Migalhas de Peso

Walter Piva Rodrigues, 70 anos

Advogado, Professor de Direito, Jurista, Desembargador. Funções relevantes que ele exerce com alma e coração, profundamente consciente da importância e do significado de seu nobre mister.

30/5/2018

Neste 26 de maio de 2018, nosso querido amigo Walter Piva Rodrigues completou 70 anos de idade. É chegado o momento de reiterar, com clareza e afeto, o quanto seu exemplo de vida é inspirador para todos nós, que o conhecemos desde sempre, bem como para a Faculdade de Direito do Largo de São Francisco, para Magistratura e para o Brasil.

Advogado, Professor de Direito, Jurista, Desembargador. Funções relevantes que ele exerce com alma e coração, profundamente consciente da importância e do significado de seu nobre mister.

Importância e significado que ele, como poucos, sabe orientar no sentido da realização da Justiça, da boa formação das jovens gerações, e da construção de um Brasil melhor.

Estudioso do Processo Civil, sua relevante contribuição teórica, notadamente em matéria de produção da prova e de substituição tributária, é iluminada por uma admirável visão humanística.

Mas a atuação de Walter Piva não se limita ao cumprimento dos elevados deveres inerentes aos cargos que ocupa. Além disso e sobretudo, ele se empenhou e esteve presente nas lutas travadas pelas forças vivas deste País nestes seus 14 lustros de existência.

Em todos esses embates, soube com firmeza e generosidade se posicionar em defesa da Democracia, dos Direitos Humanos, da Ética na Política.

Sua impecável carreira jurídica e sua valorosa militância cidadã são reveladoras da imbatível combinação de uma boa mente em um bom coração, inteligência e bondade. São grandes virtudes que convivem na personalidade cativante de Walter Piva Rodrigues.

Como Professor das Arcadas, conduz seus alunos com competência e dedicação, transmitindo-lhes ciência e consciência, e acima de tudo com a devoção de quem acredita, do fundo do coração, que na sala de aula soberana é a classe, são os estudantes, e que o verdadeiro Mestre está ali para lhes iluminar os caminhos, com amor.

Alçado ao cargo de desembargador pelo Quinto constitucional, pauta sua atuação pelos valores da serenidade e da Justiça, que fazem dele um verdadeiro modelo de magistrado.

Em que pesem os títulos acadêmicos que conquistou e os cargos importantes que ocupa, Walter Piva mantém-se cordial e afável, lhano e simples no trato.

Amigo de todas as horas do Goffredo e nosso, sobre Walter Piva podemos dizer, valendo-nos da sábia lição de Cícero, que “o maior dom concedido pelos deuses à Humanidade é a Amizade”, e sua Amizade está entre os dons com que a vida nos presenteou.

São Paulo, maio de 2018.

______________

*Maria Eugenia Raposo da Silva Telles e Olivia Raposo da Silva Telles são advogadas em São Paulo.


Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Artigos Mais Lidos

Do “super” cônjuge ao “mini” cônjuge: A sucessão do cônjuge e do companheiro no anteprojeto do Código Civil

25/4/2024

Domicílio judicial eletrônico

25/4/2024

Pejotização: A estratégia que pode custar caro

25/4/2024

Transação tributária e o novo programa litígio zero 2024 da RFB

25/4/2024

Burnout, afastamento INSS: É possível?

26/4/2024