INFORMATIVO

  1. Home >
  2. Amanhecidas >
  3. INFORMATIVO >
  4. MIGALHAS nº 4.041

MIGALHAS nº 4.041

Segunda-feira, 30 de janeiro de 2017 - Migalhas nº 4.041 - Fechamento às 10h33.

Registro

Migalhas anuncia que, a partir de hoje, conta com mais um Apoiador :

  • Rosely Cruz Sociedade de Advogados

(Clique aqui)

______________
_________

"A mulher é mais do que o homem quando este pretende ser mais do que a mulher."

Carlos Drummond de Andrade

Agora é que são elas ?

Nos Tribunais Superiores, a participação feminina não alcança 30% de ministros. Na Justiça Federal os números se assemelham. Veja como é a participação feminina no Judiciário nacional. (Clique aqui)

Alvíssaras

Agindo com rapidez e inteligência, Cármen Lúcia homologa as 77 delações da Odebrecht. (Clique aqui)

Às escâncaras

Homologadas, que venham a lume as delações.

Na própria carne

Além da persecução penal, que caberá ao MPF dar andamento e eventual desdobramento, há os procedimentos administrativos. Melhor explicando, eventuais nomes do Judiciário citados nas delações deverão ser imediatamente investigados pelo corregedor do CNJ, ministro João Otávio Noronha. E a ministra presidente do STF deverá remeter a ele o ingrato quinhão que lhe cabe da delação.

Mercado

O mercado está de sobreaviso com a expectativa de serem desnudadas as delações. É isso que se aguarda para que seja, afinal, "precificado" o tamanho do problema político que se avizinha. Feito isso, o Brasil vai seguir adiante.

Direto da Redação

A alta Direção de Migalhas informa que o prédio "S" no parque gráfico terá sua inauguração antecipada para hoje antes do Sol deitar. Construído às pressas, o edifício abrigará os repórteres responsáveis pela cobertura de cada uma das delações dos executivos da Odebrecht. Cada andar será incumbido de uma delação, e os cinco últimos ficarão exclusivamente dedicados à colaboração premiada do ex-presidente da empresa.

Cenas dos próximos capítulos

A delação da Odebrecht será do fim do mundo ou vai acabar como o parto da montanha ?

Minudência migalheira

Parto da montanha é a expressão usada para o resultado ridículo, que não corresponde à grande expectativa. Ela tem origem num pensamento de Horácio : Parturient montes ; nascetur ridiculus mus. Sua popularização, no entanto, é creditada a La Fontaine. Em trecho da obra do fabulista, lê-se que uma montanha estava em trabalho de parto, e todos achavam que ela daria à luz uma cidade maior que Paris. Mas nada, ela deu à luz um rato. Daí a expressão hoje mais difundida : a montanha pariu um rato.

Relatoria

Outra expectativa para a semana é que os ministros definam, na quarta-feira, qual será o novo relator da Lava Jato.

?????

O ministro Fachin não acha estranho esse interesse todo das pessoas em que ele mude de turma ? Ele não se pergunta por que terá se transformado numa unanimidade ? Ai, ai, ai....

Vaga no Supremo

Continuam a circular diversos nomes de notáveis para ocupar uma cadeira no Supremo. Migalhas já disse, mas não custa repetir : Temer indicará, mas Gilmar Mendes escolherá. Com efeito, o ministro deve ter, no mínimo, o poder de veto.

STF

Nova pauta da primeira sessão do plenário do STF será definida hoje. Oito ações da pauta eram de relatoria do ministro Teori.

Destaque do dia

"Está na hora de eu ajudar a passar as coisas a limpo", diz tartamudeante Eike em aeroporto de NY. Desembarcou no Galeão, e mais tarde é aguardado no presídio Ary Franco.

$$$

Para os causídicos mais jovens, uma lição de como não fazer as coisas. O causídico que atendia o ex-governador Sérgio Cabral em Curitiba informou ao jornal Valor Econômico que estava deixando a defesa do réu porque a família teria dito que não tem como pagar os honorários pedidos. Ora, ora. Propostas e negativas são coisas cotidianas na advocacia. Mas elas são, doutor causídico, reservadas pelo sigilo. Senão legal, ao menos ético.

Parcialidade

A defesa de Lula impetrou HC no TRF da 4ª região no qual sustenta que a parcialidade do juiz Sérgio Moro deve motivar a anulação do processo do triplex do Guarujá. Os advogados afirmam que Moro e demais integrantes da força-tarefa da Lava Jato decidiram que Lula seria o "alvo maior". Assinam o documento os advogados Roberto Teixeira e Cristiano Zanin Martins (Teixeira, Martins & Advogados), José Roberto Batochio (José Roberto Batochio Advogados) e Juarez Cirino dos Santos (Juarez Cirino dos Santos & Advogados Associados). (Clique aqui)

Término do namoro = Fim do crédito

Ex-namorado deve devolver valores emprestados a ele durante o relacionamento. Determinação é do juiz de Direito José Ronaldo Rossato, do 1º Juizado Cível do Gama/DF. (Clique aqui)

Guerra tecnológica

A empresa de tecnologia chinesa Baidu foi condenada pela prática de concorrência desleal contra a startup brasileira de segurança digital PSafe. A Baidu teria programado um de seus aplicativos para emitir alertas falsos em relação ao aplicativo da PSafe. Os alertas, que não têm fundamentação técnica, segundo laudo, aconselhavam o usuário a desinstalar o app da startup, alegando que ele estava infectado com vírus e outros malwares. Para o juiz de Direito Eduardo Palma Pellegrinelli, da 11ª vara Cível de SP, a conduta da chinesa "tinha o objetivo de influenciar os consumidores dos aplicativos das partes, denegrindo a imagem da PSAFE e induzindo a desinstalação dos aplicativos". (Clique aqui)

Em cima da hora

Uber não pode ser responsabilizado por atraso e perda de voo de cliente. Decisão é do 2º JEC de Brasília/DF, que considerou ter o autor solicitado o veículo com apenas uma hora de antecedência do horário de embarque, "descumprindo as regras estabelecidas e assumindo a responsabilidade pelas consequências do seu atraso". (Clique aqui)

Auxílio-moradia

A Associação Nacional dos Servidores do Ministério Público propôs ADIn (5.645) no STF contra a resolução CNMP 117/14, que disciplina a concessão de auxílio-moradia aos membros do MP. De acordo com a entidade, a regulamentação se deu de forma tão abrangente que retirou do benefício "seu caráter indenizatório, transformando-o em nítido complemento salarial". Além disso, o valor é baseado no benefício pago aos ministros do STF e não na realidade de cada unidade da federação. A associação pede liminarmente a suspensão da norma e, no mérito, a declaração de inconstitucionalidade. O relator é o ministro Fux.

