INFORMATIVO

  1. Home >
  2. Amanhecidas >
  3. MIGALHAS nº 3.302

MIGALHAS nº 3.302

Terça-feira, 4 de fevereiro de 2014 - Migalhas nº 3.302 - Fechamento às 9h05.

Registro

Migalhas anuncia que, a partir de hoje, conta com mais um Apoiador :

  • Traldi e Saggioro Sociedade de Advogados

(Clique aqui)

_________________
_____________

"O cidadão é a partícula da soberania, é o voto."

José de Alencar
(Clique aqui)

Pauta que saiu

Diz a Folha de S.Paulo que causou espécie o fato de o ministro JB ter incluído na pauta, para quinta-feira p.f., processo contra o deputado Federal Zeca Dirceu, filho de José Dirceu. Além do mencionado parlamentar, há outros que estão sentados na berlinda da deusa Thêmis, seja já sofrendo a persecução penal, seja ainda na fase de inquérito. Confira. (Clique aqui)

A investigação é inimiga da resolução

Um dos primeiros temas na pauta do TSE com a volta dos trabalhos deve ser a resolução 23.896/13, que tirou do MP o poder de requisitar (sem autorização judicial) instauração de inquéritos policiais para apurar crimes eleitorais. (Clique aqui)

Regras pra que te quero

A um mês do prazo final para expedir as instruções relativas às eleições de 2014, o TSE já editou 6 resoluções que disciplinarão o pleito. As normas versam sobre registro e divulgação de pesquisas eleitorais, crimes eleitorais, pedidos de direito de resposta, entre outros. (Clique aqui)

Novela em Migalhas

O ano recomeçou, a família retornou da praia, o fórum está funcionando, as crianças voltaram à escola. O que, então, está faltando para sua rotina entrar nos eixos ? É claro, estimado leitor, está faltando nossa Novela em Migalhas ! Obedecendo às ordens, ou melhor, orientações de nosso amado Diretor, nossa equipe está tirando do forno mais uma saborosa trama. Não perca nosso primeiro capítulo ! Ainda neste informativo. (Clique aqui)

Novo CPC

Em sessão extraordinária marcada para hoje, Câmara deve votar destaques do novo CPC (PL 8.046/10). O texto-base foi aprovado em novembro passado (clique aqui).

Brasileirão

CBF não aceita acordo proposto pelo MP que pedia a anulação do julgamento do STJD, com a manutenção da Portuguesa e do Flamengo na Série A do Brasileirão. Agora, o parquet irá propor uma ACP, sob o argumento de que o Estatuto do Torcedor foi desrespeitado nas punições aos atletas, pois elas não foram publicadas no site da CBF com antecedência.

Justiça Desportiva

Os advogados Aurelio Franco de Camargo, do escritório Araujo Silva, Prado Lopes Advogados, e Ricardo Souza Calcini questionam qual ordem judicial a CBF deve cumprir : a que mantém a perda de pontos e consequente rebaixamento da Portuguesa ou outras eventualmente proferidas em caráter liminar pelo Judiciário, que impõem a manutenção dos pontos e consequente permanência do clube na divisão de elite do Campeonato Brasileiro ? (Clique aqui)

Registralhas

Fechando a série sobre o usucapião tabular, Vitor Frederico Kümpel aborda a modalidade do instituto introduzida pela lei 12.424/11, o usucapião tabular familiar. (Clique aqui)

Indisponível

Uma promoter, responsável por projetos e festas como Rock in Rio, Camarote Brahma e Baile da Favorita, será indenizada em R$ 8 mil pela Oi por permanecer cerca de três dias com a linha bloqueada. Na decisão do 6º JEC de Lagoa/RJ, foi levado em consideração a profissão da autora, que exige contato permanente via telefone e acesso à internet. O advogado Vicente Donnici atuou na causa. (Clique aqui)

Apelido

Uma ex-garçonete de uma famosa rede ianque será indenizada por danos morais por ter sido vítima de apelidos depreciativos no ambiente de trabalho como "vassourinha do Harry Potter, magrela e desnutrida". A decisão é do juiz do Trabalho Washington Timóteo Teixeira Neto, da 9ª vara de Goiânia. (Clique aqui)

Documentos

O Grupo Galileo - mantenedor da Universidade Gama Filho e UniverCidade, descredenciadas pelo MEC - deverá entregar até 28/2 todos os documentos necessários à transferência dos alunos e, aos formandos, o certificado de conclusão do curso concomitante com o da colação de grau. Determinação é do juiz de Direito Luiz Roberto Ayoub, em exercício na 4ª vara Empresarial do Rio. (Processo 0015049882014.8.19.0001)

Responsabilidade solidária

O TRT da 18ª região decidiu que empresas consorciadas que não fazem parte do mesmo grupo econômico não podem ser responsabilizadas por dívidas trabalhistas da empregadora. A causa foi patrocinada pelo escritório Cerdeira Advogados e Consultores Legais. (Clique aqui)

Novo Apoiador

Sediado em SP, Traldi e Saggioro Sociedade de Advogados é uma boutique jurídica especializada em Direito Cível (Consultivo e Contencioso) e Direito de Família e Sucessões. Criada com o objetivo de apresentar uma proposta moderna, dinâmica e eficiente na solução de questões e litígios relacionados às áreas de Família e Sucessões e Direito Cível, a banca trabalha pautada em elevados padrões de atendimento ao cliente, ética, sigilo, seriedade e competência profissional. Com a experiência sólida de um dos principais escritórios do Brasil, a equipe é composta por profissionais formados e pós-graduados nas melhores Faculdades de Direito do país e passagem pelo setor contencioso cível de renomada banca paulista. Clique aqui e conheça o novo Apoiador do Migalhas.

