INFORMATIVO

  1. Home >
  2. Amanhecidas >
  3. MIGALHAS nº 4.096

MIGALHAS nº 4.096

Quinta-feira, 20 de abril de 2017 - Migalhas nº 4.096 - Fechamento às 10h32.

"As coisas estimam-se pelo que valem, e pelo que custam."

Padre Antônio Vieira
(Clique aqui)

Honorários

Corte Especial do STJ conclui julgamento sobre o direito a honorários advocatícios sucumbenciais quando o processo é extinto sem resolução do mérito por uma aparente desistência do feito antes da prolação da sentença. Por maioria, prevaleceu o voto divergente do ministro Salomão contra o arbitramento da verba honorária. (Clique aqui)

STJ acolhe embargos de divergência contra acórdão da 1ª turma que estabeleceu que o fato de precatório ter sido expedido em nome da parte não repercute na disponibilidade do crédito referente aos honorários advocatícios sucumbenciais, tendo o advogado o direito de executá-lo ou cedê-lo a terceiro, mesmo na hipótese em que não há delimitação do valor da verba honorária. (Clique aqui)

Com placar apertado, que exigiu o desempate do presidente do julgamento, a Corte Especial do STJ definiu que os honorários de sucumbência, antes do Estatuto da OAB (lei 8.906/94), configuram direito autônomo do advogado para serem executados. (Clique aqui)

Juros - RPV e precatórios

O plenário do STF decidiu ontem que incidem juros da mora no período compreendido entre a data da realização dos cálculos e da requisição ou do precatório. A decisão terá impacto em, pelo menos, 27 mil processos sobrestados em outras instâncias, que aguardavam o julgamento do caso. (Clique aqui)

IPTU

"Incide o IPTU considerado o imóvel de pessoa jurídica de direito público cedido a pessoa jurídica de direito privado devedora do tributo." Aprovada ontem pelo Supremo, essa foi a tese a ser aplicada em RE com repercussão geral julgado no último dia 6. (Clique aqui)

Conselhos de fiscalização

Pagamentos devidos em razão de pronunciamento judicial pelos conselhos de fiscalização não se submetem ao regime de precatórios. O entendimento foi firmado ontem pela maioria dos ministros do STF, que seguiu voto divergente do ministro Marco Aurélio. Para ele, os conselhos são autarquias especiais e, por não terem orçamento ou receberem aportes da União, não estão submetidos às regras constitucionais do capítulo de finanças públicas (artigos 163 a 169 da Constituição), o que inviabiliza sua submissão ao regime de precatórios. Vencido o relator, ministro Fachin. (Clique aqui)

"Muros de preconceito"

O Supremo iniciou ontem o julgamento de RE que discute se estrangeiro residente no Brasil pode receber benefício assistencial de prestação continuada previsto no art. 203, V, da CF/88. O dispositivo garante um salário mínimo de benefício mensal à pessoa portadora de deficiência e ao idoso que comprovem não possuir meios de prover à própria manutenção ou de tê-la provida por sua família. Alterando sua manifestação nos autos, a PGR opinou pelo desprovimento do recurso interposto pelo INSS. Da tribuna, Janot afirmou: "não nos parece constitucionalmente possível interpretar a concessão desse beneficio construindo muros entre países; não muros físicos, mas muros de interpretação e muros de preconceito, de modo a não permitir que um ser humano em território brasileiro não tenha o mesmo tratamento que outro ser humano porque não teve a sorte, ou o azar, de ter nascido no Brasil." Após as sustentações orais, devido ao adiantado da hora, a análise foi suspensa e será retomada hoje. O relator do caso é o ministro Marco Aurélio. (RE 587.970)

Em tempo

Na pauta da plenária de hoje do STF está o RE que discute a possibilidade de alteração de gênero no assento de registro civil de transexual, mesmo sem a realização de procedimento cirúrgico de redesignação de sexo. Relatoria é do ministro Toffoli. (RE 670.4220)

Papel passado

Gravação da audiência de custódia não dispensa o juiz de fundamentar por escrito sua decisão. Assim entendeu o ministro Rogerio Schietti Cruz ao analisar recurso de um homem preso na Bahia. Para o ministro, a mera gravação em mídia não é procedimento suficiente para a manutenção da prisão, pois viola a exigência constitucional de que todas as decisões judiciais devam ser fundamentadas por escrito. Schietti concedeu liminar para que o paciente aguarde julgamento final em liberdade e determinou o envio de ofício ao CNJ para que o órgão tome as providências corretivas e preventivas que entender cabíveis. (Clique aqui)

O Quinto do Ouro

Decisão do ministro Fischer afastando do cargo seis conselheiros do Tribunal de Contas do RJ foi referendada pela Corte Especial do STJ. Eles são alvo da operação O Quinto do Ouro, que apura recebimento de pagamentos indevidos oriundos de contratos realizados com o Estado do RJ, em contrapartida ao favorecimento na análise de contas/contratos sob fiscalização do órgão. Ontem, S. Exa. reiterou a importância do afastamento tendo em vista inclusive a necessidade da própria instrução criminal. "A simples existência de investigação criminal torna temerária a permanência no exercício da função", afirmou, já que exercem atividade que é justamente "a moralidade administrativa e fiscalização do uso do dinheiro público".

_____________

Tradição ou não?

Questão sensível ontem no STJ: o ministro Mauro Campbell destacou que um processo chamado para julgamento seria concluído sem a presença do relator. S. Exa. destacou o hábito no Tribunal de não julgar casos nessa circunstância, mas a presidente Laurita disse que não havia impedimento regimental, e a ministra Nancy, por sua vez, disse que já teve casos de sua relatoria concluídos na sua ausência quando era corregedora. Como o voto da ministra Laurita era o último do caso, deliberou-se por prosseguir no julgamento.

Julgados alguns processos, a discussão volta à tona.