Novo Apoiador

Fundado em 2010, o escritório paulistano Rosely Cruz Sociedade de Advogados tem experimentado um rápido crescimento, graças ao seu diversificado e sólido corpo jurídico. Com uma equipe de profissionais multidisciplinares, sua meta é a busca incessante de resultados para os clientes. Segurança, comunicação constante e responsável, prevenção de problemas e viabilização de ideias e negócios são os lemas de atuação. Com eles, o escritório constrói relações de longo prazo, que permite conhecer profundamente o perfil de negócios e valores de seus clientes. Clique aqui e conheça o novo Apoiador do Migalhas.

Recuperação extrajudicial

A Enseada Indústria Naval, empresa cujos sócios são as brasileiras Odebrecht, OAS e UTC e a japonesa Kawasaki, chegou a acordo com grupo de credores para reestruturar dívidas de R$ 1,3 bi. A reestruturação será feita por meio de recuperação extrajudicial protocolada na Justiça do Rio.

Recuperação Judicial - Ações trabalhistas

No exercício da presidência do STJ, ministro Humberto Martins determina a suspensão de três ações trabalhistas ligadas a empresas com pedidos de recuperação judicial em andamento. As decisões atenderam a pedidos de liminares em conflitos de competência. (Clique aqui)

Rio

O governo do Rio de Janeiro entrou com pedido de liminar no STF para que seja autorizado a descumprir a lei de Responsabilidade Fiscal e resoluções do Senado sobre limite de dívida e operações de crédito.

Rio - II

O Fundo Estadual de Equilíbrio Fiscal do Estado do RJ, instituído pela lei 7.428/16, que começaria a ser cobrado amanhã, foi suspenso por liminar. A decisão do desembargador Custodio de Barros Tostes, do TJ/RJ, atende pedido da FECOMÉRCIO-RJ. O fundo foi criado com o objetivo de manter o pagamento da folha salarial e manter o equilíbrio previdenciário do Estado. Pela norma, as empresas que gozem de algum benefício fiscal do ICMS ficam condicionadas a depósito ao fundo no valor de 10% da diferença entre o valor do imposto calculado com e sem a utilização de benefício. (0063240-02.2016.8.19.0000)

Migas

1 - STJ - Informação sobre presença ou não de glúten é suficiente para orientar celíacos. (Clique aqui)

2 - CNJ - Advogados públicos não podem participar de audiências durante período de suspensão de prazos. (Clique aqui)

3 - TRF da 1ª região - Universidade deve fazer matrícula de estudante fora do prazo. (Clique aqui)

4 - TRF da 3ª região - Trabalhadora em "período de graça" garante salário-maternidade. (Clique aqui)

5 - TJ/MG recomenda citação e intimação por precatória sem despacho do juiz. (Clique aqui)

6 - TJ/SC - Candidato da Polícia Civil reprovado em teste psicológico tem direito a perícia. (Clique aqui)

7 - TJ/SP - Consumidor só deve pagar comissão de corretagem se houver previsão contratual. (Clique aqui)

_____________

Apoiadores Migalhas

A maior vitrine do mundo jurídico !

Clique aqui.

_____________

CTN - Atualização

Lembrando os 50 anos de vigência do CTN, o advogado Kiyoshi Harada, do escritório Harada Advogados Associados, comenta projeto da Câmara que altera importantes dispositivos do Código, e segundo o autor, provoca "o retalhamento desse instrumento normativo modelar". O autor também informa sobre o trabalho de atualização do CTN que está na fase de revisão geral para oportunamente ser levado à discussão. (Clique aqui)

Código Civil

No último dia 10, o Código Civil completou 15 anos em vigor. Sobre o assunto, o advogado Rafael Collachio, do escritório Coelho & Dalle Advogados, discursa sobre o processo de aprovação do texto e as alterações realizadas. De acordo com o autor, com o resultado, o Código "trouxe mais coesão aos institutos do direito material e eliminou a obsolescência de muitas normas vigentes até então". (Clique aqui)

Improbidade administrativa

O advogado Renato Saeger M. Costa, do escritório Urbano Vitalino Advogados, tece considerações acerca do ato de improbidade administrativa previsto na novel LC 157/16, norma que alterou a lei de improbidade. Para o autor, apesar de conter relevante previsão acerca de benefícios tributários, a alteração causou "verdadeiro desarranjo na organização lógica da lei". (Clique aqui)

"Seis dribles e dois gols"

"No caso da audiência de mediação/conciliação do procedimento comum, percebe-se que alguns magistrados, por diferentes motivos, vêm deixando de designar o respectivo ato processual." A opinião é do advogado Marcelo Mazzola, do escritório Dannemann Siemsen Advogados, que trata da dispensa da audiência de conciliação e mediação, destacando os "dribles hermenêuticos" utilizados. (Clique aqui)

Denúncia anônima

O promotor de Justiça aposentado Eudes Quintino de Oliveira Júnior trata da viabilidade da denúncia anônima pelo CPP e a compreensível elasticidade conferida à notícia inqualificada, principalmente nos casos que envolvem a operação Lava Jato. (Clique aqui)

Inglês jurídico

Na coluna de hoje, Luciana Carvalho explica a expressão proferir sentença em inglês. (Clique aqui)

_____________

  • Migalhas mundo

Bloqueio de imigrantes - I

Justiça suspende ordem de Trump para deportar refugiados e imigrantes. (MI - clique aqui)