Migas

1 - STJ - Provedor é multado por não retirar vídeos do YouTube. Empresa descumpriu ordem judicial. (Clique aqui)

2 - STJ - Uso da internet em crime não basta para determinar competência da JF. (Clique aqui)

3 - TRF da 1ª região - Juizados Especiais da Fazenda Pública estadual não têm competência para julgar ações contra o INSS. (Clique aqui)

4 - TRF da 4ª região - Seguro desemprego não pode ser cancelado em função de pagamento de contribuição individual ao INSS. (Clique aqui)

Migalhas dos Leitores - IPTU paulistano

"Alerto os migalheiros paulistanos para que façam o cálculo do IPTU na forma do que foi decidido pela Justiça (inflação do período). O burgomestre Haddad, também conhecido na cidade de SP como sr. Maldade, parece que não seguiu o determinado pela decisão judicial e alguns carnês, já recebidos, apresentam distorções que variam de 12% a 25% sobre o valor correto. Não há dúvida de que erros existem, mas - partindo de quem parte - olho no bolso e denunciem!" Alexandre Thiollier - escritório Thiollier e Advogados

Judiciário piauiense

Os servidores do Judiciário piauiense se reuniram ontem em Assembleia Geral e decidiram por uma paralisação de advertência nos dias 11 e 12/2. Caso as negociações com a diretoria do TJ não avancem, os servidores não descartam greve por período indeterminado, a ser iniciada no dia 17/2. As informações são do portal O Dia.

Judiciário baiano

O novo presidente do TJ/BA, Eserval Rocha, assumiu o Tribunal com a meta de "moralizar" a Corte baiana, que passa por investigações severas do CNJ. Entre as medidas que serão tomadas, segundo o jornal Correio da Bahia, estão o corte do fornecimento de vale-refeição, o bloqueio de 92 linhas telefônicas e a suspensão do fornecimento do leite em pó, depois de ter 8 mil latas consumidas em 2013.

Judiciário fluminense

Hoje, o presidente da OAB/RJ, Felipe Santa Cruz, visita as comarcas de Niterói, São Gonçalo e Itaboraí para checar denúncias da falta de juízes e problemas nos Juizados Especiais Cíveis, além dos sérios problemas enfrentados pelos advogados como as falhas no PJe.

Publicidade irregular

A OAB/PB investigará advogados que fizerem publicidade irregular. De acordo com a seccional, profissionais do Estado tem colocado anúncios em jornais locais a fim de captar clientes. (Clique aqui)

Sistema carcerário

A Coordenação de Acompanhamento do Sistema Carcerário da OAB realiza sua primeira reunião hoje. O grupo de trabalho será responsável pelo monitoramento permanente dos presídios brasileiros.

FGTS

Diz o jornal Tribuna da Bahia que a OAB estuda propor ACP sobre a questão da correção do FGTS pela inflação, e não mais pela Taxa Referencial. Sobre o tema, no entanto, milhares de advogados já têm demanda judicial de modo que a eventual ação da Ordem iria nitidamente conflitar com os interesses de seus integrantes. Durma-se, doutor, com um barulho desses. (Clique aqui)

_____________

Nomes de peso do mundo jurídico

Migalhas contará, a partir de amanhã, com mais um Fomentador de peso.

Clique aqui.

_____________

Contrato empresarial

Frente ao protagonismo dos contratos no universo empresarial, Giovanni Ettore Nanni, do escritório TozziniFreire Advogados, analisa este instrumento primordial nos negócios indicando como transmitir confiança e segurança a seus usuários. (Clique aqui)

Cálculos de liquidação

Diretor da Macdata Tecnologia, Antonio Carlos Alvim de Macedo adverte que a "chutometria" dos cálculos de liquidação pode custar caro : "O ideal é que os cálculos sejam iniciados logo após o trânsito em julgado, evitando-se custos relativos à urgência." (Clique aqui)

Pão e circo

Relembrando a política do "Pão e Circo", Felipe Machado Caldeira, da banca Luchione Advogados, traça um panorama de como deve ser a Copa do Mundo no Brasil. (Clique aqui)

_____________

  • Migalhas Mundo

Espionagem

Facebook, Microsoft, Yahoo e Google publicam detalhes do número de pedidos que receberam do governo americano sobre seus usuários. (MI - clique aqui)

Agressão

Um francês foi condenado ontem a um ano de prisão por ter agredido um gato. (MI - clique aqui)

_____________

§§§ Novela em Migalhas §§§

Capítulo - I

Uma cena entre estudantes de São Paulo no tempo antigo

Sinais estrondosos de aplausos, gargalhadas, pragas, murros sobre a mesa, discursos a duo e a trio, enfim, uma algazarra indefinível tomava a pequena sala de jantar, onde em volta de uma mesa cheia de garrafas e copos, bules e xícaras, pedaços de pão e carne, alguns livros e papéis, falavam e bebiam, liam e comiam uns nove ou dez estudantes do curso jurídico de S. Paulo.

Era isto em tempos já idos, na Pauliceia antiga e patriarcal de 1845, que conservava ainda quentes as cinzas de Diogo Antônio Feijó, que ainda escutava os ecos das vozes patrióticas e eloquentes de Antônio Carlos e Martim Francisco.

A classe acadêmica harmonizando-se com o meio em que vivia, passava vida simples, folgazã e descuidosa. Divididos em grupos, os estudantes derramavam por todos os bairros da cidade, e chamavam-se repúblicas, como até hoje, as casas ocupadas por esses grupos, e onde viviam na mais admirável igualdade e fraternidade. Nessa época havia entre os estudantes um certo espírito de classe tão fortemente pronunciado, que formava deles uma corporação, não só respeitada, como temida dos futricas, nome que se dava a todo cidadão estranho ao corpo acadêmico.

A reunião a que assistimos tinha lugar na Rua da Constituição, a qual, partindo do Largo S. Bento, onde ficam o mosteiro e a igreja, dirige-se para o risonho e pitoresco arrabalde da Luz. A casa ocupada pelos estudantes fronteava justamente com o lado da igreja, que faz face à rua.

Eram cerca de nove horas da noite, a rua era um deserto. As janelas da sala de jantar, onde se dava o colóquio, abriam-se para as extensas vargens alagadiças cortadas pelo Tamanduateí que separam a cidade propriamente dita do arrabalde de S. Brás. Essas vargens, banhadas então por um brando luar, formavam um deserto vasto e aprazível e pelas janelas abertas os estudantes podiam expandir as vistas e aspirar as auras frescas e balsâmicas que dali se elevavam.

Os acadêmicos tagarelavam, riam e gritavam à vontade, sem se importarem com as maldições e pragas dos vizinhos. Neste momento, discutiam a programação do dia seguinte :

- Eu não quero que o dia de amanhã passe sobre nós ; quero, sim, que nós passemos sobre o dia de amanhã. Porventura estamos mortos ? As ondas do tempo correm sobre o túmulo dos mortos, mas nós os vivos devemos vogar sobre as ondas do tempo. - Declamava um.

