INFORMATIVO

  1. Home >
  2. Amanhecidas >
  3. MIGALHAS nº 4.759

MIGALHAS nº 4.759

Sexta-feira, 27 de dezembro de 2019 - Migalhas nº 4.759.
Fechamento às 9h59.

"Lei escrita vale por pura invenção humana."

Monteiro Lobato

Diário Oficial

Lei 13.966/19 dispõe sobre o sistema de franquia empresarial, revogando a lei nº 8.955/94 (lei de franquia). (Clique aqui)

Lei 13.967/19 extingue a pena de prisão disciplinar para policiais e bombeiros militares. (Clique aqui)

Lei 13.968/19 altera o CP para modificar o crime de incitação ao suicídio e incluir as condutas de induzir ou instigar a automutilação, bem como a de prestar auxílio a quem a pratique. (Clique aqui)

Pacote anticrime

CNJ institui grupo de trabalho para estudar impactos da lei do pacote anticrime no Judiciário. (Clique aqui)

Opiniões

Advogados divergem sobre o pacote. Alguns consideram que a norma tem aspectos positivos, outros consideram que ela não terá efeitos práticos no combate à criminalidade. (Clique aqui)

Migalhas dos leitores - Não ao Juiz de Garantia

"Não vamos confundir o Poder Judiciário com o STF. Há no Brasil, atualmente, uma confusão entre o Poder Judiciário e o STF. A insatisfação com decisões controvertidas ou questionáveis do Supremo, está contaminando o Judiciário como um todo... É fundamental separar o joio do trigo. STF é um órgão político, que "diz o Direito" mas sempre com um inevitável viés político. A nomeação de um ministro do STF é uma decisão política. A composição atual do STF é majoritariamente composta por nomeação de uma corrente política que governou o Brasil por cerca de 20 anos. Essa composição começa a mudar em 2020 e vai mudando, aos poucos, com o decorrer do tempo. O Poder Judiciário, integrado por juízes, desembargadores e ministros dos Tribunais Superiores, é, em sua absoluta maioria, integrado por pessoas vocacionadas para o correto exercício da magistratura. Não precisamos de um Juiz de Garantia; o melhor é garantir o livre exercício da magistratura pelos verdadeiros juízes que temos hoje. Juízes erram, pois são seres humanos; mas temos um sistema recursal que é suficiente para corrigir eventuais erros." Adilson Dallari

Cada um no seu quadrado

Em transmissão ao vivo nas redes sociais, Bolsonaro rebate críticas por não vetar juiz de garantias e diz que não é "escravo de todo mundo".

Moro presidente

Na mesma transmissão, Bolsonaro afirmou que Moro tem um potencial enorme para ser presidente em 2022. "É adorado no Brasil."

Migalhas dos leitores - Sim ao Juiz de Garantia

"A derrota do Ministro Moro com seu pacote anticrime foi acachapante. O projeto que foi aprovado foi fruto, na verdade, do enorme esforço do Grupo de Trabalho criado pelo presidente da Câmara, Rodrigo Maia. O GT ouviu a sociedade e especialistas e trabalhou também com o projeto antes apresentado pelo ministro Alexandre de Moraes. E o que foi aprovado foi fruto deste debate. A estratégia do político Moro de dar a impressão que perdeu pouco, ou que foi vitorioso, foi desmascarada quando o próprio presidente da República não vetou o Juiz de Garantia, cujo veto parecia questão de honra para o político Moro. O Ministro tem o apoio de sempre dos setores conhecidos e ele continua posando como se seu projeto tivesse sido vitorioso. Porém, quem entende do assunto sabe que, felizmente, a realidade é outra. Ganhou a sociedade, o cidadão e o Estado Democrático de Direito." Antonio Carlos de Almeida Castro, cantor e advogado conhecido como Kakay

Torcida organizada

Na disputa entre Moro e Bolsonaro, não há dúvida de que lado a Rede Globo está. Com efeito, vejamos o que diz Merval Pereira: "Foi a mais grave derrota do ministro Sergio Moro, mas foi mais do que isso. Foi a confirmação de que a luta contra a corrupção nunca foi um objetivo do presidente Bolsonaro, apenas uma desfaçatez eleitoreira que não resistiu a um ano de investigações sobre sua família." 

Valha-nos Deus

Nos estertores do ano, Migalhas agora vem citando Merval Pereira?!? Convenhamos, este poderoso rotativo podia ter ficado sem essa...