Bloqueio de imigrantes - II

Canadá oferece residência temporária a imigrantes barrados nos EUA. (MI - clique aqui)

Bloqueio de imigrantes - III

Airbnb oferece alojamento gratuito para imigrantes e refugiados atingidos pela proibição de Trump. (MI - clique aqui)

Redução de dívidas

Shell deve vender ativos de petróleo no Mar do Norte para Chrysaor por US$3 bi. (MI - clique aqui)

_____________

Correspondentes

Conhece a seção Correspondentes ? Então, não perca tempo. É a ferramenta certa para quem procura estar no mercado de trabalho jurídico. Cadastre-se agora e comece o ano com o pé direito ! (Clique aqui)

Pique-pique

Aos aniversariantes migalheiros do dia, enviamos nosso abraço. E o fazemos em nome do ilustre ministro Benedito Gonçalves, do STJ, que assiste hoje às comemorações de seu aniversário. (Compartilhe)

WhatsApp Migalhas

Não perca a chance de receber o melhor conteúdo jurídico, cadastre-se no WhatsApp Migalhas ! Você recebe o informativo diário e vídeos exclusivos. Basta adicionar o número +55 16 98150-4371 em seus contatos e mandar um whats com a palavra "mig".

Aniversário

Com motivos de sobra para comemorar, a AASP completa hoje 74 anos de fundação. Criada com o objetivo de oferecer serviços e produtos que facilitem o dia a dia do exercício profissional, incrementar a cultura das letras e dos assuntos jurídicos, defender as prerrogativas dos advogados, entre outras finalidades, a AASP conta com aproximadamente 90 mil associados em todo o território nacional, sendo a maior associação de advogados da América Latina. (Clique aqui)

Falecimentos

Faleceu, na última sexta-feira, aos 83 anos, o advogado Dorival Rossi (OAB/SP 73.628). Graduou-se na Faculdade de Direito da Universidade de Guarulhos/SP (Turma de 1982).

Faleceu ontem, aos 76 anos, em Campina Grande/PB, o advogado José Araújo Agra. Zé Agra, como era conhecido, presidiu durante quase quatro décadas a Associação dos Advogados da cidade. Foi membro do Conselho Federal da OAB por quatro mandatos, conselheiro estadual da OAB e vice-presidente por três mandatos. O velório é realizado hoje na sede da subseção de Campina Grande da OAB/PB (rua Vigário Calixto, 945 - Catolé) e o enterro será às 16h no cemitério de Monte Santo (rua Olegário Maciel, s/n).

Faleceu, na última sexta-feira, o advogado Aristeu Pereira Borges (OAB/PR 7.031). Atuava na cidade de Ribeirão do Pinhal/PR.

Faleceu ontem o juiz de Direito Kalid Hussein Hassan. Atuava na vara da Infância e da Juventude do Foro Regional de Itaquera, na Capital/SP. O sepultamento foi realizado ontem no Cemitério Islâmico.

Baú migalheiro

Há 215 anos, no dia 30 de janeiro de 1802, nasceu Augusto Leverger, o Barão de Melgaço. Foi militar naturalizado brasileiro, escritor, herói da Guerra do Paraguai e presidente da província de MT. (Compartilhe)

Sorteio

A 9ª edição do "Manual de Direito do Trabalho" (Método - 912p.), de Gustavo Filipe Barbosa Garcia, apresenta análise didática, atualizada e sintetizada do Direito do Trabalho, referente aos aspectos mais relevantes envolvidos na disciplina. A obra é um agrado da editora. (Clique aqui)

Lançamento

No próximo dia 15, a Editora Quartier Latin lança a obra "A Administração de Companhias e a Business Judgment Rule", do advogado Pedro Henrique Castello Brigagão. O evento será no RJ, na Livraria da Travessa, das 17 às 20h. (Clique aqui)

Migalhíssimas

Hoje, Guilherme Adriano da Fonseca Ferreira, advogado do escritório Dannemann Siemsen Advogados, palestra na sessão de treinamento para Auditores da SEFAZ/SC, Receita Federal, Polícia Civil, Peritos do IGP e Guarda Civil, às 14h, no Auditório da Escola Fazendária da SEFAZ/SC, em Florianópolis.

O advogado Luciano Benetti Timm, do escritório Carvalho, Machado e Timm Advogados, foi nomeado presidente da Associação Brasileira de Direito e Economia (ABDE). Criada para desenvolver a pesquisa e aprimorar a interdisciplinariedade entre as ciências do Direito e da Economia, bem como as que a elas se relacionem, a ABDE é uma associação civil sem fins lucrativos, de caráter científico, educativo, técnico, cultural e pluridisciplinar.

Direito Minerário

O "3º Congresso Internacional de Direito Minerário", realizado pelo IBRAM - Instituto Brasileiro de Mineração, em parceria com o Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM) e com a Escola da Advocacia-Geral da União (EAGU), contará com a participação de especialistas nacionais e internacionais em Direito Minerário para debater os conceitos legais e avaliar interpretações relacionadas ao setor. O evento acontece de 8 a 10/5, em Brasília. As atividades serão divididas em duas etapas : no período da manhã os inscritos participarão de palestras e talk shows e no período da tarde serão realizadas oficinas de trabalho. Faça sua inscrição. (Clique aqui)

Direitos Humanos e Cidadania no século XXI

O curso de especialização "Direitos Humanos e Cidadania no século XXI : uma visão interdisciplinar", da PUC-SP, tem por objetivo qualificar os profissionais para atuarem na promoção, difusão e defesa dos Direitos Humanos em prol do fomento da cultura dos Direitos Humanos como ferramenta para a solução de problemas sociais. (Clique aqui)

Blindagem patrimonial

A Sodepe Brasil oferece uma vaga-cortesia para o curso "Blindagem patrimonial - O planejamento sucessório, tributário e a proteção dos bens", que acontece dia 9/2, em SP. (Clique aqui)

Direito de Família e das Sucessões

De 13 a 16/2, a AASP promove o curso "Transformações Recentes do Direito de Família e das Sucessões", em SP. Concorra a uma vaga-cortesia. (Clique aqui)

Compliance anticorrupção

Em 2017, a LEC - Legal, Ethics & Compliance levará ao RJ o famoso curso de "Compliance Anticorrupção", em um formato inovador, com temas atuais e uma abordagem ainda mais prática. O curso terá início no dia 20/2. (Clique aqui)

Sortudo

Sorteio de obra : O exemplar do livro "Direito Eleitoral" (Del Rey - 320p.), de Lourival Serejo, vai para Rafael Pedreira Campos, do RJ. (Clique aqui)

_____________

Migalhas também é cultura !