- Voto por um passeio à Ponte-Grande - bradou outro.

- Um passeio à Ponte-Grande ! - prosseguiu terceiro com um irônico sorriso. - Excelente recurso, admirável antídoto contra o tédio ! Iremos talvez pela centésima vez, depois de uma caminhada de estafar, pôr-nos em êxtase a ver correrem as sombrias águas do Tietê, lúgubres e sonolentas como as do Letes, que lá vão, como jiboia preguiçosa, lambendo as margens tão monótonas como ele...

- Com mil diabos ! Nada há que te satisfaça ! - bradou Belmiro. Pois bem, vamos para o lado fronteiro, e entremos no silencioso e plácido recinto, cercado de altas muralhas, o pitoresco conventinho de N. S. da Luz. Paz angélica e olímpica serenidade parecem descer da abóbada da pequena capela, onde ressoam mais os cânticos piedosos das virgens votadas ao Senhor...

- Ai ! Meu Deus ! Que carola está hoje este Frei Belmiro ! - exclamou um dos comparsas, bocejando e estirando os braços. - Se continuas com a tua maçante homilia, vou deitar-me...

- Ele tem razão, meu caro Belmiro - atalhou o Aurélio - esse teu discurso é resto de um passado odioso em que o fanatismo sepultava em vida, sem dó nem piedade, as mais mimosas flores da juventude e da beleza...

- Basta, Aurélio ! Não esperdices mais tua eloquência - interrompeu Belmiro já um tanto enfadado. Se assim o queres, deixemos ainda esse convento, e passemos adiante.

- Vamos ao arrabalde do Brás. - sugeriu outro. Queres mais bonito passeio ? Que vasta e formosa perspectiva nos oferece esse bairro, visto do terraço do convento do Carmo ! É a mais deliciosa e encantadora que se pode imaginar. A capela de S. Brás, com seu campanário branco, e aquelas casas dispersas pela planície exalam um perfume idílico, que enleva a imaginação...

- Basta ! Basta ! Por S. Brás te peço ! E aquele comprido e monótono caminho do aterrado ente os charcos de Tamanduateí, exalando infectos miasmas de maresia, charnecas secas em que não canta um passarinho... ?

Nisto estavam, quando entra, brusca e inopinadamente pela casa, um novo colega.

- Boa noite, rapaziada ! Então, que se faz por aqui ?

- Oh, boa noite, Azevedo ! Aqui fuma-se, bebe-se e conversa-se. Vem sentar-te e fazer o mesmo...

- Não ; vim com pressa somente para fazer um convite a todos desta república. Conhecem o Major Damásio ?

- Oh ! se conhecemos... ! Esse tipo singular é conhecido em toda a cidade. Não é pai daquela linda menina chamada Adelaide ?

- Justamente. É muito meu amigo, e fez-me a honra de convidar a um passeio à sua chácara de Ó, para comer jabuticabas. Ora, as jabuticabas do Major Damásio gozam de justa celebridade, assim como a beleza de sua filha. O major autorizou-me a convidar alguns amigos. Partimos ao meio-dia, jantamos lá, e voltaremos à hora que quisermos. Querem ir ?

- Está resolvido o problema ! - foi a resposta que em altos brados deram todos à pergunta de Azevedo.

- Viva o Major Damásio !

_____________

Contrate

Bem sabem os migalheiros que o trabalho diário da advocacia exige a colaboração de colegas em outras comarcas. Para fazer esta conexão no mundo jurídico que Migalhas criou a seção Correspondentes. Encontre um profissional em qualquer cidade do Brasil, agora com muito mais agilidade. É só clicar aqui.

Seja contratado

A seção Correspondentes é a ferramenta certa para quem procura estar no mercado de trabalho jurídico. Conheça e faça hoje mesmo o seu cadastro. Ao final do informativo, um mural destaca as cidades nas quais ainda não há ninguém cadastrado. Eis aí a oportunidade !

Lauda Legal

Nascida a partir da dissertação de mestrado da autora, a obra "Nulidades do Processo e da Sentença" (7ª edição - 559p.) tem sido repetidamente atualizada em razão de seu sucesso editorial. Nesta sétima edição, Teresa Arruda Alvim Wambier reconstrói o texto com as remissões ao projeto de CPC às vésperas de votação. Leia os comentários de Roberta Resende e deixe seu nome para o sorteio. A Thomson Reuters, por meio de seu selo editorial Revista dos Tribunais, terá prazer em presenteá-lo. (Clique aqui)

Concurso

TJ/RJ seleciona candidatos para a função de juiz leigo nos JECs. São 200 vagas e inscrições vão até 28/2. (Clique aqui)

Assistência

Mais de 37 mil advogados realizaram inscrições para novo Convênio de Assistência Judiciária firmado entre a OAB/SP e a Defensoria Pública, que teve início ontem. (Clique aqui)

Pensão por morte

A advogada Ana Flávia Magno Sandoval, da Advocacia Sandoval Filho, participou, na última semana, do programa Fórum, exibido pela TV Justiça. No debate, a pauta abordada foi "Pensão por morte". A advogada apresentou a relação entre a economia brasileira e os pagamentos de pensões por morte, além de discutir diferentes aspectos da legislação. Para assistir, clique aqui.

Fachadas

Em rua movimentada de Santos/SP, mais uma fachada de escritório de advocacia. Visite a seção Fachadas e conheça os frontispícios das bancas de advocacia do Brasil e do mundo. (Clique aqui)

Falecimento

Faleceu no último dia 27, aos 86 anos, a advogada Maria Celina Teixeira Ferro Costa (OAB/RJ 95.449). Formada aos 70 anos pela Faculdade de Direito da PUC-Rio, era viúva do fundador do escritório Ferro Costa Advogados, Clóvis Ferro Costa. A missa de 7º dia em sufrágio de sua alma será realizada hoje, às 18h30, na Paróquia Santa Mônica (av. Ataulfo de Paiva, 527, Leblon, RJ).

Baú migalheiro

Há 161 anos, no dia 4 de fevereiro de 1853, morreu, em Funchal, Ilha da Madeira, a princesa D. Maria Amélia, filha única do ex-imperador do Brasil, D. Pedro I, já falecido nessa época, e de sua mulher a ex-imperatriz D. Amélia, então Duquesa de Bragança.

