Migalhas de Peso

Como a Cloud Computing pode reduzir custos nas empresas

Apostar na cloud computing é sinônimo de inovação e oportunidade de crescimento para empresas de diversos setores.

3/3/2017

Em tempos de crise, muitas empresas estão em busca de alternativas para a redução de custos. Dentro do universo de TI há um serviço que é um grande aliado de quem procura economizar, sem deixar de avançar: a cloud computing, também conhecido como computação em nuvem. Neste artigo, listamos alguns dos principais benefícios financeiros que a utilização da nuvem pode trazer para seus negócios.

Entendendo a cloud computing

Antes de prosseguir, vale esclarecer o que é e como funciona a cloud computing. A nuvem nada mais é do que um serviço de armazenamento remoto, por meio do qual dados e informações ficam salvas em servidores à distância, os data centers, que podem ser acessados de qualquer lugar. Basta ter internet, login e senha em mãos.

Cloud Computing x Estrutura Física

Atualmente optar pela cloud computing é muito mais prático, econômico e seguro do que contar com servidores físicos. O serviço de computação em nuvem é vendido sob demanda, conforme a necessidade estrutural de cada cliente. Para mantê-lo você só precisa pagar pela mensalidade de armazenamento.

Quem prefere contar com a estrutura física acaba tendo muito mais gastos fixos como em infraestrutura (hardware, servidores físicos, máquinas, etc); energia (gasta-se energia elétrica considerável para manter tanto maquinário ligado); mão-de-obra (a estrutura física automaticamente requer manutenção); espaço (dependendo da quantidade de informações a serem armazenadas, será preciso contar com diversos storages, o que requer espaço); entre outros. Além disso, não há garantia de que suas informações possam ser recuperadas, caso a estrutura sofra algum dano.

Segundo um estudo da IDC, a tendência para o uso de nuvem em PME no Brasil é cada vez maior. Hoje, cerca de 80% das organizações no país preferem a cloud computing, devido à economia e inovação que o serviço oferece. Dentre elas, 10,4% tiveram aumento nas receitas após aderirem à nuvem e houve cerca de 77% de redução em relação aos custos de TI. Em âmbito global, o Brasil também segue amadurecendo. A Asia Cloud Computing Association (ACCA) classificou o país em 8º no ranking de nações com melhores ofertas de computação em nuvem.

Demais benefícios

Além da economia, o uso de nuvem traz outros benefícios para as empresas. Como a flexibilidade de acesso, a escalabilidade e a possibilidade de manter informações importantes a salvo. Os provedores de nuvem contam com ferramentas de segurança extremamente avançadas. Isso permite a recuperação de qualquer arquivo, que em uma estrutura física danificada, talvez não possa ser recuperado facilmente.

Com tantas oportunidades proporcionadas pela nuvem, que tal aproveitar para alavancar seus negócios aderindo à utilização em sua empresa? A Penso Tecnologia está pronta para fornecer as melhores opções de cloud computing. Peça seu orçamento.

___________

*Thiago Meyrelles é responsável pelo departamento de marketing da Penso Tecnologia.


Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Artigos Mais Lidos

Do “super” cônjuge ao “mini” cônjuge: A sucessão do cônjuge e do companheiro no anteprojeto do Código Civil

25/4/2024

Domicílio judicial eletrônico

25/4/2024

Pejotização: A estratégia que pode custar caro

25/4/2024

Transação tributária e o novo programa litígio zero 2024 da RFB

25/4/2024

PIS e Cofins em locações: A incidência depende do objeto social da empresa?

25/4/2024