Padre Antônio Vieira
Luís Roberto Barroso
Joaquim Nabuco
Paulo Bomfim
Lima Barreto

Olavo Bilac
Bernardo Guimarães
Camilo Castelo Branco
Aluísio Azevedo
Bastos Tigre
Rui Barbosa

Machado de Assis
Euclides da Cunha
Eça de Queirós
José de Alencar

Clique aqui

____________

Mural Migalhas

Veja abaixo as cidades carentes de profissionais :

BA/Água Fria
BA/Castro Alves
BA/Cocos
BA/Milagres
BA/Potiraguá
BA/Teofilândia
CE/Itaiçaba
CE/Porteiras
CE/Redenção
GO/Vianópolis
MG/Arinos
MG/Buenópolis
MG/Divinésia
MS/Brasilândia
MT/Cotriguaçu
PA/Mocajuba
PE/Primavera
SP/Divinolândia
SP/Rifaina

Clique aqui e cadastre-se como um Correspondente Migalhas.

____________

Agenda

  • Minas Gerais

2/2/17 - Perícias Médicas Judiciais Previdenciárias para Médicos e Operadores do Direito de acordo com o novo CPC
8/2/17 - Contribuições e Arrecadações Previdenciárias

  • Rio de Janeiro

30/1/17 - Compliance Anticorrupção

  • São Paulo

30/1/17 - Direito Digital
30/1/17 - Oratória e Comunicação Eficaz como Ferramenta para Atuação do Advogado
30/1/17 - Procedimentos Especiais e o Novo CPC
30/1/17 - Curso de Férias: Atualidades em Processo do Trabalho
31/1/17 - Lei das Sociedades Anônimas
2/2/17 - Auditoria Jurídica de Contratos
2/2/17 - Precatórios para pagamento de débitos tributários e garantia à penhora
3/2/17 - Holding Imobiliária - Gestão e Proteção Patrimonial na Administração de Imóveis
3/2/17 - Novo Simples Nacional - Atualizado
4/2/17 - Certificação Digital e Peticionamento Eletrônico no PJE-JT
6/2/17 - Jornada de trabalho e REP
6/2/17 - Ações Locatícias e o novo CPC
6/2/17 - Aspectos Práticos das Audiências nas Ações de Família Frente ao novo CPC
7/2/17 - Benefícios fiscais para constituição de empresas brasileiras no Paraguai
7/2/17 - Atuação do Preposto na Justiça do Trabalho
8/2/17 - Holding Familiar e seus Aspectos Societários, Tributários das Holdings e o Planejamento Sucessório
8/2/17 - A defesa das empresas na atuação do Ministério do Trabalho e na ação civil pública
9/2/17 - Treinamento fiscal para compradores
9/2/17 - Blindagem patrimonial - O planejamento sucessório, tributário e a proteção dos bens
13/2/17 - Gestão e Tendências na Área Trabalhista
13/2/17 - A Reforma Previdenciária: Aspectos Pontuais
13/2/17 - Transformações Recentes do Direito de Família e das Sucessões

Clique aqui

____________

Migalhas Clipping

CartaCapital

"E mais essa: Trump"

IstoÉ Dinheiro

"O guardião do Real"

Veja

"Procurado / Eike Batista"

IstoÉ

"A nova voz da República"

Época

"Eike Escândalo"

The New York Times - EUA

"Trump Modifies Ban On Migrants As Outcry Grows"

The Washington Post - EUA

"Trump stands by order as confusion, dissent swirl"

Corriere Della Sera - Itália

"Rivolta contro il bando di Trump"

Le Figaro - França

"Présidentielle: le scrutin où tout peut arriver"

Clarín - Argentina

"Los gobernadores buscan una propuesta común para la paritaria docente"

El País - Espanha

"Profesores reclaman un salario base de $ 30.000"

Público - Portugal

"Estagiários há dois anos no fisco não sabem quando acaba o curso"

Die Welt - Alemanha

"Einreiseverbote: Kanzlerin Merkel stellt sich gegen Trump"

The Guardian - Inglaterra

"May feels heat over US travel ban"

O Estado de S. Paulo - São Paulo

"Bancos criam equipes para evitar quebra de empresas"

Folha de S.Paulo - São Paulo

"Reação e caos levam EUA a rever ato anti-imigração"

O Globo - Rio de Janeiro

"Eike: 'É hora de ajudar a passar as coisas a limpo'"

Estado de Minas - Minas Gerais

"Sujeira no Velho Chico"

Correio Braziliense - Brasília

"Crise hídrica sem solução à vista"

Gazeta do Povo - Paraná

"Questões controversas rondam pauta de trabalho do Congresso"

Zero Hora - Porto Alegre

"RS tem 5 mil apenados na rua por falta de vaga em cadeias"

O Povo - Ceará

"'Justiça ou cemitério'"

Jornal do Commercio - Pernambuco

"Eike Batista deve se entregar hoje"

___________

Apoiadores :

Departamentos Jurídicos :

· McDonald's
· MercadoLivre
· Souza Cruz
· Suzano Papel e Celulose
· Vivo
· Bradesco S/A
· Cosan
· Google
· JBS

Escritórios :