A ministra Nancy Andrighi estava em meio ao voto-vista em uma Rcl do ministro Noronha (que não estava na Corte) quando o ministro Raul decidiu destacar o mesmo ponto anteriormente abordado: a apreciação de processo cujo relator não está presente; afirmando que o Tribunal tem o hábito de aguardar, disse que "é um bom hábito que não devemos abandonar", em prol do "bom senso" e da "boa convivência" entre os pares. Por sua vez, Nancy e Falcão disseram que tal situação já tinha ocorrido diversas outras vezes. Pronto: seguiu-se uma boa discussão entre os ministros sobre o tema, tanto que foi necessária uma questão de ordem para decidir se a ministra poderia ou não proferir o voto-vista. O ministro Og Fernandes definiu bem a problemática: "é o copo meio cheio e o copo meio vazio", qualquer que fosse a decisão tomada.

O ministro Humberto Martins votou por não prosseguir no julgamento, e os ministros Mauro Campbell e Raul Araújo reiteraram a tradição da Corte de se aguardar, mas a maioria achou por bem considerar que, se a ministra Nancy queria votar, não havia impedimento a tal fato. O ministro Raul destacou que "em nenhum momento cogitamos de impedir" que Nancy votasse, e encerrada a discussão (aparentemente), o voto foi proferido.

Logo após, o ministro Raul Araújo então disse que, como eventualmente poderia divergir do relator, preferia pedir vista, se ninguém mais o fosse fazer. Ao que a ministra Nancy respondeu: "V. Exa. veja como é fácil: se eu estou sendo indelicada com meu colega, V. Exa. está sendo delicado, era só dizer que pediria vista, pronto." Raul retrucou: "Eu invoquei além disso, que acho importante sermos atenciosos uns com os outros, uma praxe que me pareceu salutar não só neste Tribunal, como em todas as Cortes que já visitei ou participei, mas entendo que vivemos em outros tempos e agora vamos prosseguir, senão vamos passar a tarde inteira..." Embora sempre discreto nas discussões mais acaloradas da Corte, bem como em suas manifestações, o ministro Felix Fischer foi em socorro da colega de bancada: "Não é pior que aquele caso quando um colega pede vista e o outro deveria esperar mas vota sem saber o que que vem. Isso é muito pior." O debate encerrou-se com a proclamação do resultado parcial pela ministra Laurita. (Compartilhe)

_____________

Cade

Temer indica Alexandre Barreto de Souza para a presidência do Cade e Mauricio Oscar Bandeira Maia para conselheiro da autarquia. Alexandre é chefe de gabinete do ministro Bruno Dantas, do TCU.

TSE

A nomeação de Tarcisio Vieira de Carvalho para a vaga da ministra Luciana Lóssio no TSE foi publicada no DOU de hoje.

TJ/DF

O advogado Roberto Freitas Filho foi o escolhido por Temer para a vaga de desembargador do TJ/DF, destinada a advogados.

_____________

Apoiadores Migalhas

A maior vitrine do mundo jurídico!

Clique aqui.

_____________

Branco da discórdia

O Órgão Especial do TJ/SP deferiu liminar em MS para suspender inquérito do MP/SP que apurava suposta discriminação social por clubes paulistanos pela exigência do uso de uniforme branco por babás em suas dependências. O relator, desembargador Ferreira Rodrigues, considerou decisão anterior do próprio Conselho Superior do MP que, em dezembro de 2015, já havia trancado o inquérito por falta de justa causa. Considerou, ainda, que o clube não nega a exigência, apenas defende sua licitude, sendo desnecessária a investigação. O escritório Affonso Ferreira Advogados representou a Sociedade Harmonia de Tênis que impetrou o MS. (Clique aqui)

Fato não comprovado

Editora Abril terá de indenizar em R$ 50 mil a viúva de piloto morto em acidente aéreo após divulgar erroneamente que o profissional nunca completou curso de pilotagem pois teria sido reprovado em teste de simulação de voo. A informação, publicada na revista Veja, nunca foi comprovada. Decisão, por maioria, é da 10ª câmara de Direito Privado do TJ/SP. (Clique aqui)

Publicidade em revista

É permitida a publicidade de advogado em revistas não jurídicas, desde que respeitados os parâmetros da moderação, sobriedade e caráter meramente informativo. Assim orientou a 1ª turma de Ética Profissional do TED da OAB/SP em ementa aprovada pelo colegiado. Veja a íntegra do ementário. (Clique aqui)

Catálogo de Escritórios

O Catálogo de Escritórios é o lugar certo para localizar escritórios de advocacia em todo Brasil. No Rio de Janeiro/RJ, visite e conheça o Crissiuma Advogados. (Clique aqui)

_____________

CPC na prática

O professor Elias Marques de Medeiros Neto, na coluna de hoje, aborda os recentes julgados que autorizam a interposição do agravo de instrumento contra decisões referentes à competência do juízo de primeira instância. (Clique aqui)

"Baleia Azul"

Ao discorrer sobre o jogo mortal e criminoso conhecido como "Baleia Azul", o advogado Luiz Augusto Filizzola D'Urso, da banca D'Urso e Borges Advogados Associados, trata dos tipos de penalidades para os crimes cometidos pelos criadores e administradores do secreto grupo "#F57". (Clique aqui)

Terceirização

O advogado Gabriel Bazalia Sales, da banca Nomura Riva Bressanim e Yoo Advogados, ao traçar um panorama da terceirização, desde aspectos históricos até a regulamentação da lei 13.429/17, ressalta que "apesar do texto ser muito conciso e questionável sobre aspectos econômicos e benéficos à classe trabalhadora, pode-se considerar que, sob a ótica do Poder Judiciário, representará uma potencial redução de reclamações trabalhista." (Clique aqui)

Terceirização - II

A advogada Adriana Mourão Nogueira, do escritório Pinheiro, Mourão, Raso e Araújo Filho Advogados, ao abordar a lei da terceirização e trabalho temporário, opina que a "modificação legislativa é bem-vinda, mas não é suficiente". (Clique aqui)

"Uma arbitragem mortal"

Dando sequência à instigante fábula "Uma arbitragem mortal", o advogado Haroldo Malheiros Duclerc Verçosa, do escritório Duclerc Verçosa Advogados Associados, traz o segundo capítulo abordando os aspectos essenciais da Arbitragem. (Clique aqui)

Lava Jato

Em matéria exibida no Jornal da Noite, da Band, os advogados criminalistas Marlus Arns de Oliveira, do escritório Arns de Oliveira & Andreazza Advogados Associados, Carlos Kauffmann, de Kauffmann, Soares e Rebehy Advogados, e Antônio Carlos de Almeida Castro (Kakay) falaram da experiência de atuar na Lava Jato e a forma como se desdobram para atender a clientela cada vez mais numerosa. (Clique aqui)

Gerenciamento de software jurídico

O project owner Luciano Martins (SAJ ADV - Software Jurídico) aborda os métodos de gerenciamento de um software jurídico para escritórios de advocacia. (Clique aqui)

_____________

  • Migalhas Mundo

Banco Verde

Australiano Macquarie compra Banco de Investimento Verde britânico por US$ 2,3 bi. (MI - clique aqui)

Medicamentos genéricos

Japonesa Sawai compra a unidade de medicamentos genéricos Upsher-Smith, dos EUA, por US$ 1,1 bi. (MI - clique aqui)

Vídeo

Viacom compra o controle da produtora brasileira de humor Porta dos Fundos.

