Marketing Jurídico

Redes Sociais e Design Thinking

Na coluna de hoje, o presidente da Comissão Nacional de Marketing Jurídico Alexandre Motta traz o membro Gabriela Fornells para responder sobre redes sociais e Design Thinking.

15/7/2022

Amigos da coluna Marketing Jurídico, seguindo nossa temporada de compartilhar o conhecimento dos membros da Comissão Nacional de Marketing Jurídico da ABA - Associação Brasileira de Advogados da qual orgulhosamente sou presidente, hoje trago duas perguntas importantes para minha amiga e membro da comissão Gabriela Fornells.

Coluna Marketing Jurídico: Com todas as mudanças que acontecem na advocacia, uma das principais são as que se referem às redes sociais.  Pergunto então: marketing se resume a comunicação nas redes sociais?

Gabriela Fornells: Seguramente presenciamos um boom de acesso as redes sociais. São tantas opções, para relaxar, para rir, para encontrar novos amigos e também, fazer negócios! Mas uma rede social sem o devido planejamento, não serve para nada. Para o advogado, as redes podem ser uma oportunidade de confirmar os valores da marca jurídica e dar personalidade e pessoalidade a comunicação. Eleja bem o foco e pense de forma ampla, alinhando a comunicação digital à ações offline que não podem ser ignoradas. E não se engane, todo crescimento requer inteligência e muito trabalho.

Coluna Marketing Jurídico: Como acompanhar as demandas de um mercado em transformação, como o mercado jurídico?

Gabriela Fornells: É tanta mudança! Acredite, tudo começa por uma mudança na forma de pensar o serviço do advogado, entendendo que qualquer melhoria, se inicia, por uma profunda compreensão das problemáticas e desafios do cliente. Veja o Design Thinking, por exemplo. O Design Thinking é uma metodologia que organiza o debate para entender o problema e encontra a melhor solução. É começar pelo cliente, pela empatia necessária para organizar melhores produtos, uma melhor comunicação, um melhor atendimento, um melhor marketing. Mas porque preciso ser melhor? Para competir em um nível elevado, com os demais escritórios e profissionais, em um mercado que chegou a 1,3 milhões de advogados.

E aí está a contribuição de nossa amiga Gabriela Fornells. Quer conhecer um pouquinho mais sobre a carreira dele? Acesse um destes links:

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A coluna Marketing Jurídico seguirá dessa maneira, apresentando a opinião e dicas pontuais de nossos membros da Comissão Nacional de Marketing Jurídico. Porém não fique chateado pois essa configuração é só por um curto período e em breve volto ao nosso formato tradicional, respondendo as perguntas dos nossos seguidores, ávidos e curiosos sobre marketing real.

Espero ter ajudado.

Confira toda sexta-feira a coluna “Marketing Jurídico” e envie suas dúvidas sobre marketing jurídico, gestão de escritórios, cotidiano dos advogados empreendedores ou dúvidas gerais sobre o dia-a-dia jurídico para divulgacao@migalhas.com.br (com o título Coluna Marketing Jurídico) que terei um grande prazer em ajudar.

Bom crescimento!

Alexandre Motta

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Colunista

Alexandre Motta é consultor e sócio diretor do Grupo Inrise. Com formação e pós-graduação em marketing pela ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing), atuou durante cinco anos em escritório jurídico como responsável pela área de desenvolvimento de negócios e comunicação com clientes. É palestrante oficializado pela OAB (tendo recebido inclusive a Medalha do Mérito Jurídico), escreve artigos de relevância para o mercado atual e é autor dos livros "Marketing Jurídico - Os Dois Lados da Moeda", "O Guia Definitivo do Marketing Jurídico" e "O Novo Marketing Jurídico". Apresenta também o programa de entrevistas Conversa Legal, focado na interatividade dos profissionais do setor jurídico. Desde 2002 mantém, através de sua consultoria, uma clientela de inúmeros escritórios jurídicos sob sua responsabilidade de atuação e crescimento em marketing ético.