Sorteio

A obra coletiva "Direito Notarial e Registral" (Elsevier - Campus Jurídico - 2ª edição - 208p.), coordenada por Regina Pedroso, reúne o que há de mais relevante e inovador em cada área do Direito. O livro é presente do coautor Arthur Del Guércio Neto. (Clique aqui)

Lançamentos

O Instituto Brasiliense de Direito Público - IDP e a Editora Saraiva lançam as obras "Fundamentos da Tradução Jurídica: Alemão - Português", do professor António Francisco de Sousa, e "Direitos Prestacionais da Comunicação", de Renato Monteiro de Rezende. (Clique aqui)

Acaba de ser lançado pela Editora Foco o livro "Como Passar em Concurso da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros", coordenado por Alexandre Gialluca, Flávio Daher, Licínia Rossi e Marcelo Fernando Borsio. (Clique aqui)

A Editora Del Rey acaba de lançar a 2ª edição do título "Cooperativas de Trabalho na Terceirização", de Guilherme Krueger. (Clique aqui)

Acaba de ser lançada pela Editora Elsevier - Campus Jurídico a coleção "Método de Estudo Direito Previdenciário", coordenada por Vitor Frederico Kümpel. (Clique aqui)

Migalhíssimas

Hoje, Miguel Reale Junior, do escritório Miguel Reale Júnior Sociedade de Advogados, palestrará na posse da Coordenação de Acompanhamento do Sistema Carcerário da OAB, na sede do Conselho Federal da Ordem. Na ocasião, serão empossados os membros da Coordenação, com representantes de todas as Seccionais, para verificar de perto a situação prisional em todo o país. A representante da OAB/RJ será a advogada Maíra Fernandes, do escritório Técio Lins e Silva, Ilídio Moura & Advogados Associados. (Clique aqui)

O escritório Souza, Cescon, Barrieu & Flesch Advogados recebe amanhã, em SP, o seminário "Imigração : Novos Procedimentos e Pesquisa de Avaliação do Governo". Informações : (11) 5187-5140.

Amanhã, o escritório Felsberg e Pedretti Advogados e Consultores Legais promove o seminário "Lei Anticorrupção (12.846/13)", em SP.

No dia 6/2, Antonio Giglio e Thiago Giantomassi, do escritório Demarest Advogados, serão palestrantes do seminário "COE : saiba como combinar instrumentos de renda fixa e variável", em SP.

Fabiana França Pinto, do escritório AIDAR SBZ Advogados, palestrará, dia 6/2, sobre "Legislação Ambiental e Atividade Econômica - Responsabilidade Civil e Administrativa", durante o seminário "Responsabilidade dos administradores por passivos ambientais", em SP. (Clique aqui)

Pedro Marcos Nunes Barbosa, do escritório Denis Borges Barbosa Advogados, mediará palestra sobre "Contrafação Marcária", no IAB - Instituto dos Advogados Brasileiros, dia 13/2. (Clique aqui)

Informatização

Sistema da Kurier Tecnologia ajuda a encontrar ações de inadimplência por meio dos diários de Justiça. (Clique aqui)

Inglês jurídico

A professora e advogada Clarice Dall'Agnol Casado ministra cursos de "Inglês Jurídico e Inglês Empresarial" para profissionais do Direito. Informações pelo telefone (11) 98558-4545 ou por e-mail (clique aqui).

Auditoria

No dia 11/2, o Forum Cebefi realiza o curso "Auditoria jurídica de contratos", em SP. (Clique aqui)

Fisco Federal

A FocoFiscal Cursos e Capacitação está com inscrições abertas para o curso "Cruzamento de informações pelo Fisco Federal : DCTF x DIPJ X Sped Contábil X Lalur x EFC x EFD-Contribuições x Fcont X Per/Dcomp", que acontece dia 25/2, em SP. Concorra a uma vaga-cortesia. (Clique aqui)

Administração pública

Estão abertas as inscrições para o curso on-line "Tribunal de Contas/DF : Super-Revisão Analista de Administração Pública (Serviços Técnicos e Administrativos)", promovido pelo IEDI - Instituto de Educação a Distância Interativa. (Clique aqui)

Ciências criminais

Estão abertas as inscrições para a "13ª edição do Laboratório de Ciências Criminais 2014", promovida pelo IBCCRIM - Instituto Brasileiro de Ciências Criminais, em SP. (Clique aqui)

Contabilidade

O curso "Contabilidade para Advogados" é realizado pela Editora Lex, dias 10, 17 e 24/2, em SP. (Clique aqui)

Cursos

A Editora NDJ realiza os cursos "Classificação e julgamento das Propostas Comerciais nas licitações e Recursos Administrativos, Impugnações ao Edital e pedidos de esclarecimento" (clique aqui), dia 10/2 ; e "Contratações diretas - Dispensa e inexigibilidade" (clique aqui), dia 11/2, ambos em SP. Concorra a vagas-cortesia.

Peticionamento

Em SP, dia 15/2, a AASP promove o curso "Certificação digital e Peticionamento Eletrônico no PJe-JT". (Clique aqui)

Seminários

Participe e concorra às vagas-cortesia oferecidas pela Central Prática Educação Corporativa para os seminários "Questões atuais de propriedade intelectual e direito de imagem" (clique aqui), dia 17/2, e "Lei anti corrupção e compliance nas empresas" (clique aqui), dia 20/2, ambos em SP.

Pós-graduação

Inscrições abertas para os cursos de pós-graduação latu sensu do Instituto de Direito da PUC-Rio. Entre os cursos oferecidos estão "Direito do Consumidor" (clique aqui), "Direito de Empresas" (clique aqui), "Direito da Propriedade Intelectual" (clique aqui), "Direito Processual Civil" (clique aqui) e "Direito Ambiental Brasileiro" (clique aqui).

Eventos

A Thomson Reuters, por meio de seu selo editorial FISCOSoft, oferece vagas-cortesia para os cursos :

14/2 - "Ex Tarifário : Procedimentos e benefícios", em SP. (Clique aqui)
14/2 - "Contabilidade Internacional - IFRS : Novas regras de contabilidade", em SP.
(Clique aqui)
21/2 - "Formação do preço de venda : O Impacto dos tributos indiretos", em São José do Rio Preto/SP.
(Clique aqui)

Premiados

Evento : A ganhadora da vaga-cortesia oferecida pela Editora NDJ para o curso "Básico de contratos administrativos", dia 6/2, em SP, foi Natalie Leite de Barros Carvalho. (Clique aqui)

Sorteio de obra : O livro "Manual de Direito Penal" (Forense - 10ª edição - 1.182p.), de Guilherme de Souza Nucci, vai para Ana Paula Mota Castilho, de Manaus/AM. (Clique aqui)

_____________

Migalhas também é cultura !