Direto da Redação

Hoje pela manhã, pelos motivos que os leitores bem podem desconfiar, nosso amado Diretor deliberou punir o redator da migalha "Torcida organizada" (duas acima desta) com uma chibatada para cada caractere que estava entre aspas naquela infeliz nota. Com sua bondade suprema, nosso líder tirou os espaços da conta das chibatadas, de modo que ficaram apenas os "caracteres sem espaço". 

Quantas?

Os 5 primeiros leitores que enviarem para o email [email protected] a quantidade exata de didáticas chibatadas que levou nosso desditoso foca nesta manhã receberão em sua casa um lindo presente migalheiro.

Migalhas dos leitores - Colaboração premiada

"As alterações legislativas sancionadas avançam no tema da colaboração premiada trazendo alterações sugeridas desde sempre: marco inicial das negociações; melhor formalização das tratativas; e alteração do papel do juiz; entre outras. Muito a evoluir nesse tema ainda, entretanto, a nova lei apresenta o acordo de não persecução penal para os crimes com penas até 4 anos. Considero esse ponto um bom avanço de política criminal." Marlus Arns de Oliveira, escritório Arns de Oliveira & Andreazza Advogados Associados

Defensor público - Inscrição na OAB - Repercussão geral

STF deverá julgar se defensores públicos devem ser obrigados a se inscreverem na OAB para exercerem sua função. O tema é objeto do RE 1.240.999, relatado pelo ministro Alexandre de Moraes. (Clique aqui)

Solução extrajudicial opcional

Consumidor pode abrir mão de cláusula arbitral e buscar Judiciário. Assim entendeu a 3ª turma do STJ ao destacar que, embora a lei de arbitragem estabeleça que a existência da cláusula afaste a jurisdição estatal, no caso de contratos de adesão deve-se considerar a incidência da legislação de defesa do consumidor e, segundo o CDC, são nulas cláusulas contratuais que determinem a utilização compulsória de arbitragem. (Clique aqui)

Beneficiou-se, que pague

PT e Haddad terão de pagar R$ 200 mil a Paula Toller, do Kid Abelha, por danos morais pelo uso de música da cantora na campanha eleitoral de 2018, bem como por danos materiais em valor a ser apurado. Embora candidato e partido aleguem que não é de sua autoria o vídeo que utilizou a música "Pintura Íntima", mas de terceiros, o juiz de Direito Alexandre de Carvalho Mesquita, da 1ª vara Empresarial do RJ, considerou que eles são os maiores beneficiários e interessados no uso da obra musical. (Clique aqui)

Previdência

Com a promulgação da EC 103/19 - reforma da Previdência - e a publicação da portaria 1.348/19 da Secretaria Especial de Previdência e Trabalho, Estados e municípios têm até o fim de julho de 2020 para adequarem seus sistemas previdenciários às novas regras. Enquanto isso, tramita no Congresso a PEC Paralela (133/19), que permite aos Estados, ao DF e aos municípios adotarem regimes próprios de Previdência Social com as mesmas regras da União. Diante deste cenário, diversos Estados já aprovaram mudanças em seus sistemas previdenciários. Confira quais são eles. (Clique aqui)

?Aposentadoria - Data de entrada do pedido

1a seção do STJ definiu, sob o rito dos recursos repetitivos, tese a respeito da possibilidade de reafirmação da data de entrada do requerimento administrativo de aposentadoria durante o curso da ação judicial com o mesmo fim. Veja o acórdão. (Clique aqui)

Estado Papai Noel?

"O Estado não é a panaceia para todas as necessidades das pessoas, que precisam assumir suas responsabilidades individuais e sociais. Não há falar-se em Estado Papai Noel." A afirmação é do juiz Federal convocado no TRF da 3ª região Rodrigo Zacharias ao negar benefício de prestação continuada a idoso por entender que, no caso em questão, não há verdadeira necessidade social do recebimento do valor. (Clique aqui)


LGPD

Do escritório Homero Costa Advogados, Mariana Cardoso Magalhães reflete: "A preocupação com a segurança de dados se tornou primordial para a saúde e sobrevivência das organizações da atualidade. Sábio não é só aquele que sabe utilizar os dados que possui para transformá-los em informação útil, mas principalmente aquele que sabe assegurá-los." (Clique aqui)