Odebrecht - República Dominicana

Odebrecht fecha acordo para pagar US$ 184 mi à República Dominicana. (LA - clique aqui)

GM

General Motors acusa o governo da Venezuela de confiscar uma de suas fábricas. (LA - clique aqui)

_____________

Atenção!

Não perca tempo! Neste feriado a seção Migalhas Correspondentes está com descontos imperdíveis. Aproveite a oportunidade e amplie seus contatos. (Clique aqui)

Sorteio - Lauda legal

A coletânea "Governança Corporativa Avanços e Retrocessos" (907p.), coordenada pelos advogados integrantes da diretoria do IDSA - Instituto de Direito Societário Aplicado, Maristela Abla Rossetti e André Grunspun Pitta, reúne reflexões doutrinárias pertinentes ao momento vivido pelo país. Leia a resenha de Roberta Resende e fique na torcida pelo exemplar, um presentão especial da Editora Quartier Latin para a sua biblioteca. Não bastasse a qualidade do texto e o zelo editorial, o exemplar está autografado por vários dos autores para um de nossos leitores. (Clique aqui)

WhatsApp Migalhas

Deseja receber os destaques dos acontecimentos jurídicos, políticos e econômicos, além de vídeos exclusivos, de um jeito muito mais prático? Cadastre-se no WhatsApp Migalhas! É muito fácil: Adicione o número +55 16 98150-4371 em seus contatos e mande um whats com a palavra "mig".

Mercado de Trabalho

Muitas oportunidades! Visite agora mesmo a seção Mercado de Trabalho e confira as vagas oferecidas. (Clique aqui)

América Latina

A Lex Mundi, associação mundial de escritórios de advocacia independentes, amplia sua atuação na América Latina com a escolha de Jorge Carrillo para o desenvolvimento de negócios na região. O executivo terá sua base de atuação em São Paulo, na sede do Demarest Advogados, membro da associação internacional.

Fachadas

Em meio às plantas, a placa em vermelho indica o nome de Queiroz Cavalcanti Advocacia na capital pernambucana, Recife. Visite a seção Fachadas e conheça os frontispícios das bancas de advocacia do Brasil e do mundo. (Clique aqui)

Baú migalheiro

Há 178 anos, no dia 20 de abril de 1839, nasceu Aureliano Cândido Tavares Bastos, na Cidade de Alagoas (hoje Marechal Deodoro/AL). Foi advogado, jornalista, político e publicista. Formou-se em Direito na Faculdade de Direito de SP. Tavares Bastos foi o patrono da cadeira 35 da Academia Brasileira de Letras, por escolha do fundador Rodrigo Otávio. (Compartilhe)

Sorteio

A obra "Recursos e Defesas do Réu - Área Cível" (JH Mizuno - 2ª edição - 408p.), de Ulisses Vieira Moreira Peixoto, foi elaborada com o intuito de auxiliar os operadores do Direito nas suas batalhas forenses; e analisa o estudo da resposta do réu no CPC/15. O livro é cortesia da editora. (Clique aqui)

Lançamentos

A Intelecto Editora lança, no próximo dia 26, a obra "Coletânea de Temas Tributários", coordenada pelo professor Eduardo Jardim e Letícia Menegassi Borges. O evento será em SP, no Centro Histórico e Cultural Mackenzie, às 18h. (Clique aqui)

A Editora Almedina Brasil lança a obra "Pareceres Jurídicos - Direito Penal - Direito Regulatório - Direito Tributário - Responsabilidade Civil", do ministro aposentado Joaquim Barbosa. A coletânea de pareceres retrata uma parcela das atividades profissionais do jurista, que após 41 anos de serviços prestados ao Estado brasileiro deixou a esfera pública de trabalho e ingressou no mundo dos negócios privados. Até o dia 24/4 será realizada a pré-venda exclusiva com desconto na Amazon. (Clique aqui)

Migalhíssimas

Hoje, no RJ, Pedro Marcos Nunes Barbosa, sócio de Denis Borges Barbosa Advogados, e professor do Instituto de Direito da PUC-Rio, palestra no "Congresso Internacional Libre Graphics Meeting - LGM", com o tema "A Brief Brazilian IP Law Scenario Concerning Free Software". A entrada é gratuita.

Entre os dias 24 e 27/4, o Instituto Brasileiro de Estudos do Direito da Energia (IBDE) promove o curso "Licenciamento Ambiental no Setor de Energia". O curso acontece, simultaneamente, em SP e no RJ. Os associados Maria Christina M. Gueorguiev e Leonardo Vitor de Paiva Freire, da banca Pinheiro Neto Advogados, estão entre os palestrantes confirmados do curso. No RJ, dia 24, Maria Christina apresenta aula introdutória sobre o tema licenciamento ambiental. No dia 26, em SP, Leonardo aborda aspectos jurídicos e o dia a dia do licenciamento ambiental no setor de petróleo e gás. (Clique aqui)

No próximo dia 25, Rony Vainzof, da banca Opice Blum, Bruno, Abrusio e Vainzof Advogados Associados, fala sobre "Aspectos Criminais e Estratégias Preventivas", durante o "Curso Compliance Digital", em SP. (Clique aqui)

A banca Roncato Advogados realiza, dia 26/4, às 9h30, a palestra "Exclusão do ICMS da base de cálculo do PIS e da COFINS". O advogado Rodolfo Rodrigues, coordenador da área de Direito Tributário do escritório, aborda os desdobramentos da decisão do STF sobre o tema. (Clique aqui)

