Marketing Jurídico

LinkedIn, marketing de conteúdo e planejamento

O presidente da Comissão Nacional de Marketing Jurídico Alexandre Motta traz o membro Mariellen Romero para responder sobre Linkedin, marketing de conteúdo e planejamento.

19/8/2022

Amigos da coluna Marketing Jurídico, seguindo nossa temporada de compartilhar o conhecimento dos membros da Comissão Nacional de Marketing Jurídico da ABA (Associação Brasileira de Advogados) da qual orgulhosamente sou presidente, hoje trago três perguntas importantes para minha amiga e membro da comissão Mariellen Romero.

Coluna Marketing Jurídico: Sabemos que o Linkedin é uma das redes sociais mais importantes do mercado, com foco extremamente profissional. Quais são as 3 dicas mais importantes que você pode dar para a ferramenta?

Mariellen Romero: 1. Faça uma lista de palavras-chave que representem sua atuação profissional e seus objetivos (de negócios ou carreira). Use essas palavras na descrição do seu perfil e nos posts. Isso reforça para algoritmo sobre quais temas o seu perfil está relacionado. 2. Mantenha atividades frequentes no LinkedIn. Interaja com publicações das pessoas na sua rede, adicione pessoas, responda e envie mensagens. Manter una média de 20 atividades por dia aumenta em até 10% o engajamento com seus posts. 3. Mantenha na sua rede de contatos as pessoas que reflitam o perfil do networking que você quer construir. Não precisa excluir ninguém, mas você pode deixar de seguir pessoas que são suas conexões ou até amigas, mas que não representam seu público-alvo atual.

Coluna Marketing Jurídico: E em termos de marketing de conteúdo, muito comentado nos dias atuais? Quais são as 3 dicas mais importantes que o advogado pode se concentrar?

Mariellen Romero: 1. Transforme em conteúdo informativo as respostas que você dá com frequência a seus clientes. Se você precisou dar a mesma explicação sobre um mesmo tema para clientes diferentes, provavelmente há outros potenciais clientes que também precisam dessa informação. 2. Acertar na forma de abordar um assunto pode dar mais relevância para o seu conteúdo de marketing jurídico. Um jeito de descobrir como as pessoas procuram pelo assunto sobre o qual você quer falar é pesquisar pelo tema no Google. Escreva o termo no buscador (por exemplo: reforma trabalhista) e repare o que irá aparecer como sugestão do próprio site, abaixo do campo de busca (antes mesmo de "dar Enter" na sua busca). Esses são alguns termos usados com frequência para fazer buscas sobre o assunto. Veja também outras expressões usadas em buscas sobre o assunto na sessão de pesquisas relacionadas que aparece no final da página (depois de "dar Enter" na sua busca). 3. Repense, recicle e reuse seu conteúdo. Você pode, por exemplo, reaproveitar um artigo que você produziu criando diferentes posts para redes sociais a partir de trechos diferentes do texto original. Cada ideia que você desenvolve em um ou mais parágrafos pode virar um post diferente nas suas redes sociais.

Coluna Marketing Jurídico: Já que estou te pedindo 3 dicas de diferentes assuntos, vou continuar perguntando quais as 3 dicas importantes no que tange um planejamento equilibrado de marketing.

Mariellen Romero: 1. Crie objetivos de longo prazo, mas trace planos de ação de curto prazo. Defina por exemplo: quantos clientes a mais você tem condições de atender em seis meses (com a estrutura disponível atualmente). Depois, defina as ações que você precisa executar para alcançar esse objetivo. Divida seu plano em ações de curtíssimo prazo (naquelas que você pode implementar no primeiro mês), ações de curto prazo (as que precisam de um pouco mais de tempo para serem elaboradas, mas que você pode implementar em três meses) e ações de médio prazo (aquelas que vão ser realizadas no final do seu plano, em seis meses). 2. Para você descobrir o perfil de pessoa que tende a contratar seus serviços, faça uma análise?do histórico de clientes do escritório. Observe o seu histórico de clientes antigos e sua cartela de clientes atual. Escolha 3 pessoas que representem seu cliente ideal, e veja quais são seus comportamentos, hábitos, atitudes. 3. Alinhe as responsabilidades, funções e cargos dos associados e sócios. Definir quem ficará responsável pela execução das atividades de marketing faz toda diferença para o sucesso da marca do escritório. Digamos que o escritório decida por contratar uma agência especializada em Marketing Jurídico. Portanto, é preciso que uma pessoa do escritório seja responsável por fazer a ponte entre o escritório e a agência. Caso o próprio escritório seja responsável pelo marketing, será preciso contratar ou direcionar um colaborador ou mais para isso. No último caso, também será necessário treinar as pessoas envolvidas para fazer a redação dos textos e produção das imagens. Além disso, será preciso fazer assinaturas em plataformas de automação de marketing e e-mails (dependendo do objetivo do escritório). O alinhamento das responsabilidades e funções também ajuda na hora de saber quem do escritório deve-se procurar para falar sobre um assunto específico. Isso facilita e otimiza o tempo de produção dos planos de ação do planejamento.

E aí está a contribuição de nossa amiga Mariellen Romero. Quer conhecer um pouquinho mais sobre a carreira dela? Acesse um destes links:

Instagram

Facebook

LinkedIn

A coluna Marketing Jurídico seguirá dessa maneira, apresentando a opinião e dicas pontuais de nossos membros da Comissão Nacional de Marketing Jurídico. Porém não fique chateado pois essa configuração é só por um curto período e em breve volto ao nosso formato tradicional, respondendo as perguntas dos nossos seguidores, ávidos e curiosos sobre marketing real.

Espero ter ajudado.

Confira toda sexta-feira a coluna "Marketing Jurídico" e envie suas dúvidas sobre marketing jurídico, gestão de escritórios, cotidiano dos advogados empreendedores ou dúvidas gerais sobre o dia a dia jurídico por e-mail (com o título Coluna Marketing Jurídico) que terei um grande prazer em ajudar.

Bom crescimento!

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Colunista

Alexandre Motta é consultor e sócio diretor do Grupo Inrise. Com formação e pós-graduação em marketing pela ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing), atuou durante cinco anos em escritório jurídico como responsável pela área de desenvolvimento de negócios e comunicação com clientes. É palestrante oficializado pela OAB (tendo recebido inclusive a Medalha do Mérito Jurídico), escreve artigos de relevância para o mercado atual e é autor dos livros "Marketing Jurídico - Os Dois Lados da Moeda", "O Guia Definitivo do Marketing Jurídico" e "O Novo Marketing Jurídico". Apresenta também o programa de entrevistas Conversa Legal, focado na interatividade dos profissionais do setor jurídico. Desde 2002 mantém, através de sua consultoria, uma clientela de inúmeros escritórios jurídicos sob sua responsabilidade de atuação e crescimento em marketing ético.