· da Fonte, Advogados
· Daniel Legal & IP Strategy
· Dannemann Siemsen Advogados
· Daudt, Castro e Gallotti Olinto Advogados
· David Rechulski, Advogados
· Décio Freire e Associados
· Decoussau Tilkian Advogados
· Deda LLG Advogados
· Demarest Advogados
· Denis Borges Barbosa Advogados
· Denise Vargas Advocacia
· De Vivo, Whitaker e Castro Advogados
· Dias Carneiro Advogados
· Dias de Souza Advogados Associados
· Dinamarco, Rossi, Beraldo & Bedaque Advocacia
· Do Val e Nascimento Sociedade de Advogados
· Duarte e Tonetti Advogados Associados
· Duarte Garcia, Caselli Guimarães e Terra Advogados
· D'Urso e Borges Advogados Associados
· Duclerc Verçosa Advogados Associados
· Edgard Leite Advogados Associados
· Emsenhuber Advogados Associados
· Erik Bezerra Advogados
· Escritório de Advogados Aroldo Limonge
· Escritório de Advocacia Célio Avelino de Andrade
· Escritório Professor René Dotti
· Esteves Sá Advocacia e Assessoria Jurídica
· Fachin Advogados Associados
· Falcioni Advogados Associados
· Falletti & Penteado Advogados
· Faragone Advogados Associados
· Favetti & Toledo Sociedade de Advogados
· Felsberg Advogados
· Fernandes, Figueiredo, Françoso e Petros Advogados
· Fernandes e Moraes Advogados
· Ferraz de Camargo e Bugelli Advogados
· Ferraz dos Passos Advocacia e Consultoria
· Ferreira e Chagas Advogados
· Ferreira Pinto, Cordeiro, Santos e Maia Advogados Associados
· Ferriani e Jamal Sociedade de Advogados
· Fialdini Einsfeld Advogados
· Figueiredo & Velloso Advogados Associados
· Flavio Antunes, Sociedade de Advogados
· FM Almeida | Advogados
· Fraga & Trigo Advogados
· França Ribeiro Advocacia
· Franceschini e Miranda - Advogados
· Francisco Ortigão Advogados
· Freire e Advogados Associados
· FSSG - Farina, Sampaio, Suleibe e Giraldes Sociedade de Advogados
· Fulan e Gonçalves Advogados Associados
· Gaia Silva Gaede & Associados
· Gaiofato e Galvão Advogados Associados
· Galdino, Coelho, Mendes Advogados (GCM)
· Gama Malcher Consultores Associados
· Gamil Föppel Advogados Associados
· Garcia & Keener Advogados
· Garcia, Soares de Melo e Weberman Advogados Associados
· Gasparini, De Cresci e Nogueira de Lima Advogados
· GVM - Guimarães & Vieira de Mello Advogados
· Goffi Scartezzini Advogados Associados
· Gonçalves, Arruda & Gonçalves - Sociedade de Advogados
· Gouvêa Vieira Advogados
· Grandino Rodas Advogados
· Guedes Nunes, Oliveira e Roquim Sociedade de Advogados
· Guerra Advogados Associados
· Guimarães Levinsohn Advogados Associados
· Gustavo Tepedino Advogados
· Gutierrez Advocacia
· Harada Advogados Associados
· Hesketh Advogados
· Homero Costa Advogados
· Ibaneis Advocacia e Consultoria
· Ivan Mercêdo Moreira Sociedade de Advogados
· JBM Advogados
· José Anchieta da Silva Advocacia - JASA
· José Delgado & Dutra Advogados
· José Roberto Batochio Advogados
· Joyce Roysen Advogados
· Jubilut Advogados
· Junqueira Gomide & Guedes Advogados Associados
· Justen, Pereira, Oliveira & Talamini - Advogados Associados

· Justino de Oliveira Advogados

· Katzwinkel & Advogados Associados

·
Kauffmann, Soares e Rebehy Advogados

· Kincaid | Mendes Vianna Advogados
· Küster Machado - Advogados Associados
· L. A. Machado Advogados Associados
· Lacerda Gama Advogados Associados
· Lara & Coelho Advogados Associados
· Lara Lorena Ferreira Sociedade de Advogados
· Lazzareschi, Hilal, Bolina & Rocha Advogados
· Lefosse Advogados
· Lehmann, Warde & Monteiro de Castro Advogados
· Leite, Tosto e Barros - Advogados Associados
· Lemos e Associados Advocacia
· Leonardo Isaac Yarochewsky Advogados Associados
· Licks Advogados
· Lilla, Huck, Otranto, Camargo Advogados
· Lima & Londero Advogados
· Lima Pires de Godoy Sociedade de Advogados
· Limiro Advogados Associados
· Limongi Sociedade de Advogados
· Lodovico Advogados
· Lobo & de Rizzo Advogados
· Lobo & Ibeas Advogados
· Loguercio, Beiro e Surian Sociedade de Advogados
· Lourival J. Santos - Advogados
· LTSA Advogados
· Lucia Mugayar Advocacia, Consultoria e Mediação
· Luchesi Advogados
· Luchione Advogados
· Lucon Advogados
· Luiz Leonardos Advogados
· Machado Associados Advogados e Consultores
· Machado, Meyer, Sendacz e Opice Advogados
· Malheiros Filho, Meggiolaro e Prado - Advogados
· Malheiros, Penteado, Toledo e Almeida Prado - Advogados
· Manesco, Ramires, Perez, Azevedo Marques Sociedade de Advogados
· Manhães Moreira & Ciconelo - Sociedade de Advogados
· Marcelo Leonardo Advogados Associados
· Marcelo Tostes Advogados
· Márcio Casado & Advogados
· Maria Ednalva de Lima Sociedade de Advocacia
· Mario Oscar Oliveira & Advogados Associados
· Mário Roberto Pereira de Araújo - Sociedade de Advogados
· Marques Rosado, Toledo Cesar & Carmona Advogados
· Matarasso Advogados
· Martiena & Pim Sociedade de Advogados
· Martinelli Advogados
· Martorelli Advogados
· Mattos Filho, Veiga Filho, Marrey Jr. e Quiroga Advogados
· Mauro Caramico Advogados
· Mauro Cavalcante, Paulo Vieira & Wagner Advogados Associados
· MCP| advogados - Machado, Castro e Peret
· Medeiros Advogados
· Medina Osório Advogados
· Meister Scorsim Advocacia
· Menezes, Magalhães, Coelho e Zarif Advogados S/C
· Mesquita Pereira, Marcelino, Almeida, Esteves Advogados
· Miguel Reale Júnior Sociedade de Advogados
· MLD - Mário Luiz Delgado Advogados
· Montaury Pimenta, Machado & Vieira de Mello Advogados
· Moraes Pitombo Advogados
· Moro e Scalamandré Advocacia
· MoselloLima Advocacia
· Motta, Fernandes Rocha - Advogados
· Mundie e Advogados
· Muriel Medici Franco Advogados
· Mussi, Faroni & Ogawa Advogados
· Muylaert, Livingston e Kok Advogados
· Nelio Machado Advogados
· Nelson Wilians & Advogados Associados
· Nery Advogados
· Newton Silveira, Wilson Silveira e Associados - Advogados
· Nilo Batista e Advogados Associados
· Nilson Naves Advogados Associados
· Nomura Riva Bressanim e Yoo Advogados
· Novaes e Roselli Advogados
· Ohno Advogados
· Olimpio e Puccia - Advogados Associados
· Oliveira Matos Advogados
· Osorio e Maya Ferreira Advogados
· Opice Blum, Bruno, Abrusio e Vainzof Advogados Associados
· Pacífico, Advogados Associados
· Paixão Côrtes e Advogados Associados
· Palomares, Vieira, Frota e Nunes, Advogados e Consultores Legais
· Paulo Roberto Joaquim dos Reis Advogados Associados
· Pedroso Advogados Associados
· Peixoto & Cury Advogados
· Penteado Mendonça e Char Advocacia
· Peregrino Neto Advogados
· Pereira de Carvalho e Monteiro Galvão Advogados
· Pereira Martins Advogados Associados
· Pereira Pulici Advogados
· Perlman Vidigal Godoy Advogados
· Pestana e Villasbôas Arruda Advogados
· Petraroli Advogados Associados
· Pinheiro, Mourão, Raso e Araújo Filho Advogados
· Pinheiro Neto Advogados
· Pires & Gonçalves - Advogados Associados
· Podval, Antun, Indalecio, Raffaini, Beraldo e Advogados
· Podval, Teixeira, Ferreira, Serrano, Cavalcante Advogados
· Pontes, Chaves, Campista, Brant Advogados
· Portugal Ribeiro Advogados
· Proença Fernandes Advogados
· Queiroz Cavalcanti Advocacia
· Queiroz e Lautenschläger Advogados
· Queiroz & Meirelles Sociedade de Advogados
· Rachid Maluf Advocacia e Consultoria
· Rahal, Carnelós e Vargas do Amaral Advogados