Olavo Bilac
Bernardo Guimarães
Camilo Castelo Branco
Aluísio Azevedo
Bastos Tigre
Rui Barbosa
Machado de Assis
Euclides da Cunha
Eça de Queirós

José de Alencar

Clique aqui

_____________

Mural Migalhas

Veja abaixo as cidades carentes de profissionais :

BA/Paramirim
CE/Jaguaribara
GO/Anicuns
MA/Brejo de Areia
MA/Cajapió
MG/Bonfim
PA/Canaã dos Carajás
PE/Maraial
PI/Nossa Senhora dos Remédios
PR/Tupãssi
SC/Papanduva
TO/Filadélfia

Clique aqui e cadastre-se como um Correspondente Migalhas.

_____________

Migalhas Clipping

The New York Times - EUA

"Karzai arranged secret contacts with The Taliban"

The Washington Post - EUA

"Obama is squeezed in border debate"

Le Monde - França

"Education: pourquoi le modele français est en panne"

Le Figaro - França

"Loi famille: la mobilisation fait reculer Hollande"

Clarín - Argentina

"El Gobierno no logra frenar la suba en el precio de la carne"

El País - Espanha

"Susana Díaz ofrece a Mas una salida al desafío soberanista"

Público - Portugal

"Quadros de Miró saíram ilicitamente de Portugal e PGR tenta travar venda"

Die Welt - Alemanha

"Bischöfe wollen die Sexualmoral reformieren"

The Guardian - Inglaterra

"Alcohol and obesity fuel cancer surge"

O Estado de S. Paulo - São Paulo

"Dilma dá tom eleitoral a despedida de ministros"

Folha de S.Paulo - São Paulo

"Em meio à tensão mundial, Dilma vê economia no rumo"

O Globo - Rio de Janeiro

"Polícia reage e monta megaofensiva contra crime"

Estado de Minas - Minas Gerais

"Vereadores adiam fim de verba indenizatória"

Correio Braziliense - Brasília

"Por Pedrinho, por Leo, pela paz, pela vida"

Gazeta do Povo - Paraná

"Vídeos ajudam a flagrar motoristas embriagados"

Zero Hora - Porto Alegre

"Quatro horas de tensão e chance de fim da greve"

O Povo - Ceará

"Cid critica exibicionismo no Ministério Público"

Jornal do Commercio - Pernambuco

"Tudo parado, de Norte a Sul"

_____________

Apoiadores :

Departamentos Jurídicos :

· Bradesco S/A
· Carrefour
· Cosan
· Google
· Souza Cruz

Escritórios :

· Clèmerson Merlin Clève - Advogados Associados
· Clito Fornaciari Júnior - Advocacia
· CMMM - Carmona Maya, Martins e Medeiros Advogados
· Coelho & Ancelmo Advogados
· Comparato, Nunes, Federici & Pimentel Advogados
· Coppola, Dutra Rodrigues e Gago Barbosa Advogados
· Correia da Silva Advogados
· Costa, Coelho Araujo e Zaclis Advogados
· Costa, Martins, Meira e Rinaldi Advogados
· Costa, Waisberg e Tavares Paes Sociedade de Advogados
· Cotrim Advogados Associados
· Covac - Sociedade de Advogados
· da Fonte, Advogados
· Daniel Advogados
· Dannemann Siemsen Advogados