Tributário

Eduardo Ricca e Vanessa Inhasz Cardoso (De Vivo, Castro, Cunha e Whitaker Advogados) acreditam que a MP 889/19 não vai estimular a inadimplência, e poderá diminuir a quantidade de processos tributários que se acumulam nos tribunais, "mas certamente precisaremos de esforços mais robustos para enfrentar as dificuldades nesta área". (Clique aqui)

Locação

Locação por temporada: violação das regras condominiais ou simples uso do direito de propriedade? Quem debate o assunto é o advogado Daniel Ferreira Martins, do escritório Cerveira, Bloch, Goettems, Hansen & Longo Advogados Associados. (Clique aqui)

Arbitragem

Grande discussão tem sido causada por transportadores internacionais marítimos e aéreos em relação aos efeitos da convenção de arbitragem perante a seguradora sub-rogada. Do escritório Machado, Cremoneze, Lima e Gotas - Advogados Associados, Márcio Sebastião Aguiar e Paulo Henrique Cremoneze analisam o assunto. (Clique aqui)

Semanário migalheiro

Confira as matérias mais lidas desta semana em Migalhas:

Constitucionalismo abusivo: Ministro Barroso chama atenção para atos que corroem a democracia. (Clique aqui)

Toffoli assina acordo para viabilizar novo BacenJud. (Clique aqui)

Cancelamento automático de registro em conselho profissional por inadimplência é inconstitucional. (Clique aqui)

Condenada empresa que prometeu folga e "churrascada" a funcionários se Bolsonaro fosse eleito. (Clique aqui)

Mantendo juiz de garantias, Bolsonaro sanciona pacote anticrime com vetos. (Clique aqui)


Apoiadores Migalhas

A maior vitrine do mundo jurídico!

Clique aqui.


WhatsApp Migalhas

Receba notícias direto no seu celular.

Clique aqui para se cadastrar.


  • Migalhas mundo

Sales punching

BMW é investigada nos EUA por suspeita de inflar resultados de vendas. (MI - clique aqui)

Mulheres e guerra

Tribunal Constitucional da Coreia do Sul rejeitou apelo de um grupo de mulheres forçadas a trabalhar nos bordéis militares do Japão durante a guerra. A demanda pretendia derrubar um acordo assinado pelos dois países para resolver as reclamações sobre abusos. (MI - clique aqui)


APP Migalhas

Baixe agora mesmo o aplicativo Migalhas e seja o primeiro a receber o Informativo. É gratuito e não precisa de cadastro. (Clique aqui)

Reforço

Escritório Basilio Advogados apresenta Marcos Salgado, Rogerio Marinho, Álvaro Ferraz e Raphael Cesena como sócios coordenadores. Além disso, o jurista Felipe Deiab, especialista em Direito Público, atuará como consultor. (Clique aqui)

Baú migalheiro

Há 114 anos, no dia 27 de dezembro de 1905, morreu o acadêmico Pedro Carlos da Silva Rabelo, poeta, jornalista e contista. Com 28 anos de idade, Rabelo foi o segundo mais jovem entre os 40 fundadores da Academia Brasileira de Letras, ocupando a cadeira 30. Participou das reuniões de instalação da instituição, indicando o amigo Pardal Mallet, que falecera dois anos antes, como seu patrono. (Clique aqui)


Apoiadores

Clique aqui para conhecer todos os Apoiadores de Migalhas


Sorteio

Na obra "Cumprimento das Decisões Arbitrais" (Lumen Juris - 444p.), o autor Asdrubal Franco Nascimbeni reflete sobre formas de aprimorar o sistema voltado ao cumprimento das decisões dos árbitros não observadas espontaneamente, diminuindo a necessidade do Estado-juiz. O exemplar é cortesia do autor. (Clique aqui)

Lançamento

No início de 2020, Luiz Fernando do Vale de Almeida Guilherme, sócio fundador de Almeida Guilherme Advogados Associados, terá publicada a terceira edição do seu "Manual de Direito Civil" (Editora Manole).