O advogado Maurício Portugal Ribeiro, do escritório Portugal Ribeiro Advogados, palestra em debate sobre a MP 752/16, dia 25/4, no RJ. As vagas são limitadas. (Clique aqui)

Experiência prática

Diretora-executiva do Instituto de Mediação Luiz Flávio Gomes, Nathalie Biazzi fala sobre experiência prática no Instituto. (Clique aqui)

OAB 1ª Fase

A Intelecto Soluções Inteligentes promove o curso "Super OAB 1ª Fase", que segue com 50% OFF até dia 1º/5. (Clique aqui)

Língua inglesa

A Target English, Inglês Instrumental tem como foco proporcionar um ensino técnico da língua inglesa de qualidade, como também oferecer uma experiência única com base em quatros pilares: qualidade, personalização, inovação e relacionamento. Turmas a partir do dia 10/5 para os cursos de: inglês jurídico, finanças, geral e IELTS. Aproveite e participe das aulas abertas de M&A e contratos em inglês, sem custos. Saiba mais por e-mail (clique aqui).

Dano Moral

Em SP, dia 27/4, a AASP promove o curso "Dano Moral no Novo CPC". (Clique aqui)

Cursos

Concorra a vagas-cortesia, oferecidas pela Sodepe Brasil, para o seminário "Benefícios Fiscais para Constituição de Empresas Brasileiras no Paraguai" (clique aqui); e para o curso "Lei de Locações Urbanas e a Prática em Negócios e Litígios" (clique aqui), ambos dia 10/5, em SP.

Defesa da Concorrência

No dia 28/4, o IBRAC e o IDSA promovem o encontro sobre "Defesa da Concorrência e Direito Societário", em SP. Confira a programação. (Clique aqui)

Empresa pública

O seminário "O Estado Empresário", que o IAB - Instituto dos Advogados Brasileiros promoverá na sua sede, no RJ, dia 26/4, das 9 às 12h, será dedicado à análise das diversas influências da lei 13.303/16 nas legislações vigentes, nos governos, nas empresas e na ciência política. A lei entrou em vigor dia 30/6/16 e definiu o estatuto jurídico da empresa pública, da sociedade de economia mista e de suas subsidiárias no âmbito da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos municípios. As inscrições para o evento são gratuitas. (Clique aqui)

Direito Imobiliário

Estão abertas as inscrições para o curso de especialização em "Direito Imobiliário", do Instituto de Direito da PUC-Rio. O curso será oferecido na unidade da Barra, às sextas-feiras, das 18h30 às 21h30; e aos sábados, das 8 às 13h. (Clique aqui)

Semana da Educação

Especialistas da área de desenvolvimento humano criaram a "Semana da Educação", que será realizada de 24 a 28/4. Em formato online e de participação gratuita, o evento vai promover uma discussão sobre o impacto da educação e a aplicação de metodologias de ensino e de tecnologia em projetos de desenvolvimento humano. (Clique aqui)

Holding familiar

Com o objetivo de proporcionar uma melhor visão sobre o tema "Holding familiar - A importância de conhecer suas vantagens", foi criada a apostila virtual e o treinamento "In Company". Confira e concorra a uma apostila. (Clique aqui)

Exame Unificado da OAB

A Escola Nacional de Direito - END lança em breve cursinho preparatório para o "Exame Unificado XXXIII da OAB", que será aplicado no dia 23/7. O curso é voltado a resolução das questões objetivas cobradas nas provas aplicadas, desde a promulgação do novo CPC. Além disso, preparará o aluno para se organizar em relação a tempo, didática, e questões outras essenciais para a realização de uma boa prova. As aulas serão presenciais, online e videoaulas, e em parceria com a AFMS Eventos. Em breve mais informações.

Viva

Sorteio de obra: Ricardo Gonçalves Ribeiro, advogado em Cidade Ocidental/GO, ganhou o título "Prática de Locação" (Atlas - 7ª edição - 240p.), de Gediel Claudino de Araujo Júnior. (Clique aqui)

_____________

Bom feriado!

_____________

Migalhas também é cultura !

Padre Antônio Vieira
Luís Roberto Barroso
Joaquim Nabuco
Paulo Bomfim
Lima Barreto

Olavo Bilac
Bernardo Guimarães
Camilo Castelo Branco
Aluísio Azevedo
Bastos Tigre
Rui Barbosa

Machado de Assis
Euclides da Cunha
Eça de Queirós
José de Alencar

Clique aqui

____________

Mural Migalhas

Veja abaixo as cidades carentes de profissionais :

BA/Camacan
PA/Rondon do Pará
PR/Sulina
RO/Vale do Anari

Clique aqui e cadastre-se como um Correspondente Migalhas.

____________

Migalhas Clipping

The New York Times - EUA

"Fox News Ousts O'Reilly, A Host Central to Its Rise"

The Washington Post - EUA

"O'Reilly is out at Fox News"

Le Monde - França

"La fin de campagne confirme la défiance des électeurs envers les candidats"

Corriere Della Sera - Itália

"Un diritto dire no alle cure"

Le Figaro - França

"François Fillon: «Je serai au second tour»"

Clarín - Argentina

"Un ministro fustigó a los empresarios por no denunciar la corrupción"

El País - Espanha

"Investigan desvío de barcos en el caso Ancap"

Público - Portugal

"Altice avalia extinção do nome Portugal Telecom e da marca Meo"

Die Welt - Alemanha

"Machtkampf in der AfD: Frauke Petry kapituliert"

The Guardian - Inglaterra

"Lives at risk if Tories cut aid, Gates warns"

O Estado de S. Paulo - São Paulo

"Por reforma da Previdência, governo endurece com aliados"

Folha de S.Paulo - São Paulo

"Câmara dá celeridade à Reforma Trabalhista"

O Globo - Rio de Janeiro

"Pressões levam a novos recuos na Previdência"

Estado de Minas - Minas Gerais

"Esta baleia mata. Boato também"

Correio Braziliense - Brasília

"Governo vira jogo e avança nas reformas"

Gazeta do Povo - Paraná

"Vem mais por aí"

Zero Hora - Porto Alegre

"Ajustes ainda não dão certeza ao Planalto na reforma da Previdência"