· Daudt, Castro e Gallotti Olinto Advogados
· David Rechulski, Advogados
· DDSA - De Luca, Derenusson, Schuttoff e Azevedo Advogados
· Décio Freire e Associados
· Decoussau Tilkian Advogados
· Deda LLG Advogados
· Delmanto Advocacia Criminal
· Demarest Advogados
· Denis Borges Barbosa Advogados
· De Vivo, Whitaker e Castro Advogados
· Dias Carneiro, Flores, Sanches e Thomaz Bastos Advogados
· Dias de Souza Advogados Associados S/C
· Dinamarco, Rossi, Beraldo & Bedaque Advocacia
· Do Val, Pereira de Almeida e Nascimento Advogados
· Duarte Garcia, Caselli Guimarães e Terra Advogados
· D'Urso e Borges Advogados Associados
· Edgard Leite Advogados Associados
· Emsenhuber Advogados Associados
· Ernesto Borges Advogados
· Erik Bezerra Advogados
· Escritório de Advogados Aroldo Limonge
· Escritório Professor René Dotti
· Espinela, Graça e Belmonte Advogados
· Fachin Advogados Associados
· Faragone Advogados Associados
· Felsberg e Pedretti Advogados e Consultores Legais
· Fernandes, Figueiredo Sociedade de Advogados
· Fernando Corrêa da Silva Sociedade de Advogados
· Ferraz dos Passos Advocacia e Consultoria
· Ferreira e Chagas Advogados
· Ferreira Pinto, Cordeiro e Santos Advogados Associados
· Ferriani e Jamal Sociedade de Advogados
· Fialdini Advogados
· Fialdini, Amary e Zakka Advogados
· Figueiredo & Ranña Advogados Associados
· Flavio Antunes, Sociedade de Advogados
· Fontes & Tarso Ribeiro Advogados
· França Ribeiro Advocacia
· Franceschini e Miranda - Advogados
· Freire e Advogados Associados
· Fulan e Gonçalves Advogados Associados
· Gaia Silva Gaede & Associados
· Gaiofato e Tuma Advogados Associados
· Galera Mari Advogados Associados
· Gama Malcher Consultores Associados
· Gamil Föppel Advogados Associados
· Garcia & Keener Advogados
· Garcia, Soares de Melo e Weberman Advogados Associados
· Gasparini, De Cresci e Nogueira de Lima Advogados
· Glézio Rocha Advogados Associados
· Goffi Scartezzini Advogados Associados
· Gonçalves, Arruda & Aragão - Sociedade de Advogados
· Guedes Nunes, Oliveira e Roquim Sociedade de Advogados
· Guerra Advogados Associados
· Guimarães Levinsohn Advogados Associados
· Gustavo Tepedino Advogados
· Gutierrez Advocacia
· Harada Advogados Associados
· Homero Costa Advogados
· Ibaneis Advocacia e Consultoria
· Ivan Mercêdo Moreira Sociedade de Advogados
· JBM Advogados
· José Anchieta da Silva Advocacia - JASA
· José Roberto Batochio Advogados
· Joyce Roysen Advogados
· Justen, Pereira, Oliveira & Talamini - Advogados Associados
· Katzwinkel & Advogados Associados
· Kincaid | Mendes Vianna Advogados
· Knopfelmacher Advogados
· Küster Machado - Advogados Associados
· L. Farina Advogados
· Law & Liberatore Advogados
· Lefosse Advogados
· Lehmann, Warde & Monteiro de Castro Advogados
· Leite, Tosto e Barros - Advogados Associados
· Lemos e Associados Advocacia
· Leonardo Isaac Yarochewsky Advogados Associados
· Licastro Sociedade de Advogados
· Licks Advogados
· Lilla, Huck, Otranto, Camargo Advogados
· Lima Advogados Associados - Assessoria e Consultoria Jurídica
· Limongi Sociedade de Advogados
· Lins Cattoni Advogados
· Lobo & de Rizzo Advogados
· Lobo & Ibeas Advogados
· Loguercio, Beiro e Surian Sociedade de Advogados
· Lotti = Araújo - Sociedade de Advogados
· Lourival J. Santos - Advogados
· Luchesi Advogados
· Luchione Advogados
· Luiz Leonardos Advogados
· Machado Associados Advogados e Consultores
· Machado, Meyer, Sendacz e Opice Advogados
· Malheiros Filho, Meggiolaro e Prado - Advogados
· Malheiros, Penteado, Toledo e Almeida Prado - Advogados
· Manesco, Ramires, Perez, Azevedo Marques Sociedade de Advogados
· Manhães Moreira & Ciconelo - Sociedade de Advogados
· Marcelo Leonardo Advogados Associados
· Marcelo Tostes Advogados
· Maria Ednalva de Lima Advogados Associados
· Mario Oscar Oliveira & Advogados Associados
· Mário Roberto Pereira de Araújo - Sociedade de Advogados
· Maronna, Stein & Mendes Advogados
· Marques Rosado, Toledo Cesar & Carmona Advogados
· Martinelli Advocacia Empresarial
· Martorelli Advogados
· Mascaro Nascimento Advocacia Trabalhista
· Mattos Filho, Veiga Filho, Marrey Jr. e Quiroga Advogados
· Mattos Muriel Kestener Advogados
· Mauro Caramico Advogados
· Mauro Cavalcante, Paulo Vieira & Wagner Advogados Associados
· Medeiros Advogados
· Medina Osório Advogados
· Menezes, Magalhães, Coelho e Zarif Advogados S/C
· Mesquita Pereira, Marcelino, Almeida, Esteves Advogados
· Miguel Reale Júnior Sociedade de Advogados
· Miguel Silva & Yamashita Advogados
· Mitico & Visnevski Advogados
· Moraes Pitombo Advogados
· Moro e Scalamandré Advocacia
· Motta, Fernandes Rocha - Advogados
· Mundie e Advogados
· Mussi, Sandri & Pimenta Advogados
· Muylaert, Livingston e Kok Advogados
· Negromonte & Prado Advogados
· Nelio Machado Advogados
· Nery Advogados
· Newton Silveira, Wilson Silveira e Associados - Advogados
· Nilson Theodoro Advogado & Associados
· Novaes e Roselli Advogados
· Ohno e Oshikiri Advogados
· Oliveira Matos Advogados
· Opice Blum, Bruno, Abrusio e Vainzof Advogados Associados
· Osorio e Maya Ferreira Advogados
· Pacífico, Advogados Associados
· Palhares Advogados Associados
· Palma e Alonso Sociedade de Advogados
· Palomares, Vieira, Frota e Nunes, Advogados e Consultores Legais
· Paulo Roberto Joaquim dos Reis Advogados Associados
· Paulo Sergio João Advogados
· Pedroso Advogados Associados
· Peixoto E Cury Advogados
· Penteado Mendonça Advocacia
· Pereira Martins Advogados Associados - Prof. Eliezer Pereira Martins
· Perlman Vidigal Godoy Advogados
· Pestana e Villasbôas Arruda Advogados
· Petraroli Advogados Associados
· Piauhylino Monteiro Sociedade de Advogados
· Piazzeta e Boeira Advocacia Empresarial
· Pinheiro, Mourão, Raso e Araújo Filho Advogados
· Pinheiro Neto Advogados
· Piquet Carneiro, Magaldi e Guedes Advogados
· Pires & Gonçalves - Advogados Associados
· PN&BA - Peregrino Neto & Beltrami Advogados
· Podval, Antun, Indalecio, Raffaini, Beraldo e Advogados
· Pontes, Chaves, Campista, Brant Advogados
· Porpino Nunes Advogados Associados
· Portugal Ribeiro Advogados
· Proença Fernandes Advogados
· Queiroz Cavalcanti Advocacia
· Queiroz e Lautenschläger Advogados
· Queiroz & Meirelles Sociedade de Advogados
· Rachid Maluf Advocacia e Consultoria
· Ráo, Pires & Chaves Alves Advogados
· Rayes Advogados Associados
· Rayes & Fagundes Advogados Associados
· Reale e Moreira Porto Advogados Associados
· Reis & Lundgren Advogados
· Resina & Marcon Advogados Associados
· Ribeiro & Cortez Advogados
· Roberto Algranti Advogados Associados
· Robortella Advogados
· Rocha Barros Sandoval & Ronaldo Marzagão Sociedade de Advogados
· Rocha, Calderon e Advogados Associados
· Rocha e Barcellos Advogados
· Rocha, Marinho e Sales Advogados
· Rodrigues Jr. Advogados
· Rolim, Viotti & Leite Campos Advogados
· Ronaldo Martins & Advogados
· Roncato Advogados
· Rosas Advogados
· Rubens Naves Santos Jr. Advogados
· Rui Celso Reali Fragoso e Advogados Associados
· Ruiz Filho e Kauffmann Advogados Associados
· Sacha Calmon - Misabel Derzi Consultores e Advogados
· Saeki Advogados
· Salusse Marangoni Advogados
· Salvador Pompeu & Bianchini Advogados Associados
· Santoro Fonseca Advogados Associados
· Schreiber Domingues Cintra Tavares Terra Lins e Silva Advogados
· Scolari, Garcia & Oliveira Filho Advogados
· Seleme, Lara & Coelho Advogados Associados
· Sevilha, Arruda Advogados
· Sica, Tangerino, Quito Sociedade de Advogados
· Silva Telles Advogados - Dras. Maria Eugenia e Olivia Raposo da Silva Telles
· Silveira, Ribeiro e Advogados Associados
· Silveiro Advogados
· Silvio & Gustavo Teixeira Advogados Associados
· Siqueira Castro Advogados
· Soares de Oliveira Advogados Associados
· Souza, Cescon, Barrieu & Flesch Advogados
· Smaniotto, Cury, Castro & Barros Advogados Associados
· Sociedade de Advogados Sepúlveda Pertence
· Soussumi Advogados
· Souza Araujo Butzer Zanchim Advogados
· Stelo Advogados Associados S/S
· Stüssi-Neves e Advogados
· Suchodolski Advogados Associados
· Tácito Eduardo Grubba Advogados Associados
· Tauil & Chequer Advogados
· Técio Lins e Silva, Ilídio Moura & Advogados Associados
· Teixeira Fortes Advogados Associados
· Teixeira, Martins & Advogados
· Tepedino, Migliore e Berezowski Advogados
· Tess Advogados
· Timoner e Novaes Advogados
· Thiollier e Advogados
· Thomé e Cucchi - Sociedade de Advogados
· Tofic e Fingermann Advogados
· Tojal Renault Advogados
· Tolentino Advogados
· Toron, Torihara e Szafir Advogados
· Tortoro & Toller Advogados
· TozziniFreire Advogados
· Traldi e Saggioro Sociedade de Advogados
· Trench, Rossi e Watanabe Advogados
· Trigueiro Fontes Advogados
· Tucci Advogados Associados
· Ulisses Sousa Advogados Associados
· Vaiano Ferrara Advogados
· Valença Advogados
· Vanuza Sampaio Advogados Associados
· Veirano Advogados
· Velloza & Girotto Advogados Associados
· Vilardi & Advogados Associados
· Vilhena Silva Sociedade de Advogados
· Wald e Associados Advogados
· Walney Abreu Advogados Associados
· Wambier & Arruda Alvim Wambier Advocacia e Consultoria Jurídica
· Yarshell, Mateucci e Camargo Advogados
· Zamari e Marcondes Advogados Associados S/C
· Zulaiê Cobra Ribeiro - Sociedade de Advogados
· Zürcher, Ribeiro Filho, Pires Oliveira Dias e Freire | Advogados
· A. Lopes Muniz Advogados Associados
· A. S. Azevedo Advogados Associados
· Abdala, Castilho & Fernandes Advogados Associados
· Adriano Pinto & Jacirema Moreira - Advocacia Empresarial
· Advocacia Bettiol S/C
· Advocacia Celso Botelho de Moraes
· Advocacia Criminal Leônidas Scholz
· Advocacia Daniela Teixeira
· Advocacia José Del Chiaro
· Advocacia e Consultoria Rodrigo da Cunha Pereira
· Advocacia Fernando Rudge Leite
· Advocacia Gonçalves Coelho
· Advocacia Hamilton de Oliveira
· Advocacia Maciel
· Advocacia Mariz de Oliveira
· Advocacia Portugal Gouvêa
· Advocacia Salomone
· Advocacia Sandoval Filho
· Advocacia Velloso
· Affonso Ferreira Advogados