Refis

No dia 27/1, a Sodepe Brasil realiza o curso "O Refis Perpétuo - Contribuinte Legal e a Regularização perante a PGFN e RFB", em SP. Concorra a uma vaga-cortesia. (Clique aqui)

Mediação empresarial

Estão abertas as inscrições para o "Curso de Formação e Capacitação em Mediação Empresarial", que será promovido pelo CBMA - Centro Brasileiro de Mediação e Arbitragem, de 30/3 a 25/5, no RJ. (Clique aqui)

Online

CEO Treinamentos oferece uma vaga-cortesia para o curso online "Responsabilidade Legal dos Sócios e Diretores". Participe e concorra. (Clique aqui)

Fluxos e procedimentos

Aprenda como elaborar o "Manual de Fluxos e Procedimentos", com o método Samantha Albini, da Radar - Gestão para Advogados, orientado pelas regras da ISO 9001, melhores práticas, gestão de projetos e demais técnicas dos serviços jurídicos e adaptável a todos os softwares de gestão. Dia 12/2, das 19 às 21h. Acesse. (Clique aqui)

Ganhadora

Evento: A premiada com a vaga-cortesia oferecida pela CEO Treinamentos para o curso online "Divórcio, Casamento e União Estável" é Jeissiany Batista Maia. (Clique aqui)


Boas-festas

Migalhas agradece e retribui os carinhosos votos de boas-festas recebidos de: JM Amaral-Gurgel, escritório Amaral Gurgel Advogados; Ricardo Sayeg, escritório HSLAW; Mauro J.G. Arruda, escritório Gonçalves, Arruda & Gonçalves - Sociedade de Advogados; Mauricio Antonio Varnieri Ribeiro; Paulo Henrique Cremoneze, escritório Machado, Cremoneze, Lima e Gotas - Advogados Associados; Cintia Vanessa Ando, escritório SABZ Advogados; Letícia Fulgêncio, escritório GVM | Guimarães & Vieira de Mello Advogados; Alexandre Atheniense, escritório Alexandre Atheniense Advogados; Luciano Gouveia, escritório Vieira Gouveia Advogados; Leonardo Barém Leite, escritório Almeida Advogados; Marcos Martins Advogados; Maria Olivia Machado, da Thelema Coaching para Advogados; Andréa Copolilo, da FSB Comunicação; Isabella Guerreiro, da LGA Comunicação; Silvana Inácio, SI Comunicação; Alice Castanheira, da AC Comunicação; Fernanda Campos, da dcms Estratégia Jurídica; Geraldo Beire Simões Advogados Gestão Imobiliária; Fabio Rodrigues; Abilio Jose Guerra Fabiano; Tania Tavares; Pedro Borges Malandela; Gilberto Garcia.


Bom fim de semana!


Fomentadores

Clique aqui para conhecer todos os Fomentadores do Migalhas



Mural Migalhas

Veja abaixo as cidades carentes de profissionais:

Água Doce/SC
Coaraci/BA
Tucumã/PA

Cadastre-se como um Correspondente Migalhas. (Clique aqui)


Migalhas Clipping

The New York Times - EUA 
"Texas Landowners Are Barrier to Trump's Wall"

The Washington Post - EUA 
"On family farms, a season of need"

Le Monde - França 
"Le Burkina Faso, nouveau territoire du djihadisme"

Corriere Della Sera - Itália 
"Strappo nel governo Conte"

Le Figaro - França 
"Trump va-t-il abandonner I' Afghanistan aux talibans?"

Clarín - Argentina 
"La ministra Frederic quiere revisar la pericia que dice que Nisman fue asesinado"

El País - Espanha
"Sánchez supedita el alza de las pensiones y del salario mínimo a que se forme Gobierno"

Público - Portugal 
"Contratos de telecomunicações vão poder ser cancelados na Net"

Die Welt - Alemanha 
"Beamtenbund warnt wegen Personalnot vor "Systemkollaps""

The Guardian - Inglaterra 
"'Tip of the iceberg': £30m cost of out-of-court payments by police"

O Estado de S. Paulo - São Paulo 
"Confiança na economia impulsiona vendas de Natal"

Folha de S.Paulo - São Paulo 
"Comércio registra vendas acima do esperado no Natal"

O Globo - Rio de Janeiro 
"País registrou cinco armas por hora em 2019"

Estado de Minas - Minas Gerais 
"'Armadilhas' nas estradas da saída para o ano-novo"

Correio Braziliense - Brasília 
"Comércio do DF registra melhor Natal em 5 anos"

Zero Hora - Porto Alegre 
"Ladrões levam pelo menos 17 celulares por dia na Capital"

O Povo - Ceará 
"Como economizar na compra do material escolar"

Jornal do Commercio - Pernambuco 
"Reforço na Lei Seca"

Atualizado em: 27/12/2019 11:24

INFORMATIVO

Cadastre-se e receba gratuitamente o informativo diário por email ou pelo Migalhas App.

CADASTRAR