O Povo - Ceará

"A cidade sob ataque"

Jornal do Commercio - Pernambuco

"Governo cede em briga pela reforma"

___________

Apoiadores :

Departamentos Jurídicos :

· McDonald's
· MercadoLivre
· Souza Cruz
· Suzano Papel e Celulose
· Vivo
· Bradesco S/A
· Cosan
· Google
· JBS

Escritórios :

· Binenbojm, Gama & Carvalho Britto Advocacia
· BMA - Barbosa, Müssnich, Aragão
· Boccuzzi Advogados Associados
· Borges Neto, Advogados Associados
· Bornholdt Advogados
· Bosisio Advogados
· Bottini & Tamasauskas Advogados
· Braga & Moreno Consultores e Advogados
· Braga Nascimento e Zilio Advogados Associados
· Brandão Couto, Wigderowitz & Pessoa Advogados
· Brasil Salomão e Matthes Advocacia
· Bueno Barbosa Advogados Associados
· Cabral Advogados Associados
· Cabral Gomes & Thronicke Advogados Associados
· Caldeira, Lôbo e Ottoni Advogados Associados
· Cammarosano Advogados Associados
· Candelaria e Advogados Associados
· Candido de Oliveira - Advogados
· Caodaglio & Associados Advogados
· Capano, Passafaro Advogados Associados
· Carla Domenico & Ana Lúcia Penón Escritório de Advogados
· Carvalho, Machado e Timm Advogados
· Carvalho Pereira, Rossi Escritórios Associados
· Castier/Abelha Advogados
· Castellar Guimarães Advogados Associados
· Castelo Branco Advogados Associados
· Castro, Barros, Sobral, Gomes - Advogados
· Catta Preta Leal Advogados
· Celso Cordeiro & Marco Aurélio de Carvalho Advogados
· Cerdeira Rocha Advogados e Consultores Legais
· Cesar Asfor Rocha Advogados
· Cesnik, Quintino e Salinas Advogados
· C&V Gomes Sociedade de Advogados
· Chaves Alves e Salomi Sociedade de Advogados
· Cheim Jorge & Abelha Rodrigues - Advogados Associados
· Chenut Oliveira Santiago Sociedade de Advogados
· Chediak, Lopes da Costa, Cristofaro, Menezes Côrtes, Rennó, Aragão - Advogados
· Chiaparini e Bastos Advogados
· Chiarottino e Nicoletti - Advogados
· Chiavassa Advogadas Associadas
· Choaib, Paiva e Justo Advogados Associados
· Cláudia Seixas Sociedade de Advogados
· Clèmerson Merlin Clève - Advogados Associados
· Clito Fornaciari Júnior - Advocacia
· CMMM - Carmona Maya, Martins e Medeiros Advogados
· Coelho & Dalle Advogados
· Comparato, Nunes, Federici & Pimentel Advogados
· Coppola, Dutra Rodrigues e Gago Barbosa Advogados
· Correia da Silva Advogados
· Costa, Coelho Araujo e Zaclis Advogados
· Costa, Martins, Meira e Rinaldi Advogados
· Costa e Tavares Paes Sociedade de Advogados
· Covac - Sociedade de Advogados
· da Fonte, Advogados
· Dal Pozzo Advogados
· Daniel Legal & IP Strategy
· Dannemann Siemsen Advogados
· Daudt, Castro e Gallotti Olinto Advogados
· David Rechulski, Advogados
· Décio Freire e Associados
· Decoussau Tilkian Advogados
· Deda LLG Advogados
· Demarest Advogados
· Denis Borges Barbosa Advogados
· Denise Vargas Advocacia
· De Vivo, Whitaker e Castro Advogados
· Dias de Souza Advogados Associados
· Dinamarco, Rossi, Beraldo & Bedaque Advocacia
· Do Val e Nascimento Sociedade de Advogados
· Duarte e Tonetti Advogados Associados
· Duarte Garcia, Caselli Guimarães e Terra Advogados
· D'Urso e Borges Advogados Associados
· Duclerc Verçosa Advogados Associados
· Edgard Leite Advogados Associados
· Eduardo Antônio Lucho Ferrão - Advogados Associados
· Emsenhuber Advogados Associados
· Engel & Rubel Advocacia
· Erik Bezerra Advogados
· Escritório de Advogados Aroldo Limonge
· Escritório de Advocacia Célio Avelino de Andrade
· Escritório Professor René Dotti
· Esteves Sá Advocacia e Assessoria Jurídica
· Eizirik Advogados
· Fachin Advogados Associados
· Falcioni Advogados Associados
· Falletti & Penteado Advogados
· Faragone Advogados Associados
· Favetti & Toledo Sociedade de Advogados
· Felsberg Advogados
· Fernandes, Figueiredo, Françoso e Petros Advogados
· Fernandes e Moraes Advogados
· Ferraz de Camargo e Bugelli Advogados
· Ferraz dos Passos Advocacia e Consultoria
· Ferreira e Chagas Advogados
· Ferreira Pinto, Cordeiro, Santos e Maia Advogados Associados
· Ferriani e Jamal Sociedade de Advogados
· Fialdini Einsfeld Advogados
· Figueiredo & Velloso Advogados Associados
· FM Almeida | Advogados
· Fraga & Trigo Advogados
· França Ribeiro Advocacia
· Franceschini e Miranda - Advogados
· Francisco Ortigão Advogados
· Freire e Advogados Associados
· FSSG - Farina, Sampaio, Suleibe e Giraldes Sociedade de Advogados
· Fulan e Gonçalves Advogados Associados
· Gaia Silva Gaede & Associados
· Gaiofato e Galvão Advogados Associados
· Galdino, Coelho, Mendes Advogados (GCM)
· Gama Malcher Consultores Associados
· Gamil Föppel Advogados Associados
· Garcia & Keener Advogados
· Garcia, Soares de Melo e Weberman Advogados Associados
· Garrido, Focaccia, Dezuani & Sanchez Advogados
· Gasparini, De Cresci e Nogueira de Lima Advogados
· GVM - Guimarães & Vieira de Mello Advogados
· Goffi Scartezzini Advogados Associados
· Gonçalves, Arruda & Gonçalves - Sociedade de Advogados
· Gouvêa Vieira Advogados
· Grandino Rodas Advogados
· Guedes Nunes, Oliveira e Roquim Sociedade de Advogados
· Guerra Advogados Associados
· Guimarães Levinsohn Advogados Associados
· Gustavo Tepedino Advogados
· Gutierrez Advocacia
· Harada Advogados Associados
· Hesketh Advogados
· Homero Costa Advogados
· Ibaneis Advocacia e Consultoria
· Ivan Mercêdo Moreira Sociedade de Advogados
· JBM Advogados
· José Anchieta da Silva Advocacia - JASA
· José Delgado & Dutra Advogados
· José Roberto Batochio Advogados
· Joyce Roysen Advogados
· Jubilut Advogados
· Junqueira Gomide & Guedes Advogados Associados
· Justen, Pereira, Oliveira & Talamini - Advogados Associados

