Gramatigalhas

Casos que tais – É correto?

Casos que tais – É correto? O professor esclarece a questão.

30/1/2019

O leitor Hudson Oliveira envia a seguinte dúvida ao Gramatigalhas:

"É gramaticalmente correta a utilização da expressão: 'em casos que tais' ou ainda, 'já que em casos que tais'? Se sim, em quais casos posso empregá-la?"

1) Um leitor pergunta, de modo direto, se é correta a expressão em casos que tais.

2) Ora, como lembra Arnaldo Niskier, em expressões dessa natureza, o vocábulo tal varia de acordo com o substantivo com o qual se relaciona.

3) E Domingos Paschoal Cegalla, de modo literal, confirma que se deve "fazer concordar tal com o substantivo a que se refere". Exs.: a) "Que tal a foto?"; b) "Que tais as fotos?".

4) E, assim, concluindo de modo específico para o caso da consulta, vejam-se as formas corretas: a) "Em caso que tal..."; b) "Em casos que tais...".

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Colunista

José Maria da Costa é graduado em Direito, Letras e Pedagogia. Primeiro colocado no concurso de ingresso da Magistratura paulista. Advogado. Mestre e Doutor em Direito pela PUC/SP. Ex-Professor de Língua Latina, de Português do Curso Anglo-Latino de São Paulo, de Linguagem Forense na Escola Paulista de Magistratura, de Direito Civil na Universidade de Ribeirão Preto e na ESA da OAB/SP. Membro da Academia Ribeirãopretana de Letras Jurídicas. Sócio-fundador do escritório Abrahão Issa Neto e José Maria da Costa Sociedade de Advogados.