Cenário

Cenário - 4.12.19

Foram anunciadas ontem, em Brasília, as 13 empresas vencedoras da primeira edição do Guia Exame de Compliance. Confira!

4/12/2019

Grande noite do compliance

Foram anunciadas ontem, em Brasília, as 13 empresas vencedoras da primeira edição do Guia Exame de Compliance.

Resultado da parceria inédita entre revista Exame, FSB Comunicação e Fundação Dom Cabral, o prêmio reuniu cerca de 300 pessoas entre executivos, gestores e especialistas na área.

Ao todo, 543 empresas se inscreveram – volume considerado recorde para levantamentos desse tipo.

A premiação contou com a presença do ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, que elogiou a iniciativa. Para ele, sistemas de controle devem ser ampliados e fortalecidos por organizações públicas ou privadas.

Apoiadores e outras personalidades também defenderam as boas práticas como regra no mundo dos negócios.

O ex-ministro-chefe Controladoria-Geral da União (CGU), Valdir Simão, a diretora-geral do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC), Heloisa Bedicks, e o professor da Fundação Dom Cabral, Dalton Sardenberg, debateram o compliance no Brasil sob diversas perspectivas e reforçaram conceitos que estão ganhando cada vez mais espaço no país (leia a reportagem sobre o evento em Exame online).

VENCEDORES

Setor a setor

Bridgestone (Automotivo)

3M (Bens de Consumo)

Whirlpool (Eletroeletrônicos)

BP Biocombustíveis (Energia)

Takeda (Farmacêutica)

Loga Logística Ambiental de São Paulo (Infraestrutura)

Elo (Instituições Financeiras)

Veracel (Papel e Celulose)

Basf (Química)

Fleury (Saúde)

Brink's Segurança e Transporte de Valores (Serviços)

ArcelorMittal Brasil (Siderurgia e Metalurgia)

Magazine Luiza (Varejo)

SOCIEDADE

O instituto do general

Será lançado hoje, em Brasília, o Instituto General Villas Bôas (IGVB), uma iniciativa pessoal e filantrópica que pretende preservar a memória do trabalho no Exército, promover debates sobre o desenvolvimento do Brasil e apoiar pessoas com doenças raras, crônicas e deficiências a ter informação e acesso às chamadas tecnologias assistivas, que ajudam a mantê-las ativas.

ORÇAMENTO

Rito e ritmo

O fluxo de aprovação do Orçamento 2020 – último compromisso do Congresso Nacional antes do início do recesso – segue (até agora) seu caminho.

A Comissão Mista deve votar hoje o parecer preliminar do relator-geral, deputado Domingos Neto (PSD-CE).

Ontem, foi aprovado o parecer do relator da receita, senador Zequinha Marinho (PSC-PA), que elevou em cerca de R$ 7 bilhões as receitas da União.

PIB

O que pensa a SPE

A Secretaria de Política Econômica (SPE) do Ministério da Economia registrou com otimismo em uma nota técnica (leia a íntegra) o salto de 0,6% dado pelo PIB no terceiro trimestre.

Destaques apontados: 1) crescimento do investimento privado e 2) retomada do consumo.

ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

Regras para denunciar

O Diário Oficial da União publica hoje um decreto que estabelece salvaguardas de proteção à identidade de pessoas que denunciam ou querem denunciar ilícitos e de irregularidades praticados contra a administração pública federal.

TRUMP

Curso do inquérito

A Comissão de Inteligência da Câmara de Representantes dos Estados Unidos deu mais um passo político para fortalecer o processo de investigação aberto contra o presidente Donald Trump.

Um relatório de 300 páginas divulgado ontem pelo colegiado detalha o caso e expõe os fundamentos de tudo o que foi coletado até agora.

Um resumo está aqui. E o documento completo pode ser lido aqui.

AGENDA

STF - O plenário discute hoje e deve deixar mais claro quais serão os parâmetros para o compartilhamento de dados da Receita Federal e da Unidade de Inteligência Financeira (ex-Coaf) com órgãos de investigação como Ministério Público e Polícia Federal.

2ª Instância - A CCJ do Senado realiza hoje audiência pública com o ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, e outros especialistas para debater o projeto que estabelece a prisão de condenados após decisão em segunda instância.

Regra de ouro - Na CCJ da Câmara dos Deputados está prevista para hoje a votação da PEC 438/18, que muda a chamada regra de ouro – que impede que o governo se endivide para custear despesas como folha de pagamentos, custeio de órgãos públicos e programas sociais.

Fake news - Está marcado para hoje à tarde na CPMI que investiga as fake news o depoimento da deputada federal Joice Hasselmann (PSL-SP).

Indústria - O IBGE divulga a Pesquisa Industrial Mensal: Produção Física de outubro.

Conjuntura - O Ministério da Economia promove hoje o ‘Seminário Regime de Recuperação Fiscal: aprendizados e desafios’, evento que apresentará casos de sucessos no ajuste fiscal dos estados e debaterá o Regime de Recuperação Fiscal (RRF) (veja a programação).

EDUCAÇÃO

Semipresencial - Conceitos e diferenças de uma modalidade de ensino que cresce no país (veja).

SABER

Coral - Os ensaios do Coral de Crianças do Palácio Avenida, em Curitiba, como preparativos para a temporada de apresentações 2019 (assista aqui).

SUSTENTÁVEL

Calor - O vídeo (assista) produzido pela Organização Meteorológica Mundial e veiculado na COP 25 que conclui: 2019 fecha uma década de calor global excepcional e clima de alto impacto.

TECH

Elétricos - Quer saber tudo o que acontece no mundo da mobilidade baseada em eletricidade? Entre aqui.

BEM-ESTAR

Pressão arterial - Uma lista dos aparelhos de uso doméstico mais vendidos do mundo (leia mais).
Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Colunista