· Ráo, Pires & Lago Advogados
· Rayes Advogados Associados
· Rayes & Fagundes Advogados Associados
· Reale e Moreira Porto Advogados Associados
· Reis Mundim Sociedade de Advogados
· Reis, Tôrres, Florêncio, Corrêa e Oliveira Advocacia
· Roberto Caldas, Mauro Menezes & Advogados
· Rocha e Barcellos Advogados
· Rocha, Marinho e Sales Advogados
· Rodrigues Jr. Advogados
· Rolim, Viotti & Leite Campos Advogados
· Ronaldo Martins & Advogados
· Roncato Advogados
· Rosas Advogados
· Rosely Cruz Sociedade de Advogados
· Rosman, Penalva, Souza Leão, Franco, Vale Advogados
· Rubens Naves Santos Jr. Advogados
· Rui Celso Reali Fragoso e Advogados Associados
· Ruiz Filho Advogados
· SABZ Advogados
· Sacha Calmon - Misabel Derzi Consultores e Advogados
· Saeki Advogados
· Salusse Marangoni Advogados
· Santoro Fonseca Advogados Associados
· Sarmento e Silva Advogados Associados
· Saulo Ramos Rocha Barros Sandoval Advogados
·
Sheldrick & Co
· Schreiber Domingues Cintra Lins e Silva Advogados
· Scolari Neto & Oliveira Filho Advogados
· Sica & Quito Sociedade de Advogados
· Silva Telles Advogados - Dras. Maria Eugenia e Olivia Raposo da Silva Telles
· Silveira, Ribeiro e Advogados Associados
· Silveiro Advogados
· Simões Advogados
· Siqueira Castro Advogados
· SMGA Advogados
· Soares de Oliveira Advogados Associados
· Souza Cescon Advogados
· Sociedade de Advogados Sepúlveda Pertence
· Stocche Forbes Advogados
· Stüssi-Neves e Advogados
· Suchodolski Advogados Associados
· Tácito Eduardo Grubba Advogados Associados
· Tauil & Chequer Advogados
· Técio Lins e Silva, Ilídio Moura & Advogados Associados
· Teixeira Ferreira e Serrano Advogados
· Teixeira, Martins & Advogados
· Tepedino, Migliore, Berezowski e Poppa Advogados
· Terra Tavares Ferrari Advogados
· Tess Advogados
· Tibúrcio Advogados
· Timoner e Novaes Advogados
· Thiollier, Panella Advogados
· Thomas Law Advogados
· Thomé e Cucchi - Sociedade de Advogados
· Tofic Simantob Advogados
· Tojal | Renault Advogados
· Tolentino Advogados
· Toron, Torihara e Szafir Advogados
· Torreão Braz Advogados
· Torres|Falavigna Advogados
· Tortoro, Madureira e Ragazzi Advogados
· Tovo Advogados
· TozziniFreire Advogados
· Trajano Neto e Paciornik Advogados
· Traldi e Saggioro Sociedade de Advogados
· Trench, Rossi e Watanabe Advogados
· Trigueiro Fontes Advogados
· Ulisses Sousa Advogados Associados
· Urbano Vitalino Advogados
· Urquiza, Pimentel e Fonti Advogados
· Vanuza Sampaio Advogados Associados
· Velloza & Girotto Advogados Associados
· Vieira, Cruz Advogados
· Vilardi & Advogados Associados
· Vilhena Silva Sociedade de Advogados
· Villemor Amaral Advogados
· Viseu Advogados
· Vitor Costa Advogados
· Vollet Filho, Alves Santos & Iegoroff Advogados
· Wald e Associados Advogados
· Walney Abreu Advogados Associados
· Wambier, Arruda Alvim, Aragão, Lins, Sato e Vasconcelos - Advogados
· Weyll & Midon Advogados
· Yarshell e Camargo Advogados
· Zamari e Marcondes Advogados Associados S/C
· Zulaiê Cobra Ribeiro - Sociedade de Advogados
· Zürcher, Ribeiro Filho, Pires Oliveira Dias e Freire | Advogados
· A. Lopes Muniz Advogados Associados
· A. S. Azevedo Advogados Associados
· Abdala, Castilho & Fernandes Advogados Associados
· Abrahão Issa Neto e José Maria da Costa Sociedade de Advogados
· ACMA Advogados
· Adriano Pinto & Jacirema Moreira - Advocacia Empresarial
· Advocacia Bettiol S/C
· Advocacia Celso Botelho de Moraes
· Advocacia Criminal Leônidas Scholz
· Advocacia Fernando Rudge Leite
· Advocacia Fontes Advogados Associados S/S

