Migalhas de Peso

Além do conhecimento técnico jurídico: A importância das soft skills na advocacia moderna

O artigo ressalta a importância das soft skills na advocacia moderna, reconhecendo a necessidade de desenvolvimento contínuo das habilidades comportamentais, para além do conhecimento técnico jurídico.

5/3/2024

Ser advogado exige habilidades técnicas e intelectuais de alto nível, a famosa “hard skills”, já que a profissão historicamente depende de métodos e práticas convencionais. Assim, os advogados mais tradicionais tendem a adotar uma abordagem mais conservadora no exercício e na prática do direito.

Entretanto, é evidente que o cenário jurídico atual está em constante evolução, e a prática advocatícia está gradualmente incorporando métodos mais modernos em suas operações, buscando adaptar-se às mudanças do panorama contemporâneo. Essas mudanças não se limitam apenas às habilidades técnicas, mas também abrangem habilidades comportamentais - as conhecidas "soft skills".

Muitos provavelmente não estão familiarizados com o significado do termo soft skills. Este trabalho se propõe a dar, de forma breve, as explicações a respeito.

Esse conceito envolve a descrição de habilidades interpessoais, ou seja, habilidades não técnicas, que se concentram na forma como as pessoas interagem umas com as outras na vida cotidiana e lidam com diversas situações no ambiente de trabalho.

Existem várias soft skills essenciais no ambiente profissional, incluindo comunicação eficaz, colaboração em equipe, empatia, resolução de problemas, pensamento crítico, adaptabilidade, flexibilidade, liderança, gestão do tempo e gestão do estresse. Cada uma dessas competências será explicada a seguir:

Após considerar todos esses aspectos, sem dúvida é inegável que as soft skills desempenham um papel fundamental no mundo profissional, influenciando de maneira significativa o desempenho individual no ambiente de trabalho, as interações com os colegas de equipe e as relações com os clientes.

Certamente, no atual contexto da advocacia, o domínio exclusivo do conhecimento jurídico já não se faz suficiente. O advogado precisa adotar uma postura voltada para a mudança, buscando renovar seus métodos e hábitos, comprometendo-se com o desenvolvimento contínuo de sua carreira e o alcance do sucesso de forma abrangente.

Jéssica Raquel Galione Amorim
Advogada e Supervisora de Legal Operations no escritório Reis Advogados, especialista em Advocacia de Alta Performance.

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Artigos Mais Lidos

Empresas do Lucro Real podem reduzir o Imposto de Renda e a CSLL ajudando o Rio Grande do Sul

11/5/2024

O Abril Despedaçado da Competição Brasileira de Processo

10/5/2024

Melhor prevenir do que remediar: Cláusula de apuração de haveres no contrato social

13/5/2024

Licença menstrual: Avanço nos direitos ou risco de discriminação?

13/5/2024

ESG e cálculos tributários: Uma jornada de transparência

12/5/2024