· Justino de Oliveira Advogados

· Katzwinkel & Advogados Associados

·
Kauffmann, Soares e Rebehy Advogados

· Kincaid | Mendes Vianna Advogados
· Küster Machado - Advogados Associados
· L. A. Machado Advogados Associados
· Lara & Coelho Advogados Associados
· Lara Lorena Ferreira Sociedade de Advogados
· Lazzareschi, Hilal, Bolina & Rocha Advogados
· Lefosse Advogados
· Leite, Tosto e Barros - Advogados Associados
· Lemos e Associados Advocacia
· Leonardo Isaac Yarochewsky Advogados Associados
· Licks Advogados
· Lilla, Huck, Otranto, Camargo Advogados
· Lima & Londero Advogados
· Lima Pires de Godoy Sociedade de Advogados
· Limongi Sociedade de Advogados
· Lodovico Advogados
· Lobo & de Rizzo Advogados
· Lobo & Ibeas Advogados
· Loguercio, Beiro e Surian Sociedade de Advogados
· Lourival J. Santos - Advogados
· LTSA Advogados
· Lucia Mugayar Advocacia, Consultoria e Mediação
· Luchesi Advogados
· Luchione Advogados
· Lucon Advogados
· Luiz Leonardos Advogados
· Machado Associados Advogados e Consultores
· Machado, Meyer, Sendacz e Opice Advogados
· Malheiros Filho, Meggiolaro e Prado - Advogados
· Malheiros, Penteado, Toledo e Almeida Prado - Advogados
· Manesco, Ramires, Perez, Azevedo Marques Sociedade de Advogados
· Manhães Moreira & Ciconelo - Sociedade de Advogados
· Marcelo Leonardo Advogados Associados
· Marcelo Tostes Advogados
· Márcio Casado & Advogados
· Maria Ednalva de Lima Sociedade de Advocacia
· Mario Oscar Oliveira & Advogados Associados
· Mário Roberto Pereira de Araújo - Sociedade de Advogados
· Marques Rosado, Toledo Cesar & Carmona Advogados
· Martiena & Pim Sociedade de Advogados
· Martinelli Advogados
· Martorelli Advogados
· Mattos Filho, Veiga Filho, Marrey Jr. e Quiroga Advogados
· Mauro Caramico Advogados
· Mauro Cavalcante, Paulo Vieira & Wagner Advogados Associados
· MCP| advogados - Machado, Castro e Peret
· Medeiros Advogados
· Medina Osório Advogados
· Meister Scorsim Advocacia
· Menezes, Magalhães, Coelho e Zarif Advogados S/C
· Mesquita Pereira, Marcelino, Almeida, Esteves Advogados
· Miguel Reale Júnior Sociedade de Advogados
· MLD - Mário Luiz Delgado Advogados
· Montaury Pimenta, Machado & Vieira de Mello Advogados
· Moraes Pitombo Advogados
· Moro e Scalamandré Advocacia
· MoselloLima Advocacia
· Motta Fernandes Advogados
· Mudrovitsch Advogados
· Mundie e Advogados
· Muriel Medici Franco Advogados
· Mussi, Faroni & Ogawa Advogados
· Muylaert, Livingston e Kok Advogados
· Nelio Machado Advogados
· Nelson Wilians & Advogados Associados
· Nery Advogados
· Newton Silveira, Wilson Silveira e Associados - Advogados
· Nilo Batista e Advogados Associados
· Nilson Naves Advogados Associados
· Nomura Riva Bressanim e Yoo Advogados
· Novaes e Roselli Advogados
· Ohno Advogados
· Olimpio e Puccia - Advogados Associados
· Oliveira Matos Advogados
· Osorio e Maya Ferreira Advogados
· Opice Blum, Bruno, Abrusio e Vainzof Advogados Associados
· Pacífico, Advogados Associados
· Paixão Côrtes e Advogados Associados
· Palomares, Vieira, Frota e Nunes, Advogados e Consultores Legais
· Paulo Roberto Joaquim dos Reis Advogados Associados
· Pedroso Advogados Associados
· Peixoto & Cury Advogados
· Penteado Mendonça e Char Advocacia
· Peregrino Neto Advogados
· Pereira de Carvalho e Monteiro Galvão Advogados
· Pereira Martins Advogados Associados
· Pereira Pulici Advogados
· Perlman Vidigal Godoy Advogados
· Pestana e Villasbôas Arruda Advogados
· Petraroli Advogados Associados
· Pinheiro, Mourão, Raso e Araújo Filho Advogados
· Pinheiro Neto Advogados
· Pires & Gonçalves - Advogados Associados
· Podval, Antun, Indalecio, Raffaini, Beraldo e Advogados
· Podval, Teixeira, Ferreira, Serrano, Cavalcante Advogados
· Pontes, Chaves, Campista, Brant Advogados
· Portugal Ribeiro Advogados
· Proença Fernandes Advogados
· Queiroz Cavalcanti Advocacia
· Queiroz e Lautenschläger Advogados
· Queiroz & Meirelles Sociedade de Advogados
· Rachid Maluf Advocacia e Consultoria
· Rahal, Carnelós e Vargas do Amaral Advogados
· Ráo, Pires & Lago Advogados
· Rayes Advogados Associados
· Rayes & Fagundes Advogados Associados
· Reale Advogados Associados
· Reis Advogados
· Reis Mundim Sociedade de Advogados
· Reis, Tôrres, Florêncio, Corrêa e Oliveira Advocacia
· Roberto Caldas, Mauro Menezes & Advogados
· Rocha e Barcellos Advogados
· Rocha, Marinho e Sales Advogados
· Rodrigues Jr. Advogados
· Rolim, Viotti & Leite Campos Advogados
· Ronaldo Martins & Advogados
· Roncato Advogados
· Rosas Advogados
· Rosely Cruz Sociedade de Advogados
· Rosman, Penalva, Souza Leão, Franco, Vale Advogados
· Rubens Naves Santos Jr. Advogados
· Rui Celso Reali Fragoso e Advogados Associados
· Ruiz Filho Advogados
· SABZ Advogados
· Sacha Calmon - Misabel Derzi Consultores e Advogados
· Saeki Advogados
· Salusse Marangoni Advogados
· Santoro Fonseca Advogados Associados
· Sarmento e Silva Advogados Associados
· Saulo Ramos Rocha Barros Sandoval Advogados
· Schreiber Domingues Cintra Lins e Silva Advogados
· Scolari Neto & Oliveira Filho Advogados
· Sheldrick & Co
· Sica & Quito Sociedade de Advogados
· Silva Mello Advogados Associados
· Silva Telles Advogados - Dras. Maria Eugenia e Olivia Raposo da Silva Telles
· Silveira, Ribeiro e Advogados Associados
· Silveiro Advogados
· Simões Advogados
· Siqueira Castro Advogados
· SMGA Advogados
· Soares de Oliveira Advogados Associados
· Souza Cescon Advogados
· Sociedade de Advogados Sepúlveda Pertence
· Stocche Forbes Advogados
· Stüssi-Neves e Advogados
· Suchodolski Advogados Associados
· Tácito Eduardo Grubba Advogados Associados
· Tauil & Chequer Advogados
· Técio Lins e Silva, Ilídio Moura & Advogados Associados
· Teixeira Ferreira e Serrano Advogados
· Teixeira, Martins & Advogados
· Tepedino, Migliore, Berezowski e Poppa Advogados
· Terra Tavares Ferrari Advogados
· Tess Advogados
· Tibúrcio Advogados
· Timoner e Novaes Advogados
· Thiollier, Panella Advogados
· Thomas Law Advogados
· Thomé e Cucchi - Sociedade de Advogados
· Tofic Simantob Advogados
· Tojal | Renault Advogados
· Tolentino Advogados
· Toron, Torihara e Szafir Advogados
· Torreão Braz Advogados
· Torres|Falavigna Advogados
· Tortoro, Madureira e Ragazzi Advogados
· Tostes e Associados Advogados
· Tovo Advogados
· TozziniFreire Advogados
· Trajano Neto e Paciornik Advogados
· Traldi e Saggioro Sociedade de Advogados
· Trench, Rossi e Watanabe Advogados
· Trigueiro Fontes Advogados
· Ulisses Sousa Advogados Associados
· Urbano Vitalino Advogados
· Urquiza, Pimentel e Fonti Advogados
· Vanuza Sampaio Advogados Associados
· Velloza & Girotto Advogados Associados
· Vieira, Cruz Advogados
· Vilardi & Advogados Associados
· Vilhena Silva Advogados
· Villemor Amaral Advogados
· Vitor Costa Advogados
· Vollet Filho, Alves Santos & Iegoroff Advogados
· Wald e Associados Advogados
· Walney Abreu Advogados Associados
· Warde Advogados
· Weyll & Midon Advogados
· Yarshell e Camargo Advogados
· Zamari e Marcondes Advogados Associados S/C
· Zulaiê Cobra Ribeiro - Sociedade de Advogados
· Zürcher, Ribeiro Filho, Pires Oliveira Dias e Freire | Advogados
· A. Lopes Muniz Advogados Associados
· A. S. Azevedo Advogados Associados
· Abdala, Castilho & Fernandes Advogados Associados
· Abrahão Issa Neto e José Maria da Costa Sociedade de Advogados
· ACMA Advogados
· Adriano Pinto & Jacirema Moreira - Advocacia Empresarial
· Advocacia Bettiol S/C
· Advocacia Celso Botelho de Moraes
· Advocacia Criminal Leônidas Scholz
· Advocacia Fernando Rudge Leite
· Advocacia Fontes Advogados Associados S/S