· AIDAR SBZ Advogados
· Akselrad e Associados Advogados e Consultores Jurídicos
· Albino Advogados Associados
· Albuquerque Pinto Advogados
· Alino & Roberto e Advogados
· Almeida Advogados
· Almeida Alvarenga e Advogados Associados
· Almeida Camargo Advogados
· Almeida Guilherme Advogados Associados
· Alves de Oliveira e Salles Vanni Advogados Associados
· Amaral Gurgel Advogados
· Américo Angélico Sociedade de Advogados
· Andrade & Fichtner Advogados
· Angélico Advogados
· Antonio Miguel Aith Neto, Sociedade de Advogados
· Approbato Machado Advogados
· Araújo e Policastro Advogados
· Araujo Silva, Prado Lopes Advogados
· Aristides Junqueira Advogados Associados S/S
· Arruda Alvim e Thereza Alvim Advocacia e Consultoria Jurídica
· Arruda Dias Lemos Advogados
· Arthur Lavigne Advogados Associados
· Arystóbulo Freitas Sociedade de Advogados
· Átila Machado & Advogados
· Ayres Ribeiro Advogados
· Azevedo Sette Advogados
· Barcellos Tucunduva Advogados
· Barioni e Carvalho - Advogados
· Barreto Advogados & Consultores Associados
· Barretto Ferreira e Brancher - Sociedade de Advogados
· Barros Carvalho Advogados Associados
· Barros Pimentel, Alcantara Gil, Rodriguez e Vargas Advogados
· Barros Ribeiro Advogados Associados
· Barroso Fontelles, Barcellos, Mendonça & Associados
· Basilio Advogados
· Bastos-Tigre, Coelho da Rocha e Lopes Advogados
· Bergamini Collucci Advogados
· Bianchini Advogados
· Biazzo Simon Advogados
· Bichara, Barata & Costa Advogados
· Binenbojm, Gama & Carvalho Britto Advocacia
· Boccuzzi Advogados Associados
· Bosisio Advogados
· Bottini & Tamasauskas Advogados
· Braga & Moreno Consultores e Advogados
· Braga Nascimento e Zilio Advogados Associados
· Brandão Couto, Wigderowitz & Pessoa Advogados
· Brasil Salomão e Matthes Advocacia
· Bueno Barbosa Advogados Associados
· Cabral Advogados Associados
· Cais, Doniak, Rangel Ribeiro & Matta Nepomuceno Advogados
· Caldeira, Lôbo e Ottoni Advogados Associados
· Camargo Lima, Sinigallia e Moreira Lopes Advogados
· Cammarosano Advogados Associados
· Candelaria e Advogados Associados
· Candido de Oliveira - Advogados
· Cardillo & Prado Rossi Sociedade de Advogados
· Carla Domenico & Ana Lúcia Penón Escritório de Advogados
· Carla Rahal Advogados Associados
· Carvalhosa e Eizirik Advogados
· Castier & Abelha Advogados
· Cassano e Advogados Sociedade de Advogados
· Castellar Guimarães Advogados Associados
· Castelo Branco Advogados Associados
· Castro, Barros, Sobral, Gomes - Advogados
· Catta Preta Leal Advogados
· Cerdeira Advogados e Consultores Legais
· Cesar Asfor Rocha Advogados
· Cesnik, Quintino e Salinas Advogados
· Cheim Jorge & Abelha Rodrigues - Advogados Associados
· Chenut Oliveira Santiago Sociedade de Advogados
· Chiaparini e Bastos Advogados
· Chiavassa & Chiavassa Advogadas Associadas
· Cláudia Seixas Sociedade de Advogados
____________

Clique aqui para conhecer os Apoiadores de Migalhas.