· Advocacia Gandra Martins
· Advocacia Gonçalves Coelho
· Advocacia Hamilton de Oliveira
· Advocacia José Del Chiaro
· Advocacia Maciel
· Advocacia Mariz de Oliveira
· Advocacia Portugal Gouvêa
· Advocacia Salomone
· Advocacia Sandoval Filho

· Advocacia Velloso
· Affonso Ferreira Advogados
· Aidar Advogados
· AJ Law Advogados
· Akselrad e Associados Advogados e Consultores Jurídicos
· Albino Advogados Associados
· Albuquerque Pinto Advogados
· Algranti e Mourão Advogados Associados
· Almeida Advogados
· Almeida Alvarenga e Advogados Associados
· Almeida Guilherme Advogados Associados
· Almeida Neto & Aranha de Camargo Advogados Associados
· Alves de Oliveira e Salles Vanni Advogados Associados
· Amaral Gurgel Advogados
· Américo Angélico Sociedade de Advogados
· Ana Flávia Magno Sandoval - Attorney & Counselor at Law
· Ana Paula Gordilho Pessoa e Advogados Associados
· Andrade & Fichtner Advogados
· Angélico Advogados
· Antonio Miguel Aith Neto, Sociedade de Advogados
· Aparecido Inácio e Pereira Advogados Associados
· Approbato Machado Advogados
· Araújo e Policastro Advogados
· Aristides Junqueira Advogados Associados S/S
· Arnaldo Lima & Barbosa Moreira Advogados e Consultores
· Arns de Oliveira & Andreazza Advogados Associados
· Arruda Alvim e Thereza Alvim Advocacia e Consultoria Jurídica
· Arruda Dias Lemos Advogados
· Arthur Lavigne Advogados Associados
· Arystóbulo Freitas Advogados
· ASBZ Advogados
· Asfor, Gomes de Matos Advogados Associados

· Ayres Ribeiro Advogados

· Azevedo Sette Advogados
· Badaró Almeida & Advogados Associados
· Balducci Sociedade de Advogados
· Barbero Advogados
· Barcellos Tucunduva Advogados
· Barioni e Carvalho - Advogados
· Barros Carvalho Advogados Associados
· Barros Pimentel, Alcantara Gil, Rodriguez e Vargas Advogados
· Barros Ribeiro Advogados Associados
· Barroso Fontelles, Barcellos, Mendonça & Associados
· Basilio Advogados
· Bastos-Tigre, Coelho da Rocha e Lopes Advogados
· Battaglia, Lourenzon & Pedrosa Advogados Associados
· Bella Martinez Advogados
· Bento, Muniz & Monteiro Advocacia
· Bertol Advogados Associados
· BGR Advogados
· Biazzo Simon Advogados
· Bichara Advogados
· Binenbojm, Gama & Carvalho Britto Advocacia
· BMA - Barbosa, Müssnich, Aragão
· Boccuzzi Advogados Associados
· Borges Neto, Advogados Associados
· Bornholdt Advogados
· Bosisio Advogados
· Bottini & Tamasauskas Advogados
· Braga & Moreno Consultores e Advogados
· Braga Nascimento e Zilio Advogados Associados
· Brandão Couto, Wigderowitz & Pessoa Advogados
· Brasil Salomão e Matthes Advocacia
· Bueno Barbosa Advogados Associados
· Cabral Advogados Associados
· Cabral Gomes & Thronicke Advogados Associados
· Caldeira, Lôbo e Ottoni Advogados Associados
· Camargo Lima, Sinigallia e Moreira Lopes Advogados
· Cammarosano Advogados Associados
· Candelaria e Advogados Associados
· Candido de Oliveira - Advogados
· Caodaglio & Associados Advogados
· Capano, Passafaro Advogados Associados
· Carla Domenico & Ana Lúcia Penón Escritório de Advogados
· Carvalho, Machado e Timm Advogados
· Carvalho Pereira Pires, Fortini e Rossi e Sejas Advogados
· Carvalhosa e Eizirik Advogados
· Castier/Abelha Advogados
· Castellar Guimarães Advogados Associados
· Castelo Branco Advogados Associados
· Castro, Barros, Sobral, Gomes - Advogados
· Catta Preta Leal Advogados
· Celso Cordeiro & Marco Aurélio de Carvalho Advogados
· Cerdeira Rocha Advogados e Consultores Legais
· Cesar Asfor Rocha Advogados
· Cesnik, Quintino e Salinas Advogados
· C&V Gomes Sociedade de Advogados
· Chaves Alves e Salomi Sociedade de Advogados
· Cheim Jorge & Abelha Rodrigues - Advogados Associados
· Chenut Oliveira Santiago Sociedade de Advogados
· Chediak, Lopes da Costa, Cristofaro, Menezes Côrtes, Rennó, Aragão - Advogados
· Chiaparini e Bastos Advogados
· Chiarottino e Nicoletti - Advogados
· Chiavassa Advogadas Associadas
· Choaib, Paiva e Justo Advogados Associados
· Cláudia Seixas Sociedade de Advogados
· Clèmerson Merlin Clève - Advogados Associados
· Clito Fornaciari Júnior - Advocacia
· CMMM - Carmona Maya, Martins e Medeiros Advogados
· Coelho & Dalle Advogados
· Comparato, Nunes, Federici & Pimentel Advogados
· Coppola, Dutra Rodrigues e Gago Barbosa Advogados
· Correia da Silva Advogados
· Costa, Coelho Araujo e Zaclis Advogados
· Costa, Martins, Meira e Rinaldi Advogados
· Costa e Tavares Paes Sociedade de Advogados
· Cotrim Advogados Associados
· Covac - Sociedade de Advogados

____________

Clique aqui para conhecer os Apoiadores de Migalhas.