· Advocacia Gandra Martins
· Advocacia Gonçalves Coelho
· Advocacia Hamilton de Oliveira
· Advocacia José Del Chiaro
· Advocacia Maciel
· Advocacia Mariz de Oliveira
· Advocacia Portugal Gouvêa
· Advocacia Salomone
· Advocacia Sandoval Filho

· Advocacia Velloso
· Affonso Ferreira Advogados
· AFMS ATTORNEY & COUNSELOR AT LAW
· Aidar Advogados
· AJ Law Advogados
· Akselrad e Associados Advogados e Consultores Jurídicos
· Albino Advogados Associados
· Albuquerque Pinto Advogados
· Algranti e Mourão Advogados Associados
· Almeida Advogados
· Almeida Alvarenga e Advogados Associados
· Almeida Guilherme Advogados Associados
· Almeida Neto & Aranha de Camargo Advogados Associados
· Alves de Oliveira e Salles Vanni Advogados Associados
· Amaral Gurgel Advogados
· Américo Angélico Sociedade de Advogados
· Ana Paula Gordilho Pessoa e Advogados Associados
· Andrade & Fichtner Advogados
· Angélico Advogados
· Antonio Miguel Aith Neto, Sociedade de Advogados
· Aparecido Inácio e Pereira Advogados Associados
· Approbato Machado Advogados
· Araújo e Policastro Advogados
· Aristides Junqueira Advogados Associados S/S
· Arns de Oliveira & Andreazza Advogados Associados
· Arruda Alvim, Aragão, Lins, Sato & Vasconcelos Advocacia e Consultoria Jurídica
· Arruda Alvim e Thereza Alvim Advocacia e Consultoria Jurídica
· Arruda Dias Lemos Advogados
· Arthur Lavigne Advogados Associados
· Arystóbulo Freitas Advogados
· ASBZ Advogados
· Ayres Ribeiro Advogados
· Azevedo Sette Advogados
· Badaró Almeida & Advogados Associados
· Balducci Sociedade de Advogados
· Barbero Advogados
· Barcellos Tucunduva Advogados
· Barioni e Carvalho - Advogados
· Barros Carvalho Advogados Associados
· Barros Pimentel, Alcantara Gil e Rodriguez Advogados
· Barros Ribeiro Advogados Associados
· Barroso Fontelles, Barcellos, Mendonça & Associados
· Basilio Advogados
· Bastos-Tigre, Coelho da Rocha e Lopes Advogados
· Battaglia & Pedrosa Advogados
· Bella Martinez Advogados
· Bertol Advogados Associados
· BGR Advogados
· Biazzo Simon Advogados
· Bichara Advogados

____________

Clique aqui para conhecer os Apoiadores de Migalhas.