_____________

Fomentadores :

· Finch Soluções
· FocoFiscal - Cursos e Capacitação
· Forum Cebefi
· Fundamar - Fundação 18 de março
· IAB - Instituto dos Advogados Brasileiros
· IAMG - Instituto dos Advogados de Minas Gerais
· IASP - Instituto dos Advogados de São Paulo
· IBC - International Business Communications
· IBCCRIM - Instituto Brasileiro de Ciências Criminais
· IBDD - Instituto Brasileiro de Direito Desportivo
· IBDFAM - Instituto Brasileiro de Direito de Família
· IBMEC/DF
· IBMEC/MG
· IBMEC/RJ
· IBRADEMP - Instituto Brasileiro de Direito Empresarial
· ICED - Instituto Comportamento, Evolução e Direito
· ICET - Instituto Cearense de Estudos Tributários
· IDDD - Instituto de Defesa do Direito de Defesa
· IDPE - Instituto de Direito Político e Eleitoral
· IEDI - Instituto de Educação a Distância Interativa
· Inrise Consultoria em Marketing Jurídico
· Insper Instituto de Ensino e Pesquisa
· Instituto Brasileiro de Estudos Tributários - IBET
· Instituto Brasileiro de Ética Concorrencial - ETCO
· Instituto Brasiliense de Direito Aplicado - IDA
· Instituto Brasiliense de Direito Público - IDP
· Instituto de Criminologia e Política Criminal - ICPC
· Instituto de Direito da PUC-Rio
· Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo - IHGSP
· Instituto Ling
· Kurier Tecnologia
· LEC - Legal, Etthics & Compliance
· LegalManager
· Macdata Tecnologia
· Malheiros Editores Ltda.
· MDA - Movimento de Defesa da Advocacia
· NK Assessoria Contábil e Fiscal LTDA
· OAB - Subseção de Betim/MG
· OAB/PB - Ordem dos Advogados do Brasil, Seção Paraíba
· OAB/PR - Ordem dos Advogados do Brasil, Seção Paraná
· OAB/RJ - Ordem dos Advogados do Brasil, Seção Rio de Janeiro
· OAB/SP - Ordem dos Advogados do Brasil, Seção São Paulo
· Peak Cursos
· Pezco Microanalysis
· PUC-SP - Especialização, MBA e Extensão
· Rede de Ensino LFG
· RedeJur - Associação de Escritórios de Advocacia Empresarial
· Robert Half
· sbdp - Sociedade Brasileira de Direito Público
· SINSA - Sindicato das Sociedades de Advogados dos Estados de São Paulo e Rio de Janeiro
· Sinthoresp
· Sodepe Brasil
· Target English, Inglês Instrumental
· Tedesco Tecnologia
· Thomson Reuters, por meio de seu selo editorial FISCOSoft
· Thomson Reuters, por meio de seu selo editorial Revista dos Tribunais
· TradJuris
· TWT INFO
· Universidade Nove de Julho - UNINOVE
· VCA - Escola de Negócios
· VFK Cursos Jurídicos
· Winner Idiomas
· 4Legal
· AASP - Associação dos Advogados de São Paulo
· AATSP - Associação dos Advogados Trabalhistas de São Paulo
· ABDI - Associação Brasileira de Direito de Informática e Telecomunicações
· ABDCONST - Academia Brasileira de Direito Constitucional
· ABLJ - Academia Brasileira de Letras Jurídicas
· ACTbr - Aliança de Controle do Tabagismo
· ALAE - Aliança de Advocacia Empresarial
· APAMAGIS - Associação Paulista de Magistrados
· Apoio Serviços Paralegais
· Art Presse Comunicação Empresarial
· ASPI - Associação Paulista da Propriedade Intelectual
· Associação Brasileira de Jurimetria - ABJ
· Auditoria Jurídica
· Boa Vista Serviços S/A
· BONNJUR - Distribuição de Boletins Jurídicos Ltda EPP
· CAMARB - Câmara de Arbitragem Empresarial - Brasil
· CEDES - Centro de Estudos de Direito Econômico e Social
· Central Prática Educação Corporativa
· Centro de Arbitragem e Mediação da Câmara de Comércio Brasil-Canadá
· CESA - Centro de Estudos das Sociedades de Advogados
· Cetip
· CEU-IICS Escola de Direito
· Coelho dos Santos Consultoria em Seguros
· Colégio Notarial do Brasil - Seção São Paulo (CNB-SP)
· Complexo de Ensino Andreucci Proordem
· Complexo Educacional Damásio de Jesus - CEDJ
· Digesto
· Digital Lex
· Direito GV
· DocWise
· Editora Arraes Editores
· Editora Atlas
· Editora Elsevier - Campus Jurídico
· Editora Del Rey
· Editora Foco
· Editora Forense
· Editora Fórum
· Editora Lex
· Editora Manole
· Editora NDJ
· Editora Noeses Ltda.
· Editora Rideel Ltda.
· Editora Saraiva
· EPD - Escola Paulista de Direito
· EPDS - Escola Paulista de Direito Social
· Escola de Direito do Brasil - EDB
· FADISP - Faculdade Especializada em Direito
· Faculdade de Direito de Franca
· Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo
· FGV DIREITO RIO
_____________

Clique aqui para conhecer os Fomentadores.

_____________

Indique amigos

Descadastrar

Migalhas amanhecidas

Atualizado em: 1/1/1900 00:00

INFORMATIVO

Cadastre-se e receba gratuitamente o informativo diário por email ou pelo Migalhas App.

CADASTRAR