_____________

Fomentadores :

· Instituto de Direito da PUC-Rio
· Instituto de Direito Público de São Paulo - IDP | São Paulo
· Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo - IHGSP
· Instituto Ling
· Instituto Victor Nunes Leal - IVNL
· Intelecto Editora
· Intelecto Soluções Inteligentes
· IOB Concursos
· LEC - Legal, Ethics & Compliance
· Malheiros Editores Ltda.
· MDA - Movimento de Defesa da Advocacia
· NetLex
· NK Contabilidade
· OAB/MG - Ordem dos Advogados do Brasil, Seção Minas Gerais
· OAB/MS - Ordem dos Advogados do Brasil, Seção Mato Grosso do Sul
· OAB/PR - Ordem dos Advogados do Brasil, Seção Paraná
· OAB/RJ - Ordem dos Advogados do Brasil, Seção Rio de Janeiro
· OAB/SP - Ordem dos Advogados do Brasil, Seção São Paulo
· Penso Tecnologia
· ProJuris - Software Jurídico
· PUC-SP - Especialização, MBA e Extensão
· RedeJur - Associação de Escritórios de Advocacia Empresarial
· Rede de Ensino LFG
· SAJ ADV - Software Jurídico
· SINSA - Sindicato das Sociedades de Advogados dos Estados de São Paulo e Rio de Janeiro
· Sinthoresp
· Sodepe Brasil
· Solmark Assessoria em Propriedade Intelectual Ltda.
· Target English, Inglês Instrumental
· Thelema Coaching para Advogados
· Thomson Reuters, por meio de seu selo editorial CHECKPOINT
· Thomson Reuters, por meio de seu selo editorial Revista dos Tribunais
· TradJuris
· Trevisan Editora
· Trevisan Escola de Negócios
· Universidade Nove de Julho - UNINOVE
· Vamos Conciliar
· VFK Cursos Jurídicos
· AASP - Associação dos Advogados de São Paulo
· AATSP - Associação dos Advogados Trabalhistas de São Paulo
· ABDI - Associação Brasileira de Direito de Informática e Telecomunicações
· ABDCONST - Academia Brasileira de Direito Constitucional
· ABLJ - Academia Brasileira de Letras Jurídicas
· ACTbr - Aliança de Controle do Tabagismo
· AFMS Eventos
· ALAE - Aliança de Advocacia Empresarial
· APAMAGIS - Associação Paulista de Magistrados
· Art Presse Comunicação Empresarial
· ASPI - Associação Paulista da Propriedade Intelectual
· Associação Brasileira de Advogados Trabalhistas - ABRAT
· ATS Tecnologia
· Auditoria Jurídica
· Boa Vista Serviços S/A
· BONNJUR - Distribuição de Boletins Jurídicos Ltda EPPl
· CAMARB - Câmara de Arbitragem Empresarial - Brasil
· CBMA - Centro Brasileiro de Mediação e Arbitragem
· CDT - Centro de Estudos e Distribuição de Títulos e Documentos de SP
· CEDES - Centro de Estudos de Direito Econômico e Social
· Centro de Arbitragem e Mediação da Câmara de Comércio Brasil-Canadá
· CESA - Centro de Estudos das Sociedades de Advogados
· Cetip
· CEU-IICS Escola de Direito
· Coelho dos Santos Consultoria em Seguros
· Colégio Notarial do Brasil - Seção São Paulo (CNB-SP)
· Colégio Registral Imobiliário do Estado de Minas Gerais - CORI/MG
· Conserto Consultoria
· ContabilON
· Damásio Educacional
· DCMS Estratégia Jurídica
· DocWise
· Editora Almedina Brasil
· Editora Del Rey
· Editora JH Mizuno
· Editora Lex
· Editora Noeses Ltda.
· Editora Quartier Latin
· Editora Saraiva
· EPD - Escola Paulista de Direito
· EPDS - Escola Paulista de Direito Social
· FACAMP
· Faculdade de Direito de Franca
· Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo
· FADISP
· FGV Direito SP
· Forum Cebefi
· Fundamar - Fundação 18 de março
· Grupo Gen - Editoras Forense, Método e Atlas
· IAB - Instituto dos Advogados Brasileiros
· IASP - Instituto dos Advogados de São Paulo
· IBC - International Business Communications
· IBCCRIM - Instituto Brasileiro de Ciências Criminais
· IBDD - Instituto Brasileiro de Direito Desportivo
· IBDFAM - Instituto Brasileiro de Direito de Família
· IbiJus - Instituto Brasileiro de Direito
· IBMEC/MG
· ICED - Instituto Comportamento, Evolução e Direito
· ICET - Instituto Cearense de Estudos Tributários
· IDDD - Instituto de Defesa do Direito de Defesa
· IDPE - Instituto de Direito Político e Eleitoral
· IEPREV - Instituto de Estudos Previdenciários
· Inrise Consultoria em Marketing Jurídico
· Insper
· Instituto Brasileiro de Estudos Tributários - IBET
· Instituto Brasileiro de Ética Concorrencial - ETCO
· Instituto Brasiliense de Direito Aplicado - IDA
· Instituto Brasiliense de Direito Público - IDP

_____________

Clique aqui para conhecer os Fomentadores.

_____________

Indique amigos

Descadastrar

Migalhas amanhecidas

Atualizado em: 1/1/1900 00:00

INFORMATIVO

Cadastre-se e receba gratuitamente o informativo diário por email ou pelo Migalhas App.

CADASTRAR