_____________

Fomentadores :

· BONNJUR - Distribuição de Boletins Jurídicos Ltda EPPl
· CAD - Centro de Atualização em Direito
· CAMARB - Câmara de Arbitragem Empresarial - Brasil
· CBMA - Centro Brasileiro de Mediação e Arbitragem
· CDT - Centro de Estudos e Distribuição de Títulos e Documentos de SP
· CEDES - Centro de Estudos de Direito Econômico e Social
· Centro de Arbitragem e Mediação da Câmara de Comércio Brasil-Canadá
· CESA - Centro de Estudos das Sociedades de Advogados
· Cetip
· CEU-IICS Escola de Direito
· Coelho dos Santos Consultoria em Seguros
· Colégio Notarial do Brasil - Seção São Paulo (CNB-SP)
· Colégio Registral Imobiliário do Estado de Minas Gerais - CORI/MG
· Conserto Consultoria
· ContabilON
· Damásio Educacional
· DCMS Estratégia Jurídica
· DocWise
· Editora Almedina Brasil
· Editora Del Rey
· Editora JH Mizuno
· Editora Lex
· Editora Noeses Ltda.
· Editora Quartier Latin
· Editora Saraiva
· EPD - Escola Paulista de Direito
· EPDS - Escola Paulista de Direito Social
· FACAMP
· Faculdade de Direito de Franca
· Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo
· FADISP
· FGV Direito SP
· Forum Cebefi
· Fundamar - Fundação 18 de março
· Grupo Gen - Editoras Forense, Método e Atlas
· IAB - Instituto dos Advogados Brasileiros
· IASP - Instituto dos Advogados de São Paulo
· IBC - International Business Communications
· IBCCRIM - Instituto Brasileiro de Ciências Criminais
· IBDD - Instituto Brasileiro de Direito Desportivo
· IBDFAM - Instituto Brasileiro de Direito de Família
· IbiJus - Instituto Brasileiro de Direito
· IBMEC/MG
· IBRAC - Instituto Brasileiro de Estudos de Concorrência, Consumo e Comércio Internacional
· ICED - Instituto Comportamento, Evolução e Direito
· ICET - Instituto Cearense de Estudos Tributários
· IDDD - Instituto de Defesa do Direito de Defesa
· IDPE - Instituto de Direito Político e Eleitoral
· IEPREV - Instituto de Estudos Previdenciários
· Inrise Consultoria em Marketing Jurídico
· Insper
· Instituto Brasileiro de Estudos Tributários - IBET
· Instituto Brasileiro de Ética Concorrencial - ETCO
· Instituto Brasiliense de Direito Aplicado - IDA
· Instituto Brasiliense de Direito Público - IDP
· Instituto de Direito da PUC-Rio
· Instituto de Direito Público de São Paulo - IDP | São Paulo
· Instituto de Mediação Luiz Flávio Gomes
· Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo - IHGSP
· Instituto Ling
· Instituto Victor Nunes Leal - IVNL
· Intelecto Editora
· Intelecto Soluções Inteligentes
· IOB Concursos
· It Press Comunicação
· LBE School
· LEC - Legal, Ethics & Compliance
· Malheiros Editores Ltda.
· MDA - Movimento de Defesa da Advocacia
· NetLex
· NK Contabilidade
· OAB/MG - Ordem dos Advogados do Brasil, Seção Minas Gerais
· OAB/MS - Ordem dos Advogados do Brasil, Seção Mato Grosso do Sul
· OAB/PR - Ordem dos Advogados do Brasil, Seção Paraná
· OAB/RJ - Ordem dos Advogados do Brasil, Seção Rio de Janeiro
· OAB/RO - Ordem dos Advogados do Brasil, Seção Rondônia
· OAB/SP - Ordem dos Advogados do Brasil, Seção São Paulo
· Penso Tecnologia
· PUC-SP - Especialização, MBA e Extensão
· RedeJur - Associação de Escritórios de Advocacia Empresarial
· Rede de Ensino LFG
· SAJ ADV - Software Jurídico
· SINSA - Sindicato das Sociedades de Advogados dos Estados de São Paulo e Rio de Janeiro
· Sinthoresp
· Sodepe Brasil
· Solmark Assessoria em Propriedade Intelectual Ltda.
· Target English, Inglês Instrumental
· Thelema Coaching para Advogados
· TradJuris
· Universidade Nove de Julho - UNINOVE
· Vamos Conciliar
· VFK Cursos Jurídicos
· AASP - Associação dos Advogados de São Paulo
· AATSP - Associação dos Advogados Trabalhistas de São Paulo
· ABDI - Associação Brasileira de Direito de Informática e Telecomunicações
· ABDCONST - Academia Brasileira de Direito Constitucional
· ABLJ - Academia Brasileira de Letras Jurídicas
· ACTbr - Aliança de Controle do Tabagismo
· AFMS Eventos
· ALAE - Aliança de Advocacia Empresarial
· APAMAGIS - Associação Paulista de Magistrados
· Art Presse Comunicação Empresarial
· ASPI - Associação Paulista da Propriedade Intelectual
· Associação Brasileira de Advogados Trabalhistas - ABRAT
· Auditoria Jurídica
· Boa Vista Serviços S/A

_____________

Clique aqui para conhecer os Fomentadores.

_____________

Indique amigos

Descadastrar

Migalhas amanhecidas

Atualizado em: 1/1/1900 00:00

INFORMATIVO

Cadastre-se e receba gratuitamente o informativo diário por email ou pelo Migalhas App.

CADASTRAR