar, Vasconcelos e Advogados Associados
· Azevedo Sette Advogados
· Barretto Ferreira, Kujawski, Brancher e Gonçalves - Sociedade de Advogados
· Barros Pimentel, Alcantara Gil, Fernandes, Rodriguez e Vargas Advogados
· Bichara, Barata, Costa & Rocha Advogados
· Bocater, Camargo, Costa e Silva - Advogados Associados
· Boccuzzi Advogados Associados
· Campos Advocacia Empresarial
· Candido de Oliveira - Advogados
· Carvalhosa e Eizirik Advogados
· Castro, Barros, Sobral, Gomes - Advogados
· Cesnik, Quintino e Salinas Advogados
· Clèmerson Merlin Clève - Advogados Associados
· Clito Fornaciari Júnior - Advocacia
· Corrêa da Costa Advogados S/C
· Daniel Advogados
· Demarest e Almeida Advogados
· De Vivo, Whitaker e Gouveia Gioielli Advogados
· Dias & Associados S/C
· Dinamarco e Rossi Advocacia
· Duarte Garcia, Caselli Guimarães e Terra Advogados
· Emsenhuber, Abe e Advogados Associados
· Escritório Professor René Dotti
· Felipe Amodeo Advogados Associados
· Felsberg, Pedretti, Mannrich e Aidar - Advogados e Consultores Legais
· Fernando Pinheiro - Advogados
· França Ribeiro Advocacia
· Franceschini e Miranda - Advogados
· Freire Advogados & Associados
· Gaia, Silva, Rolim & Associados - Advocacia e Consultoria Jurídica
· Garcia & Keener Advogados
· Goulart Penteado Advogados
· H. Brasil Cabral Advogados Associados
· Homero Costa Advogados
· Ivan Nunes Ferreira & Advogados Associados
· Jayme Vita Roso Advogados e Consultores Jurídicos
· Joyce Roysen Advogados

_____

Clique aqui para conhecer os Apoiadores de Migalhas.

_______________

Fomentadores :

· IPT - Instituto de Pesquisas Tributárias
· JusPODIVM Centro Preparatório para Carreira Jurídica
· Just-Traduções Joanita Haimerl S/S
· Lawsoft Desenvolvimento de Sistemas
· MDA - Movimento de Defesa da Advocacia
· Michael Page International
· NK Assessoria Contábil e Fiscal LTDA
· Núcleo Mascaro
· OAB/PR - Ordem dos Advogados do Brasil, Seção Paraná
· OAB/SP - Ordem dos Advogados do Brasil, Seção São Paulo
· Prima Cursos Preparatórios
· R2 Learning
· RCD Cursos Jurídicos
· Rede de Ensino Luiz Flávio Gomes
· RedeJur - Associação de Escritórios de Advocacia Empresarial
· SaraivaJur
· Siciliano
· SOCEJUR - Sociedade de Estudos Jurídicos
· AARJ - Associação dos Advogados do Rio de Janeiro
· AASP - Associação dos Advogados de São Paulo
· AATSP - Associação dos Advogados Trabalhistas de São Paulo
· ABDI - Associação Brasileira de Direito de Informática e Telecomunicações
· ABPI - Associação Brasileira da Propriedade Intelectual
· ABRADT - Associação Brasileira de Direito Tributário
· ADPO - Academia de Desenvolvimento Profissional e Organizacional
· APAMAGIS - Associação Paulista dos Magistrados
· ASPI - Associação Paulista da Propriedade Intelectual
· BCS Informática e Associados
· Bookseller Editora
· Caldas Law Studies Center
· Central Prática Consultoria e Treinamento
· CESA - Centro de Estudos das Sociedades de Advogados
· CEU - Centro de Extensão Universitária
· Coelho dos Santos Corretora de Seguros
· Comunicare Consultoria de Comunicação
· CRUZEIRO/NEWMARC PROPRIEDADE INTELECTUAL
· CULTCORP - Cultura Corporativa
· Curso FMB - Coordenador Flávio Monteiro de Barros
· EPDS - Escola Paulista de Direito Social
· EVENTLAW PROMOÇÕES
· FADISP Faculdade Autônoma de Direito
· Femag Ind. e Comércio de Pastas para Arquivamento LTDA EPP
· FGV DIREITO RIO
· FISCOSoft Editora
· FORUM CEBEFI
· Fundação Armando Alvares Penteado - FAAP
· Fundamar - Fundação 18 de março
· IAB - Instituto dos Advogados Brasileiros
· IAMG - Instituto dos Advogados de Minas Gerais
· IASP - Instituto dos Advogados de São Paulo
· IBCDTur - Instituto Brasileiro de Ciências e Direito do Turismo
· IBCCRIM - Instituto Brasileiro de Ciências Criminais
· IBDD - Instituto Brasileiro de Direito Desportivo
· IBDFAM - Instituto Brasileiro de Direito de Família
· IBDM - Instituto Brasileiro de Direito Municipal
· IBMEC/RJ
· IBMEC/SP
· IBRADEMP - Instituto Brasileiro de Direito Empresarial
· ICET - Instituto Cearense de Estudos Tributários
· ICED - Instituto Comportamento, Evolução e Direito
· IDCID - Instituto de Direito do Comércio Internacional e Desenvolvimento
· IDDD - Instituto de Defesa do Direito de Defesa
· IDPB - Instituto de Direito Público da Bahia
· IDPE - Instituto de Direito Político e Eleitoral
· IEJE - Instituto de Estudos Jurídicos e Econômicos
· INDIP - Instituto Nacional de Direito Público
· Instituto Ling
· InterNews Com.Emp. e Editora
______

Clique aqui para conhecer os Fomentadores.

_____________

__________________

Fontes

Indique amigos

Descadastrar

Migalhas amanhecidas

Atualizado em: 1/1/1900 00:00

INFORMATIVO

Cadastre-se e receba gratuitamente o informativo diário por email ou pelo Migalhas App.

CADASTRAR